10 Episódios | Duração média dos eps. 30 min.

Em "O Povo Brasileiro", o antropólogo Darcy Ribeiro nos conduz pelos caminhos da nossa formação como povo e nação. Afinal, quem são os brasileiros? Que matrizes nos alimentaram? Que traços nos distinguem? A série é uma recriação da narrativa de Darcy Ribeiro em linguagem televisiva. Os programas, de 26 minutos cada discutem a formação dos brasileiros, sua origem mestiça e a singularidade do sincretismo cultural que dela resultou. Com imagens captadas em todo o Brasil, material de arquivo raro, depoimentos de Antonio Cândido, Luis Melodia e Antonio Risério, entre outros, e a participação especial de Chico Buarque e Tom Zé, os dez programas da série discutem nossas origens, nossos percursos históricos, nossos temas e problemas, nossas perspectivas de futuro. Em 1995, lendo os primeiros capítulos dos originais de "O Povo Brasileiro", Isa Grinspum Ferraz sugeriu a Darcy Ribeiro (1922-1997), com quem colaborou por 13 anos, que contasse aquela história para mais gente, em programas de televisão. Apesar de já muito doente, Darcy aceitou a provocação e, por quatro dias, tornou-se ator de um grande depoimento sobre a formação cultural dO Povo Brasileiro.

Compartilhar
Trecho disponível
A Matriz Tupi | 1
"Brasil" é palavra que pertence à toponímia utópica dos tempos medievais, designando uma ilha de sonho, terra da felicidade imaginada.
Próxima Exibição:
Quarta-feira, 14/07/2021 às 18:30 [daqui a 90 dias]
Trecho disponível
A Matriz Lusa | 1
Tudo começa quando Portugal decide organizar um programa nacional para explorar as fronteiras do Desconhecido. A figura-chave, aqui, é o Infante D. Henrique.
Próxima Exibição:
Quarta-feira, 21/07/2021 às 18:30 [daqui a 97 dias]
Trecho disponível
A Matriz Afro | 1
O programa exibe a força, o requinte e a riqueza do conjunto de culturas negroafricanas, que fascinaram as vanguardas estético-intelectuais europeias nas primeiras décadas do século XX.
Próxima Exibição:
Quarta-feira, 28/07/2021 às 18:30 [daqui a 104 dias]
Trecho disponível
Brasil Crioulo | 1
Chamamos área cultural crioula a configuração histórico-cultural resultante da implantação da economia açucareira e de seus complementos e anexos na faixa litorânea do Nordeste brasileiro.
Trecho disponível
Brasil Caipira | 1
O que hoje costumamos classificar sob o sintagma "cultura caipira" é algo que começa a se esboçar em meio aos mamelucos paulistas dos primeiros séculos coloniais.
Trecho disponível
Brasil Sulino | 1
Aqui, não há como evitar o plural. Impossível falar, a propósito dessa área cultural, da existência de um modo de vida ou de uma visão de mundo. O traço distintivo do Brasil Sulino é justamente a sua heterogeneidade.
Trecho disponível
A Invenção do Brasil | 1
A fantasia de que a nossa trajetória tem sido fundamentalmente pacífica, marcada pelo relacionamento cordial entre agrupamentos étnicos e entre classes sociais, não resiste ao menor escrutínio histórico.
Trecho disponível
Brasil Caboclo | 1
Na área de floresta tropical da bacia amazônica, desenvolveu-se uma cultura de forte base indígena.
Trecho disponível
Encontros e Desencontros | 1
Este programa será dedicado ao tema da gestação étnica de um povo novo - o povo brasileiro -, configurando-se num processo de mestiçagem permanente, desde o momento em que o primeiro europeu passou por aqui.
Trecho disponível
Brasil Sertanejo | 1
Existem pelo menos dois "nordestes". Um é o Nordeste litorâneo, que vai da Bahia ao Maranhão - Nordeste Crioulo. O outro Nordeste, segundo Gilberto Freyre, é o dos "sertões de areia seca rangendo debaixo dos pés".