5 Episódios | Duração média dos eps. 52 min.

Recorrendo a vasto material de arquivo, entre cine-jornais, fotografias, cartas, filmes familiares e de ficção, trechos de diário e canções populares, o documentário reavalia a herança do período ditatorial de Getúlio Vargas (1937-1945). Através da comparação e análise desses registros heterogêneos, produzidos para fins diversos, da propaganda política à celebração familiar, o filme explora as diversas camadas da trama política do regime do Estado Novo, expondo suas fontes de inspiração externas, sua forma de funcionamento e contradições.

Compartilhar
Trecho disponível
Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 1 | 1
O primeiro episódio narra os acontecimentos que levaram à criação do Estado Novo, com a suspensão dos direitos constitucionais, a censura à imprensa e a intensificação do anticomunismo.
Trecho disponível
Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 2 | 1
O segundo episódio narra os bastidores do golpe que deu início, em 1937, ao Estado Novo, em resposta ao Plano Cohen, uma farsa criada por militares e atribuída aos comunistas.
Trecho disponível
Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 3 | 1
O terceiro episódio se passa às vésperas da II Guerra Mundial, quando Getúlio Vargas decreta a neutralidade do Brasil, mas não esconde a simpatia pelo nazismo.
Trecho disponível
Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 4 | 1
No quarto episódio, o Brasil rompe relações com o Eixo, e a Alemanha ataca navios brasileiros. O país se aproxima dos EUA e autoriza a construção de uma base militar no Nordeste.
Trecho disponível
Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 5 | 1
O quinto e último episódio mostra a luta por eleições diretas em 1945. A oposição liberal se une na UDN, enquanto Getúlio Vargas cria o PSD e o PTB.