5 Episódios | Duração média dos eps. 26 min.

Caixas Mágicas se debruça sobre alguns dos grandes dramaturgos brasileiros, estabelecendo conexões entre suas biografias e obras, a partir da interação das linguagens do teatro, do cinema e da televisão. São eles: Joaquim Cardozo, Hermilo Borba Filho, Luiz Marinho, Oswald de Andrade e Hilda Hilst. A série procura estabelecer um diálogo entre teatro, cinema e TV, considerados por muitos como meios de expressão rivais. No entanto, tendo em vista que teatro filmado geralmente não resulta tão atraente, Caixas Mágicas tem como traço definidor a meta de extrair desse diálogo resultados excitantes para o seu público. Assim, em sintonia com as convergências tecnológicas nas artes, estabelecemos como cenário a delimitação de um espaço específico de representação, uma "caixa mágica", onde zonas fronteiriças serão ampliadas, com trechos de filmes, sequências gravadas, imagens de arquivo e efeitos visuais diversos, além da música e do som. Por outro lado, Caixas Mágicas se propõe a jogar luz sobre as obras e as vidas de alguns dos grandes dramaturgos e dramaturgas brasileiras.

Compartilhar
Trecho disponível
Vitais Alegorias: Oswald de Andrade e "O Rei da Vela"
Neste episódio, Caixas Mágicas traz uma amostra da força do romancista, dramaturgo, ensaísta, pensador, boêmio, articulador Oswald de Andrade, a partir de sua obra teatral mais famosa, O Rei da Vela.
Trecho disponível
Olhar Obs-ceno: Hilda Hilst além da cena em ´O Verdugo´
Este episódio se debruça sobre a dramaturgia de Hilda Hilst, precursora no Brasil de uma escritura teatral feminina, que se concentra no poder subversivo que a palavra oferece em contato com o ato da força cênica.
Trecho disponível
Memórias Marinhas: Uma Leitura de Um Sábado em 30
O episódio discute como Luiz Marinho busca ficcionalizar, à sua maneira, as manifestações culturais, a sociedade e a língua de sua região, a Zona da Marta Norte de Pernambuco.
Trecho disponível
Equação do Tempo: Uma Leitura de Antônio Conselheiro
Este programa mostrará as diferentes faces do autor Joaquim Cardozo. O poeta e o dramaturgo, o desenhista, o calculista e o engenheiro, considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa no século XX.
Trecho disponível
A Prática da Anarquia: Uma leitura de
Este episódio apresenta um dos mais importantes intelectuais pernambucanos, o escritor e encenador Hermilo Borba Filho, a partir da sua leitura de Sobrados e Mocambos, de outro grande autor pernambucano, Gilberto Freyre.
Próxima Exibição:
Terça-feira, 29/09/2020 às 22:00 [daqui a 43 hora(s)]