Sexta-feira, 5 de Fevereiro de 2021


00:00

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Alberto Manguel

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

O escritor Alberto Manguel, conhecido por sua história da leitura e por ter sido leitor do escritor argentino Jorge Luis Borges, conversa sobre a importância da literatura e a suposta morte do livro.


00:30

Fronteiras do Pensamento (2020) - Episódio Werner Herzog

Documentário202026minBrasilLivreSP


De André Brandão, Ricardo Carioba

Werner Herzog é um dos principais nomes do movimento cinematográfico na Alemanha do pós-guerra. Com mais de 60 produções em seu currículo, o cineasta é responsável por obras aclamadas como Aguirre, Fitzcarraldo, Nosferatu e O homem-urso. Sua abordagem autêntica e, por vezes, polêmica tornou-o mundialmente conhecido: ele escreve, dirige e produz os próprios filmes, geralmente com baixo orçamento e em cenários ou condições inóspitos, impondo desafios extremos a` equipe. Em “Fronteiras do Pensamento”, Herzog resgata sua própria história, sua relação com o cinema e elabora reflexões profundas sobre o mundo contemporâneo e seus dilemas.


01:00

O Brasil de Darcy Ribeiro - Episódio Os Idos de Março

Documentário201352minBrasilLivre


De Ana Maria Magalhães

Nomeado para a Casa Civil, Darcy enfrenta os temas que motivaram o golpe de 64: Reforma Agrária e a regulamentação do capital estrangeiro. Com o apoio da classe média após intensa campanha publicitária contra o governo, Jango é derrubado. No exílio uruguaio, Darcy produz grande parte de sua obra em busca de entender o Brasil sob a visão externa e histórica. Confinado em Montevidéu por pressão da ditadura brasileira, entusiasma-se com as manifestações de 68 e desembarca no Brasil logo antes do AI-5. É preso durante nove meses até conseguir partir para Caracas, seu segundo exílio.


02:00

O Guia Pervertido da Ideologia - Episódio Parte 3

Documentário201245minIrlandaLivre


De Sophie Fiennes

Os realizadores de O Guia Pervertido do Cinema retornam com essa busca por significados escondidos no cinema. O filósofo Slavoj Zizek usa sua interpretação das imagens em movimento para apresentar uma jornada cinematográfica ao coração da ideologia: os sonhos que formam nossas convicções e costumes coletivos.


03:00

Consciência³ - Episódio A Consciência na Rede da Vida

Documentário201945minBrasilLivreDF


De Renato Barbieri

Consciência (Consciência ao Cubo) é uma série em que pensadoras e pensadores refletem sobre o fenômeno universal da consciência. Neste terceiro episódio, traremos à tona a discussão sobre a importância de tomarmos consciência de que fazemos parte de uma intensa e complexa rede de interdependência da qual todos os seres – Sapiens ou não – fazem parte: a Rede da Vida. Mostra ainda como a mentalidade antropocêntrica se tornou uma grande armadilha. Com Ernst Götsch, Luiz Fernando Scheibe, Rita Mendonça e convidados.


03:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Fabrício Carpinejar indica o livro “Poesia de Álvaro de Campos”, de Fernando Pessoa

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O poeta gaúcho Fabrício Carpinejar é apaixonado por Fernando Pessoa. Com seu estilo despojado e eloquente, ele discorre sobre a poesia do gênio português, inclusive declamando alguns de seus versos.


04:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio A Regra do Jogo

Documentário201352minFrança10 anos


De Anne Kunvari

Jean Renoir filmou ´A Regra do Jogo´ em 1939. Esta "fantasia dramática" retrata, com humor, a aristocracia francesa provinciana. Dos nobres aos criados, dos bailes de máscaras aos jogos de caça, uma pequena comunidade se vê presa em uma teia de mentiras, falsos prazeres e amores ilusórios, transformando até mesmo um assassinato em um acidente. Ainda que inicialmente tenha sido mal compreendido e recebido com desprezo, hoje é considerado um dos maiores filmes da história do cinema.


05:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Quem me deu foi o mar

Documentário201726minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Muitos acham que ela é uma lenda, um mito, uma história inventada. Mas a rainha da ciranda, Lia de Itamaracá, é real e vive toda a sua vida na praia de Jaguaribe, ilha de Itamaracá, Pernambuco, onde cria e encanta com sua voz, sua força e sua presença, sempre ao lado do mar. Com a participação especial e afetiva das Filhas de Baracho.


05:30

Impressões do Mundo - Episódio Kangni Alem - O Togo e a triste história da escravidão

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A Visão de Kangni Alem, reconhecido como um dos maiores escritores da África, sobre o passado do seu país, mostra que a tragédia do tráfico negreiro, que tinha o vizinho Benin como principal porto, criou laços culturais profundos com a América e especialmente com o Brasil. Os caminhos que levaram o escritor até a universidade de Bourdeaux e ao título de PhD em literatura francesa e africana, e a se tornar um dos mais importantes narradores literários da triste história da escravidão do homem negro, que perdurou por quase quinhentos anos. Um olhar sobre suas peças, romances e novelas.


06:00

Impressões do Brasil - Episódio João Gilberto Noll

Documentário201126minÁfrica do SulLivreDF


De Ronaldo Duque

O gaúcho João Gilberto Noll coleciona 5 prêmios Jabuti. Teve vários de seus contos adaptados para o cinema e faz parte da antologia dos cem melhores contos brasileiros. Também escreveu romances premiados e peças de teatro. Apaixonado pela música, que trouxe seu primeiro encantamento pela arte, é criador de imagens que transcendem a narrativa. Interessado pelos mistérios da alma humana, considera-se um escritor de linguagem, não de tramas e assuntos.

Próximas Exibições:
Dom, 28 fev às 03:04h


06:30

Alegorias do Brasil - Episódio Jeitinho

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

O Brasil não é o único país onde as pessoas dão seu jeitinho, mas provavelmente é o único que se reconhece e se identifica por esse procedimento. O jeitinho é um elemento ambivalente da cultura: de um lado, é desprezo às regras e às leis; mas, de outro lado, é a alternativa criativa para superar o desamparo institucional. No Brasil, o jeitinho parece ser ao mesmo tempo nossa danação e nossa salvação.

Próximas Exibições:
Dom, 28 fev às 03:04h


07:00

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio José Roberto Eliezer - O Acaso e a Sorte

Documentário201729minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

José Roberto Eliezer é paulista, parceiro de Chico Botelho e Wilson de Barros. Legítimo representante do neon realismo paulista que marcou os anos 80 com filmes como: Cidade Oculta (1986), Anjos da Noite (1987), A Dama do Cine Shangai (1987). Vamos rever ainda trechos dos filmes: Demência(1987) A Dona da História (2004), O Cheiro do Ralo (2007), Cafundó (2005), Caixa Dois (2007), O Coronel e o Lobisomem(2005), Nina (2004), Se eu fosse você (2006), O menino no Espelho, (2014) Hotel Atlântico(2009) e muitos outros.


07:30

Mobilis - Episódio Acessibilidade

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

A questão é: todos que se locomovem pela cidade tem respeitado seu direito de ir e vir e seu direito à igualdade e às liberdades fundamentais de cidadão?

Próximas Exibições:
Dom, 28 fev às 03:04h


08:00

Nós, Documentaristas - Episódio Joel Zito

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Joel Zito

No episódio, o cineasta e pesquisador acadêmico Joel Zito Araújo, responsável por obras como “Retrato em Preto e Branco” e “Raça”, fala a respeito do processo de criação de seus filmes e aborda temas importantes para a sua filmografia, como o racismo presente na televisão, sobretudo nas telenovelas, tema de seu documentário "Eu, Mulher Negra".

Próximas Exibições:
Dom, 28 fev às 03:04h


08:30

Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos

Documentário199973minBrasil16 anosSP


De Marcelo Masagão

Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos é uma frase que o diretor Marcelo Masagão encontrou na entrada de um cemitério e batiza seu filme. O longa é um retrato da banalização da vida e da morte, construído com fragmentos de imagens trágicas do século XX. Trechos de reportagens de TV, clássicos do cinema, matérias de revista e jornais nos lembram de tempos violentos na história da humanidade. Sem muitas palavras, o filme é uma construção muito mais visual do que retórica. Além dos personagens ilustres que mudaram o curso do século XX estão também pessoas comuns e suas histórias de vida e morte. Foi uma época construída em cima de desenvolvimento, tecnologia, industrialização e muitos sacrifícios.

Próximas Exibições:
Dom, 28 fev às 03:04h


10:00

Crítico

Documentário200876minBrasil12 anos


De Kleber Mendonça Filho Com Michel Ciment, Walter Salles, Carlos Saura

Crítico profissional de cinema e diretor de curtas, o documentário segue os questionamentos pessoais de quem está situado na indústria cultural tanto como cineasta, como também observador da arte e da indústria do audiovisual. Os registros começaram em 1998 e seguiram até 2007, ocorridos no Brasil, Estados Unidos e Europa, com cineastas e críticos do mundo inteiro. Trata-se de uma janela para uma arte cada vez mais julgada por mecanismos de mercado e que luta para permanecer humana tanto no fazer, como no observar.

Próximas Exibições:
Dom, 28 fev às 03:04h


11:25

crônicasNÃOditas - Episódio O Happening

Ficção20139minBrasilLivreSP


De Tatiana Lohmann

Um grupo de militantes, artistas e intelectuais se encontra em uma festa, pretexto para veladas reuniões políticas. À espera de atores que vão fazer um happening, a câmera assume o papel de um olhar indiscreto, flagrando aspectos que as relações humanas assumem em tempos sombrios.

Próximas Exibições:
Dom, 28 fev às 03:04h
Qua, 28 abr às 22:10h


11:40

Grandes Cenas - Episódio O Guardião

Documentário201615minBrasilLivreRN


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Rodrigo Moreno, Matheus Naschtergaele

O diretor argentino Rodrigo Moreno expõe seu processo muito particular de criação e encenação da cena do aniversário em "O Guardião" (2006), valorizando a liberdade no set e priorizando o fluxo de interpretação dos atores.

Próximas Exibições:
Dom, 28 fev às 03:04h


12:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio A Regra do Jogo

Documentário201352minFrança10 anos


De Anne Kunvari

Jean Renoir filmou ´A Regra do Jogo´ em 1939. Esta "fantasia dramática" retrata, com humor, a aristocracia francesa provinciana. Dos nobres aos criados, dos bailes de máscaras aos jogos de caça, uma pequena comunidade se vê presa em uma teia de mentiras, falsos prazeres e amores ilusórios, transformando até mesmo um assassinato em um acidente. Ainda que inicialmente tenha sido mal compreendido e recebido com desprezo, hoje é considerado um dos maiores filmes da história do cinema.


13:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Quem me deu foi o mar

Documentário201726minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Muitos acham que ela é uma lenda, um mito, uma história inventada. Mas a rainha da ciranda, Lia de Itamaracá, é real e vive toda a sua vida na praia de Jaguaribe, ilha de Itamaracá, Pernambuco, onde cria e encanta com sua voz, sua força e sua presença, sempre ao lado do mar. Com a participação especial e afetiva das Filhas de Baracho.


13:30

Impressões do Mundo - Episódio Kangni Alem - O Togo e a triste história da escravidão

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A Visão de Kangni Alem, reconhecido como um dos maiores escritores da África, sobre o passado do seu país, mostra que a tragédia do tráfico negreiro, que tinha o vizinho Benin como principal porto, criou laços culturais profundos com a América e especialmente com o Brasil. Os caminhos que levaram o escritor até a universidade de Bourdeaux e ao título de PhD em literatura francesa e africana, e a se tornar um dos mais importantes narradores literários da triste história da escravidão do homem negro, que perdurou por quase quinhentos anos. Um olhar sobre suas peças, romances e novelas.

Próximas Exibições:
Dom, 28 fev às 03:04h


14:00

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Alberto Manguel

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

O escritor Alberto Manguel, conhecido por sua história da leitura e por ter sido leitor do escritor argentino Jorge Luis Borges, conversa sobre a importância da literatura e a suposta morte do livro.

Próximas Exibições:
Dom, 28 fev às 03:04h


14:30

Fronteiras do Pensamento (2020) - Episódio Werner Herzog

Documentário202026minBrasilLivreSP


De André Brandão, Ricardo Carioba

Werner Herzog é um dos principais nomes do movimento cinematográfico na Alemanha do pós-guerra. Com mais de 60 produções em seu currículo, o cineasta é responsável por obras aclamadas como Aguirre, Fitzcarraldo, Nosferatu e O homem-urso. Sua abordagem autêntica e, por vezes, polêmica tornou-o mundialmente conhecido: ele escreve, dirige e produz os próprios filmes, geralmente com baixo orçamento e em cenários ou condições inóspitos, impondo desafios extremos a` equipe. Em “Fronteiras do Pensamento”, Herzog resgata sua própria história, sua relação com o cinema e elabora reflexões profundas sobre o mundo contemporâneo e seus dilemas.

Próximas Exibições:
Dom, 28 fev às 03:04h


15:00

O Brasil de Darcy Ribeiro - Episódio Os Idos de Março

Documentário201352minBrasilLivre


De Ana Maria Magalhães

Nomeado para a Casa Civil, Darcy enfrenta os temas que motivaram o golpe de 64: Reforma Agrária e a regulamentação do capital estrangeiro. Com o apoio da classe média após intensa campanha publicitária contra o governo, Jango é derrubado. No exílio uruguaio, Darcy produz grande parte de sua obra em busca de entender o Brasil sob a visão externa e histórica. Confinado em Montevidéu por pressão da ditadura brasileira, entusiasma-se com as manifestações de 68 e desembarca no Brasil logo antes do AI-5. É preso durante nove meses até conseguir partir para Caracas, seu segundo exílio.


16:00

O Guia Pervertido da Ideologia - Episódio Parte 3

Documentário201245minIrlandaLivre


De Sophie Fiennes

Os realizadores de O Guia Pervertido do Cinema retornam com essa busca por significados escondidos no cinema. O filósofo Slavoj Zizek usa sua interpretação das imagens em movimento para apresentar uma jornada cinematográfica ao coração da ideologia: os sonhos que formam nossas convicções e costumes coletivos.

Próximas Exibições:
Dom, 28 fev às 03:04h


17:00

Consciência³ - Episódio A Consciência na Rede da Vida

Documentário201945minBrasilLivreDF


De Renato Barbieri

Consciência (Consciência ao Cubo) é uma série em que pensadoras e pensadores refletem sobre o fenômeno universal da consciência. Neste terceiro episódio, traremos à tona a discussão sobre a importância de tomarmos consciência de que fazemos parte de uma intensa e complexa rede de interdependência da qual todos os seres – Sapiens ou não – fazem parte: a Rede da Vida. Mostra ainda como a mentalidade antropocêntrica se tornou uma grande armadilha. Com Ernst Götsch, Luiz Fernando Scheibe, Rita Mendonça e convidados.


17:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Fabrício Carpinejar indica o livro “Poesia de Álvaro de Campos”, de Fernando Pessoa

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O poeta gaúcho Fabrício Carpinejar é apaixonado por Fernando Pessoa. Com seu estilo despojado e eloquente, ele discorre sobre a poesia do gênio português, inclusive declamando alguns de seus versos.


17:56

Curta! + Colabora - As diferentes vacinas contra a Covid

Jornalismo20212minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


18:00

Projeções - Episódio Tata Amaral e Jean-Claude Bernadet - Parte 1

Documentário201515minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Parceria entre roteiro e direção | : dramaturgia concentrada e tragédia em

Próximas Exibições:
Dom, 28 fev às 03:04h


18:20

Pandemiarte - Episódio Ricardo Becker

Experimental20204minBrasilLivreRJ


De Fábio Gavião Com Ricardo Becker

O artista plástico Ricardo Becker no período de maior isolamento social provocado pela pandemia da Covid 19 responde a 3 perguntas: Qual a necessidade da Arte? Como a Pandemia afetou seu trabalho, sua vida, sua rotina? Qual a "sua" necessidade? Confinado em sua residência/atelier Becker nos revela suas impressões sobre este difícil momento.


18:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Gilda Montans e Meire Genaro

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Num meio em que os homens são maioria absoluta, Gilda Montans e Meire Genaro buscaram espaço e se firmaram como um importante duo de acordeonistas. Naturais da região de Ribeirão Preto, estão juntas há mais de 25 anos, sempre transitando entre a música erudita e a popular. Além de excelentes instrumentistas, Gilda e Meire também são grandes divulgadoras da sanfona e da genuína música regional. Realizam, de tempos em tempos, memoráveis encontros de sanfoneiros na fazenda de Gilda, em que se apresentam músicos renomados e anônimos, do interior de São Paulo e de outros estados. Até ilustres convidados estrangeiros já passaram por lá, como o mestre francês Richard Galliano. Foi num desses encontros, inclusive, que Dominguinhos, em momento de grande emoção, compôs uma belíssima música em homenagem às duas.

Próximas Exibições:
Dom, 28 fev às 03:04h


19:00

A História Oculta das Obras de Arte - Episódio Rembrandt

Documentário201152minFrançaLivre


De Stan Neumann e Juliette Garcias

Os maiores especialistas da obra de Rembrandt se reúnem no Museu do Louvre para analisar, minuciosamente, a arte do pintor. Todos os quadros estão como quando foram pintados: sem molduras e expostos em cavaletes.


20:00

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio A guerra do açúcar

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Sem escravos não existe açúcar. Essa máxima do século XVII ilustra a íntima conexão desses dois comércios. Pelo açúcar manchado com sangue escravo, Portugal e Holanda travaram uma guerra ao redor do mundo. Os holandeses ocupam o Nordeste brasileiro. Com a desestruturação da ordem existente, as fugas dos escravos se multiplicam. Começa o período glorioso de Palmares.


21:00

Guerras do Brasil.doc - Episódio A Guerra do Paraguai

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

Entenda o maior conflito armado da América do sul. Em 1864, o Paraguai quer ter uma saída para o mar. Suas tropas passam pela argentina, invadem o Brasil, sequestram o presidente da província de Mato Grosso e começam sua marcha para o Uruguai. Estava declarada a Guerra. No mais sangrento conflito do hemisfério sul nasce o acordo da tríplice coroa que unia Brasil, Argentina e Uruguai.


21:30

Piripkura

Documentário201782minBrasilLivreRJ


De Renata Terra, Bruno Jorge, Mariana Oliva

Dois indígenas nômades, do povo Piripkura, sobrevivem cercados por fazendas e madeireiros numa área ainda protegida no meio da floresta amazônica. Jair Candor, servidor da FUNAI, acompanha os dois índios desde 1989. Ele realiza expedições periódicas, muitas delas acompanhado por Rita, a terceira sobrevivente Piripkura, para monitorar vestígios que comprovem a presença deles na floresta e para impedir a invasão da área. Packyî e Tamandua vivem com um facão, um machado cego e uma tocha.  Piripkura aborda as consequências de uma tragédia e revela a força, resiliência e autonomia daqueles que foram expostos a todo tipo de ameaças e têm resistido ao contato.


23:00

Martin Luther King: um homem marcado

Documentário201852minInglaterra12 anos


De Edward Cotterill

Martin Luther King Jr impulsionou mudanças nos Estados Unidos em face a uma amarga oposição. Foi um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros no mundo, com um discurso de não violência e de amor ao próximo. King foi submetido a uma feroz campanha de intimidação pelo FBI de J. Edgar Hoover, tão extremo que até há suspeita de algum envolvimento do governo no assassinato do líder.