Quinta-feira, 21 de Janeiro de 2021


00:00

Nós, Documentaristas - Episódio João Moreira Salles

Documentário201826minBrasilLivre


De Susanna Lira Com João Moreira Salles

No primeiro episódio da série, João Moreira Salles, diretor de filmes como “Notícias de uma guerra particular”, “Entreatos” e “Santiago”, fala sobre o trabalho de criação de sua mais recente obra, "No Intenso Agora". No decorrer do episódio, João vai revelando memórias, abordando dificuldades e resgatando histórias de seus filmes que, intercaladas com trechos das principais cenas, nos fazem mergulhar na sua trajetória.


00:30

Eles Não Usam Black-Tie

Ficção1981123minBrasil14 anosRJ


De Leon Hirszman Com Ricardo Dias, Paulo José, João Acaiabe, Antônio Petrin, Fernanda Montenegro

“Eles não usam black-tie” debruça-se sobre os conflitos, contradições e anseios da classe trabalhadora no final dos anos 1970, na crise final da ditadura militar. Baseado em peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri escrita duas décadas antes, o filme adota uma narrativa realista que situa, em polos antagônicos, a esperança na ação coletiva e a aposta nas saídas individuais como alternativas de vida para os trabalhadores. Em torno do conflito entre o pai sindicalista, Otávio (Guarnieri), e o filho alienado, Tião (Carlos Alberto Ricelli), constrói-se uma trama comovente que reflete os efeitos da luta pela sobrevivência no seio da família operária. “Eles não usam black-tie” cativou o público e a crítica e recebeu vários prêmios, entre os quais se destaca o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1981.


02:45

Éramos Todos Loucos

Documentário201449minBrasil14 anosRJ


De Pedro Carvana, Rita Carvana

Os expoentes de uma geração “desbundada” assistem e comentam, 40 anos depois, o filme manifesto mais oblíquo, suingado e debochado dentre vários outros que essa geração produziu contra a falsa moral e bons costumes do autoritarismo vigente. “Vai trabalhar vagabundo” criou para o censores da época uma dificuldade a mais ao censurar uma expressão da alma carioca encarnada no genial personagem Secundino Meireles, o Dino , eternizado na interpretação de Hugo Carvana. O ator formado na chanchada é também diretor estreante e realiza um filme emblemático que representa o renascimento da comédia carioca, como seus amigos contam nos depoimentos, trazendo descontração em tempos sisudos, assim como fez na sua vida e no trabalho, durante as filmagens de 1972.


03:40

Grandes Cenas - Episódio Romance da Empregada

Documentário201615minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor Bruno Barreto e a atriz Betty Faria se divertem em lembrar das etapas de realização da cena final de "Romance da Empregada" (1988), que demandou três locações distintas para filmar os diferentes estágios da enchente.


04:00

Impressões do Brasil - Episódio Ledo Ivo

Documentário201126minÁfrica do SulLivreDF


De Ronaldo Duque

Ledo Ivo nasceu em Alagoas. Seus livros, que incluem ensaios, literatura infantojuvenil, antologias, crônicas e romances, estão publicados em vários idiomas. É jornalista, cronista, poeta, romancista, autor de uma vasta obra e ocupante da cadeira número 10 da Academia Brasileira de Letras.


04:30

Alegorias do Brasil - Episódio Alegria é a Prova dos Nove

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Livre das amarras coercitivas das leis rígidas da moral europeia, o povo do Brasil costuma se pensar mais aberto à alegria. Liga-se a ela o prazer experimentado no corpo que samba e outros elementos culturais que favoreceriam uma existência solar nos trópicos. Ouça-se, porém, as suas letras, e repare-se quanta tristeza. Entre a alegria pulsional e a melancolia, o Brasil oscila afetivamente na sua formação.


05:00

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio Os Mandamentos de Edgar Moura

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Edgar Moura veio do fotojornalismo e começou a carreira no cinema como diretor de fotografia em “A Queda”, de Ruy Guerra (1976). Edgar desvenda vários segredos de filmes como ”Cabra Marcado pra Morrer” (1984), “O Sonho não acabou” (1984), “Kuarup” (1989), “Gaijin” (1979), “A hora da estrela” (1985), “Se segura malandro” (1978) e “O cangaceiro trapalhão” (1983). Vemos também as experiências em Portugal “A passagem da Noite” (2003), “Camarate” (2001), entre outros.


05:30

Mobilis - Episódio Mobilidade Urbana

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

O ser humano é, hoje, um ser urbano. Desde 2008, a população rural é minoria e a humanidade vive principalmente em metrópoles, onde milhões transitam constantemente por sistemas viários que são como veias de um organismo, um sistema venoso que facilmente se torna venenoso, como acontece em muitas cidades. A mobilidade urbana é um desafio fundamental num mundo predominantemente urbano.Se a vida nas cidades pode ser melhor ou não, a mobilidade urbana tem quanto a ver com isso?


06:00

Mestres da Literatura - Episódio José de Alencar

Documentário200128minBrasilLivre


De Luiz Fernando Ramos

Vida e obra de José de Alencar, o primeiro grande escritor brasileiro.

Próximas Exibições:
Sáb, 27 fev às 12:20h


06:30

Caçadores da Alma - Episódio Urbanidades?

Documentário201728minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Mirian Fichtner, Fernando Naiberg, Dario de Dominics, Claudia Jaguaribe, Alexandre Orion

A poesia da vida cotidiana, os caminhos do transporte público, a moradia, o lazer. Um registro da curiosidade dos fotógrafos sobre as particularidades da vida de cada cidade. Um olhar artístico além do estereótipo da mídia. Quantos segredos as paredes destruídas de uma cidade em transformação levaram? Quantos momentos de amor, dor, alegria e tristeza a demolição de casas apagou? Quem sabe uma simples curva teria evitado a transferência de uma comunidade e impedido que o processo civilizatório se construísse sem nenhuma urbanidade? As fotografias que vemos aqui registram a mecânica predatória da transformação urbana. Também vemos a arte que grafita a cidade e dá uma nova feição ao que antes era só concreto. Muros e paredes dialogam com os habitantes. O que antes era considerado poluição é agora arte.

Próximas Exibições:
Sáb, 27 fev às 12:20h


07:00

Expresso - Episódio Carol Barreto

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Mariana Lacerda

A estilista Carol Barreto busca na história, na cultura e nas paisagens do Recôncavo Baiano a inspiração para seu trabalho, que mistura moda, identidade e ativismo. Da cidade de Santo Amaro – terra de artistas consagrados –, ela parte em busca das belezas humanas e naturais, dos saberes e fazeres do povo de lá. Valoriza a cultura negra, de resistência, presente na música, na dança, no artesanato, na religião – e também na aparência.

Próximas Exibições:
Sáb, 27 fev às 12:20h


07:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Afrodite - Sob a Lei do Desejo

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Afrodite nasceu de uma união incomum e era uma magnífica deusa. Zeus a casou com Hefesto, mas Afrodite logo escolheu um amante – Ares, o deus da guerra. Ninguém resistia a ela, que era motivo de muito ciúme no Olimpo. Um dia, Eris, a deusa da discórdia, jogou uma maçã entre Atena, Afrodite e Hera. Nela estava escrito

Próximas Exibições:
Sáb, 27 fev às 12:20h


08:00

Matizes do Brasil - Episódio Tarsila do Amaral

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Tarsila do Amaral, uma das figuras centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista no Brasil, é o tema deste episódio. A artista, que se firma como emblema de uma nova modernidade ao assumir ambivalência entre o europeu e o popular, é tida como pioneira de uma arte brasileira ainda não realizada até então. Quem nos apresenta essas e outras perspectivas sobre o trabalho da artista são os estudiosos de sua obra Aracy Amaral, Agnaldo Farias e Sônia Salzstein. Eles partem de exemplos como Autorretrato (1923), A Negra (1923), A Cuca (1924), Abaporu (1928), O Urutu (1928) e Antropofagia (1929) para discutir sobre traços marcantes, originalidade ou exotização na obra de Tarsila.

Próximas Exibições:
Sáb, 27 fev às 12:20h


08:30

Arquitetos Brasileiros - Episódio Marcos Acayaba

Documentário201452minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

Nada sobra, nada falta. Discípulo de Vilanova Artigas, Acayaba trouxe para sua prática profissional um forte interesse pelas questões técnicas, numa constante investigação arquitetônica, transitando pelos mais variados tipos de materiais e técnicas construtivas.

Próximas Exibições:
Sáb, 27 fev às 12:20h


09:30

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Claudia Andujar

Documentário201852minBrasil14 anosRJ


De Pedro Urano

O programa acompanha a montagem da Galeria Claudia Andujar, dedicada ao seu trabalho fotográfico com os índios yanomami. Por meio de conversas com a artista e com o grupo de indígenas presente na abertura da galeria, abordamos as fotografias de Claudia como experiência que nos confronta com o desafio do trânsito entre culturas e diferentes modos de compreensão da própria natureza da imagem.

Próximas Exibições:
Sáb, 27 fev às 12:20h


10:30

Caixas Mágicas - Episódio Vitais Alegorias: Oswald de Andrade e "O Rei da Vela"

Documentário202026minBrasil12 anosPE


De Rodrigo Campos Com Giordando Castro, André Guerreiro Lopes

Neste episódio, Caixas Mágicas traz uma amostra da força do romancista, dramaturgo, ensaísta, pensador, boêmio, articulador Oswald de Andrade, a partir de sua obra teatral mais famosa, O Rei da Vela, encenada pela primeira vez em 1968, por Zé Celso Martinez Corrêa e o Teatro Oficina, em montagem de grande sucesso e repercussão na vida cultural do país. Com depoimentos vários, imagens de arquivo e a participação de Zé Celso, além de atores e atrizes do Oficina, o programa procura incorporar a própria natureza cubista, paródica e ácida da maneira como as imagens da peça são encadeadas, para traçar um retrato de seu criador que faça jus a sua personalidade multifacetada, deflagradora e repleta de contradições.

Próximas Exibições:
Sáb, 27 fev às 12:20h


11:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Boemia

Documentário201552minFrançaLivre


De Amelie Harrault, Pauline Gaillard

No alegre início do século XX, em Montmartre, um grupo de artistas pobres que compreende Max Jacob, Picasso, Apollinaire, Derain e Vlaminck, entre outros, passa a residir numa antiga fábrica de pianos: Le Bateau-Lavoir. O estilo de vida boêmio que cultivam gira em torno de fazer o trabalho, encontrando musas e alegrar-se. Enquanto isso, do outro lado do Sena, Matisse, conhecido por levar uma vida de austeridade, está ocupado em virar a ordem estabelecida de cabeça para baixo no Salon d´Automne de 1905, exibindo obras que explodem em cores extravagantes. O Fauvismo nasce. Dentro das salas escuras do Bateau -Lavoir, Picasso prepara sua resposta. Prestando homenagem às suas respectivas visões da modernidade, os dois pintores erguem os seus pincéis para uma competição de telas.

Próximas Exibições:
Sáb, 27 fev às 12:20h


12:00

Impressões do Brasil - Episódio Ledo Ivo

Documentário201126minÁfrica do SulLivreDF


De Ronaldo Duque

Ledo Ivo nasceu em Alagoas. Seus livros, que incluem ensaios, literatura infantojuvenil, antologias, crônicas e romances, estão publicados em vários idiomas. É jornalista, cronista, poeta, romancista, autor de uma vasta obra e ocupante da cadeira número 10 da Academia Brasileira de Letras.


12:30

Alegorias do Brasil - Episódio Alegria é a Prova dos Nove

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Livre das amarras coercitivas das leis rígidas da moral europeia, o povo do Brasil costuma se pensar mais aberto à alegria. Liga-se a ela o prazer experimentado no corpo que samba e outros elementos culturais que favoreceriam uma existência solar nos trópicos. Ouça-se, porém, as suas letras, e repare-se quanta tristeza. Entre a alegria pulsional e a melancolia, o Brasil oscila afetivamente na sua formação.


13:00

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio Os Mandamentos de Edgar Moura

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Edgar Moura veio do fotojornalismo e começou a carreira no cinema como diretor de fotografia em “A Queda”, de Ruy Guerra (1976). Edgar desvenda vários segredos de filmes como ”Cabra Marcado pra Morrer” (1984), “O Sonho não acabou” (1984), “Kuarup” (1989), “Gaijin” (1979), “A hora da estrela” (1985), “Se segura malandro” (1978) e “O cangaceiro trapalhão” (1983). Vemos também as experiências em Portugal “A passagem da Noite” (2003), “Camarate” (2001), entre outros.


13:30

Mobilis - Episódio Mobilidade Urbana

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

O ser humano é, hoje, um ser urbano. Desde 2008, a população rural é minoria e a humanidade vive principalmente em metrópoles, onde milhões transitam constantemente por sistemas viários que são como veias de um organismo, um sistema venoso que facilmente se torna venenoso, como acontece em muitas cidades. A mobilidade urbana é um desafio fundamental num mundo predominantemente urbano.Se a vida nas cidades pode ser melhor ou não, a mobilidade urbana tem quanto a ver com isso?


14:00

Nós, Documentaristas - Episódio João Moreira Salles

Documentário201826minBrasilLivre


De Susanna Lira Com João Moreira Salles

No primeiro episódio da série, João Moreira Salles, diretor de filmes como “Notícias de uma guerra particular”, “Entreatos” e “Santiago”, fala sobre o trabalho de criação de sua mais recente obra, "No Intenso Agora". No decorrer do episódio, João vai revelando memórias, abordando dificuldades e resgatando histórias de seus filmes que, intercaladas com trechos das principais cenas, nos fazem mergulhar na sua trajetória.


14:30

Eles Não Usam Black-Tie

Ficção1981123minBrasil14 anosRJ


De Leon Hirszman Com Ricardo Dias, Paulo José, João Acaiabe, Antônio Petrin, Fernanda Montenegro

“Eles não usam black-tie” debruça-se sobre os conflitos, contradições e anseios da classe trabalhadora no final dos anos 1970, na crise final da ditadura militar. Baseado em peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri escrita duas décadas antes, o filme adota uma narrativa realista que situa, em polos antagônicos, a esperança na ação coletiva e a aposta nas saídas individuais como alternativas de vida para os trabalhadores. Em torno do conflito entre o pai sindicalista, Otávio (Guarnieri), e o filho alienado, Tião (Carlos Alberto Ricelli), constrói-se uma trama comovente que reflete os efeitos da luta pela sobrevivência no seio da família operária. “Eles não usam black-tie” cativou o público e a crítica e recebeu vários prêmios, entre os quais se destaca o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1981.


16:45

Éramos Todos Loucos

Documentário201449minBrasil14 anosRJ


De Pedro Carvana, Rita Carvana

Os expoentes de uma geração “desbundada” assistem e comentam, 40 anos depois, o filme manifesto mais oblíquo, suingado e debochado dentre vários outros que essa geração produziu contra a falsa moral e bons costumes do autoritarismo vigente. “Vai trabalhar vagabundo” criou para o censores da época uma dificuldade a mais ao censurar uma expressão da alma carioca encarnada no genial personagem Secundino Meireles, o Dino , eternizado na interpretação de Hugo Carvana. O ator formado na chanchada é também diretor estreante e realiza um filme emblemático que representa o renascimento da comédia carioca, como seus amigos contam nos depoimentos, trazendo descontração em tempos sisudos, assim como fez na sua vida e no trabalho, durante as filmagens de 1972.


17:40

Grandes Cenas - Episódio Romance da Empregada

Documentário201615minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor Bruno Barreto e a atriz Betty Faria se divertem em lembrar das etapas de realização da cena final de "Romance da Empregada" (1988), que demandou três locações distintas para filmar os diferentes estágios da enchente.


18:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Interlúdio

Documentário201352minFrança10 anos


De David Thompson

´Interlúdio´, de Alfred Hitchcock, é lançado em 1946. O filme se passa depois da queda do Terceiro Reich, quando o serviço secreto americano, para prevenir ataques terroristas, infiltra expatriados nazistas na América do Sul. Hitchcock traça uma história de amor, moralmente tórrida e completamente clandestina, através de uma clássica narrativa de espionagem.


18:55

Agenda Cinema - Mostra Estúdio Hammer

Jornalismo20212minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


19:00

Cidades Possíveis - Episódio Violência Urbana

Documentário202026minBrasil14 anos


De Eduardo Goldenstein Com Melina Risso, Bruno Paes Manso, Luis Eduardo Soares, Renato Sergio de Lima, Dominic Barter

O problema da violência é um dos principais desafios atuais, e sua resolução é vital para a cidadania, a qualidade de vida e para a saúde física e mental da população. Como promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas que estejam livres do medo e da violência. Sem paz não há desenvolvimento sustentável. Serão apresentados casos que revelem oportunidades perdidas e alternativas na implementação de uma política de segurança em territórios vulneráveis e informais, bem como experiências bem sucedidas que tenham como foco o respeito aos Direitos Humanos; aos princípios e garantias constitucionais; à participação popular e demandas sociais por segurança; às práticas de educação e de cidadania; à profissionalização, responsabilização e transparência; entre outras práticas.


19:30

Impressões do Mundo - Episódio John Dramani - John Dramani e as Ditaduras Africanas

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A incrível história do escritor John Dramani, que ainda criança viu seu país, Gana, ser vitimado por um golpe militar, até se tornar presidente eleito e um dos mais populares líderes democráticos da África. Seu livro "Meu primeiro Golpe de Estado" narra suas memórias e traça um panorama da África e das décadas perdidas entre ditaduras e guerras civis sangrentas e cruéis. As perspectivas do continente que aos poucos se democratiza e o futuro visto por quem viveu as tragédias e participa como presidente na construção da democracia em seu país.


20:00

Incertezas Críticas - Episódio Christian Boltanski

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Christian Boltanski

O francês Christian Boltanski é um dos mais importantes artistas do mundo hoje, com obras marcantes na Documenta de Kassel, na Bienal de Veneza e no Grand Palais de Paris, entre outros. No seu ateliê em Malakoff, ele fala sobre sua trajetória, seu processo criativo, o papel da memória em suas obras e o trauma do Holocausto. Ainda neste programa, Boltanski dá sua visão sobre o que é ter uma ideia na arte, conta sobre a venda do direito de gravar 24 horas por dia seu ateliê e explica alguns dos temas principais de sua obra.


20:30

Fronteiras do Pensamento (2020) - Episódio Luc Ferry

Documentário202026minBrasilLivreSP


De André Brandão, Ricardo Carioba

Escritor, professor e ex-ministro da Educação na França no governo de Jacques Chirac (2002 a 2004), Luc Ferry trouxe a filosofia de volta ao cotidiano. Defensor do humanismo secular e da espiritualidade laica, ganhou notoriedade ao publicar um artigo no qual criticava os pensadores pós-maio de 1968. Escreveu outras dezenas de obras, no entanto, sobre temas que vão de Nietzsche à ecologia. Em “Fronteiras do Pensamento”, Luc Ferry expande a reflexão sobre os sentidos da vida, abordando questões como a sabedoria e a boa vida, além de reforçar o papel da filosofia na busca de respostas, da superação dos medos e da liberdade.


21:00

O Brasil de Darcy Ribeiro - Episódio O Paraíso Perdido

Documentário201352minBrasilLivre


De Ana Maria Magalhães

Com depoimentos de amigos e do próprio Darcy, o episódio retrata a sua personalidade e formação desde Montes Claros e o ambiente familiar; a influência da II Guerra em sua definição política no meio universitário e o despertar para a literatura em Belo Horizonte; até a decisão de estudar a natureza humana através de pesquisas com os índios. A iniciação profissional, sob a égide do Marechal Rondon, leva-o às aldeias onde se deslumbra com a presença da beleza na sociedade indígena e a força da sua identidade. O Brasil mestiço seria a nova Roma chamada a representar um papel importante no mundo.


22:00

O Guia Pervertido da Ideologia - Episódio Parte 1

Documentário201245minIrlandaLivre


De Sophie Fiennes

Os realizadores de O Guia Pervertido do Cinema retornam com essa busca por significados escondidos no cinema. O filósofo Slavoj Zizek usa sua interpretação das imagens em movimento para apresentar uma jornada cinematográfica ao coração da ideologia: os sonhos que formam nossas convicções e costumes coletivos.


22:50

Pandemiarte - Episódio Marcos Chaves

Experimental20204minBrasilLivreRJ


De Fábio Gavião Com Marcos Chaves

O artista plástico Marcos Chaves durante isolamento social provocado pela pandemia da Covid 19 responde a 3 perguntas: Qual a necessidade da Arte? Como a Pandemia afetou seu trabalho, sua vida, sua rotina? Qual a "sua" necessidade? Isolado em seu apartamento Marcos Chaves passou a praticar o que um dia ensinou para seus alunos: fotografar no campo reduzido.


23:00

Consciência³ - Episódio A Consciência em Si

Documentário201945minBrasilLivreDF


De Renato Barbieri

Consciência (Consciência ao Cubo) é uma série em que pensadoras e pensadores refletem sobre o fenômeno universal da consciência. Neste primeiro episódio, nossos entrevistados expressam diferentes concepções da consciência ao longo da História e discorrem sobre o funcionamento desse misterioso atributo da Vida que, ao contrário do que professa a mentalidade antropocêntrica, não é uma exclusividade da nossa espécie, o Sapiens. Expressam sobre o desafio da expansão da consciência em tempos obscurantistas. Com Antônio Damásio, Scarlett Marton, Guto Pompéia e convidados.


23:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Eliane Brum indica o livro “Bartleby, o escriturário”, de Herman Melville

Documentário20174minBrasilLivreSP


De Eduardo Barros

A jornalista, documentarista e escritora Eliane Brum apresenta neste episódio um de seus livros favoritos, o clássico “Bartleby, o escriturário”, do autor norte-americano Herman Melville.