Plano de Aula

VERDADES E MENTIRAS

Mentira
24/09/2010
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais
Filosofia, Língua Portuguesa
João Luíz de Almeida Machado
Acesse a ficha do filme



Quem nunca mentiu que atire a primeira pedra... A mentira é tão antiga quanto a humanidade. Se pararmos para pensar, ela é bíblica, e remonta a Adão e Eva, mais especificamente, a serpente que enganou a primeira mulher de que se tem notícia na história da humanidade, ao menos nos relatos cristãos. De qualquer modo, é preciso pensar o que significa este termo e, em contrapartida, o seu antônimo, a verdade. E esta verificação não deve se ater aos sentidos dos vocábulos, mas a uma reflexão profunda, filosófica, ética e antropológica relacionada a estas tão presentes ideias.


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- Analisar a origem dos termos.
- Verificar situações de uso.
- Pensar tanto na verdade quanto na mentira enquanto elementos do cotidiano.
- Buscar as implicações da mentira e da verdade: Devemos falar a verdade sempre? Em algum momento, é permitido ou aconselhável mentir? Por que mentimos? Por que muitas vezes temos medo de dizer a verdade?

1a Etapa
Inicie a aula buscando o significado dos termos verdade e mentira. Peça aos alunos que contem casos pessoais em que mentiram ou contaram a verdade e as repercussões de suas ações.
2a Etapa
Procure textos de apoio, contos ou crônicas em que a verdade ou a mentira sejam os tópicos centrais. Verifique o que os filósofos falam sobre verdade e mentira e discorra sobre seus pensamentos junto aos alunos.
3a Etapa
Passe o filme. Discuta as questões: Por que mentimos? Em algum momento, é permitido ou aconselhável mentir? Devemos falar a verdade sempre? Por que, muitas vezes, temos receio de dizer a verdade?
4a Etapa
Proponha aos alunos uma pesquisa de campo sobre o tema com amigos, conhecidos, parentes e a produção de textos, no formato de crônicas ou contos, com as melhores histórias. Para arrematar, finalize com dramatizações das melhores histórias e filmagens com celular ou câmeras fotográficas destas encenações.

A formação do caráter nos pede a integridade e, como parte dela, a verdade como resposta irremediável. Para que possamos compreender verdadeiramente a força da verdade é preciso viver esta ideia e conhecer o conceito, a partir daquilo que grandes homens pensaram sobre o tema, como filósofos e literatos. Precisamos igualmente conhecer a mentira, o que significa, os motivos pelos quais todos acabam em algum momento utilizando deste expediente e, mesmo, se há situações justificáveis para seu uso. É um grande tema da filosofia e da própria existência humana!

* com notas e adaptações pela Equipe Curta na Escola

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