Terra de liberdade


Disponível no:

No início do século XVII, escravos fugidos da Capitania de Pernambuco se refugiam na Serra da Barriga, numa região de muitas palmeiras. Serão conhecidos como os Negros do Palmar. Fogem de um mundo onde a escravidão é natural e abençoada pela Igreja. Escapam dos castigos que violentam sua condição humana. Irão construir o maior baluarte de liberdade da nossa história.
Próximas exibições no canal Curta!
27/08/2021 20:00:00 [daqui a 31 dias]
28/08/2021 00:00:00 [daqui a 31 dias]
28/08/2021 12:00:00 [daqui a 31 dias]
30/08/2021 14:00:00 [daqui a 33 dias]
31/08/2021 08:00:00 [daqui a 34 dias]
Envie o seu comentário
Faça login ou se cadastre para comentar a obra.
Carregar mais comentários
Envie o seu comentário
Após aprovação, seu comentário será publicado e enviado para o diretor do filme. | Normas para publicação

Aplicabilidades Pedagógicas



Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio

Área de Ensino: Ciências Humanas

Componente Curricular/Disciplina: História, Sociologia

Habilidades: EM13CHS201 - Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles., EM13CHS202 - Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais., EM13CHS203 - Comparar os significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas (civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo, esclarecimento/obscurantismo, cidade/campo, entre outras)., EM13CHS204 - Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.

Planos de Aula (1)

Relatos de Professores



Utilizou este filme em suas aulas? Relate sua experiência!


Relatos de Professores (0)

Testes de Conhecimentos


Você é Educador? Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme! Criar Teste

52 min
2018
Brasil
LIVRE

Séries: Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana | 5 Episódios de 52 Minutos

Diretor: Carlos Nobre, José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos

Sinopse: No início do século XVII, escravos fugidos da Capitania de Pernambuco se refugiam na Serra da Barriga, numa região de muitas palmeiras. Serão conhecidos como os Negros do Palmar. Fogem de um mundo onde a escravidão é natural e abençoada pela Igreja. Escapam dos castigos que violentam sua condição humana. Irão construir o maior baluarte de liberdade da nossa história.

Alugue