Eles Não Usam Black-Tie


Disponível no:

Produção: Leon Hirszman

Roteiro: Gianfrancesco Guarnieri, Leon Hirszman

Edição: Dominique Paris

Som Direto: Juarez Dagoberto

Empresa(s) produtora(s): Leon Hirszman Produções

Câmera: Lauro Escorel Filho

Assistente de Câmera: José Tadeu Vasconcelos, Zetas Malzoni

Produção Executiva: Carlos Alberto Diniz

Direção de Fotografia: Lauro Escorel Filho

Mixagem: Onélio Motta

Assistente de som: Antônio Cesar, Manuel Guilherme, Maria Van de Vem

“Eles não usam black-tie” debruça-se sobre os conflitos, contradições e anseios da classe trabalhadora no final dos anos 1970, na crise final da ditadura militar. Baseado em peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri escrita duas décadas antes, o filme adota uma narrativa realista que situa, em polos antagônicos, a esperança na ação coletiva e a aposta nas saídas individuais como alternativas de vida para os trabalhadores. Em torno do conflito entre o pai sindicalista, Otávio (Guarnieri), e o filho alienado, Tião (Carlos Alberto Ricelli), constrói-se uma trama comovente que reflete os efeitos da luta pela sobrevivência no seio da família operária. “Eles não usam black-tie” cativou o público e a crítica e recebeu vários prêmios, entre os quais se destaca o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1981.
Festival de Cinema de Veneza
Envie o seu comentário
Faça login ou se cadastre para comentar a obra.
Carregar mais comentários
Envie o seu comentário
Após aprovação, seu comentário será publicado e enviado para o diretor do filme. | Normas para publicação

Aplicabilidades Pedagógicas



Etapa/Nível de Ensino: Ensino Médio

Área de Ensino: Ciências Humanas, Linguagens

Componente Curricular/Disciplina: Arte, História, Sociologia


Relatos de Professores



Utilizou este filme em suas aulas? Relate sua experiência!


Relatos de Professores (0)

Testes de Conhecimentos


Você é Educador? Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme! Criar Teste

123 min
1981
Brasil
RJ
14 ANOS

Diretor: Leon Hirszman

Elenco: Aldo Bueno, Almir Ribeiro, Amaury Pinto, Anselmo Vasconcelos, Antônio de Pieri, Antônio Joaquim da Silva, Antônio Leite, Antônio Petrin, Bete Mendes, Cachimbo , Carlos Alberto Riccelli, Carlos Costa, Cilas Gregório, Cristina Rodrigues, Dirce Marques, Eduardo da Conceição, Fernanda Montenegro, Fernando Bezerra, Fernando Peixoto, Fernando Ramos da Silva, Flávio Guarnieri, Francisca da Conceição, Francisco Milani, Genezio de Barros, Gésio Amadeu, Gianfrancesco Guarnieri, Gilberto Moura, Israel Pinheiro, Jalusa Barcelos, João Acaiabe, João França, José Araújo, Leide Câmara, Lélia Abramo, Lene Nunes, Lizete Negreiros, Luí­s Carlos Borges, Luí­s Tedax, Maria Julia Gomes, Maria Letí­cia Nascimento, Maurí­cio Amalfi, Mercedes Dias, Milton Gonçalves, Nelson Xavier, Oduvaldo Brito, Paulo José, Rafael de Carvalho, Renato Consorte, Ricardo Dias, Rosiete Cavalcanti, Teresa Maldonado, Tony Wilson, Walter da Cruz, Wilson Silva

Sinopse: “Eles não usam black-tie” debruça-se sobre os conflitos, contradições e anseios da classe trabalhadora no final dos anos 1970, na crise final da ditadura militar. Baseado em peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri escrita duas décadas antes, o filme adota uma narrativa realista que situa, em polos antagônicos, a esperança na ação coletiva e a aposta nas saídas individuais como alternativas de vida para os trabalhadores. Em torno do conflito entre o pai sindicalista, Otávio (Guarnieri), e o filho alienado, Tião (Carlos Alberto Ricelli), constrói-se uma trama comovente que reflete os efeitos da luta pela sobrevivência no seio da família operária. “Eles não usam black-tie” cativou o público e a crítica e recebeu vários prêmios, entre os quais se destaca o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1981.

Alugue