22 Episódios | Duração média dos eps. 16 min.

Uma grande cena é aquela que não se define apenas na relação com as demais. Uma grande cena é aquela que contém em si um filme à parte, um universo à parte, capaz de alterar nossa sensibilidade e perdurar na nossa memória. Com o objetivo de resgatar o apreço por essa unidade fundamental que é a cena, a série Grandes Cenas busca analisar cenas memoráveis do cinema brasileiro.

Compartilhar
Trecho disponível
Eu te Amo | 1
O diretor de fotografia Murilo Salles e o crítico Marcus Mello problematizam a cena da despedida de Bárbara em "Eu Te Amo" (1981), de Arnaldo Jabor, uma antecipação quase profética do virtual tomando conta das relações.
Próxima Exibição:
Quinta-feira, 15/04/2021 às 17:40 [daqui a 7 hora(s)]
Trecho disponível
Pixote, a Lei do Mais Fraco | 1
O diretor Hector Babenco relembra a cena da amamentação em "Pixote, a Lei do Mais Fraco" (1980), um momento mágico que sintetiza o filme, sua delicadeza e brutalidade.
Trecho disponível
Cidade de Deus | 1
O roteirista Bráulio Mantovani e o diretor de fotografia César Charlone mapeiam, da concepção ao resultado final, a cena da galinha em "Cidade de Deus" (2002).
Trecho disponível
Copacabana me Engana | 1
O diretor Antônio Carlos da Fontoura expõe o processo que resultou na cena do retorno de Alfeu em "Copacabana Me Engana" (1968), sua relação com os atores Paulo Gracindo e Odete Lara.
Trecho disponível
Clube da Lua | 1
O diretor argentino Juan Campanella fala sobre a cena do banheiro em "Clube da Lua" (2004), na qual Ricardo Darín (Román) é confrontado pela família e por seu rival. Uma situação cômica e trágica.
Trecho disponível
Os Cafajestes | 1
Ruy Guerra revela as razões que o levaram a filmar o longo travelling circular na cena da praia em "Os Cafajestes" (1962), um dos planos mais memoráveis do cinema brasileiro.
Trecho disponível
Eles Não Usam Black-Tie | 1
Fernanda Montenegro e o montador Eduardo Escorel partilham memórias e percepções da cena do feijão em "Eles Não Usam Black-tie" (1981), de Leon Hirszman, um momento sensível em que o íntimo e o político se encontram.
Trecho disponível
Iracema, Uma Transa Amazônica | 1
Os diretores Jorge Bodanzky e Orlando Senna falam sobre a cena final de "Iracema, Uma Transa Amazônica" (1975), um filme que tensiona os limites entre documentário e ficção, beleza e feiura, alegria e melancolia.
Trecho disponível
Central do Brasil | 1
Fernanda Montenegro esmiúça seu processo de composição da personagem Dora em "Central do Brasil" (1997), revivendo a experiência de filmar a intensa cena da romaria, em que Dora perde Josué em meio a centenas de fiéis.
Trecho disponível
O Pântano | 1
O técnico de som Guido Berenblum detalha o processo de criação da cena da piscina em "O Pântano" (2001) de Lucrecia Martel, uma diretora que encontra no som a grande força motriz para suas narrativas.

Páginas: 1 2 3