Resiliência e Mudança Climática


Disponível no:

Como estar preparado para as mudanças climáticas em curso e seus impactos nas cidades? Enchentes, deslizamentos de encostas, acidentes tóxicos. O caso das cidades serranas no Estado do Rio de Janeiro - políticas de redução de desastres e medidas mitigatórias. O monitoramento da elevação do nível do mar no Rio de Janeiro (Inst. Pereira Passos), o sistema de piscinões para prevenção de alagamentos nas vias urbanas.
Envie o seu comentário
Faça login ou se cadastre para comentar a obra.
Carregar mais comentários
Envie o seu comentário
Após aprovação, seu comentário será publicado e enviado para o diretor do filme. | Normas para publicação

Aplicabilidades Pedagógicas



Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio

Área de Ensino: Ciências Humanas

Componente Curricular/Disciplina: Biologia, Geografia

Objetos de Conhecimento: EF06GE05 - Relações entre os componentes físico-naturais, EF07GE06 - Produção, circulação e consumo de mercadorias, EF07GE11 - Biodiversidade brasileira, EF07GE12 - Biodiversidade brasileira

Habilidades: EF06GE05 - Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais., EF07GE06 - Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares., EF07GE11 - Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária)., EF07GE12 - Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC)., EM13CHS101 - Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais., EM13CHS106 - Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva., EM13CHS202 - Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais., EM13CHS204 - Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.


Planos de Aula (5)

Relatos de Professores



Utilizou este filme em suas aulas? Relate sua experiência!


Relatos de Professores (0)

Testes de Conhecimentos


Você é Educador? Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme! Criar Teste

26 min
2020
Brasil
14 ANOS

Séries: Cidades Possíveis | 13 Episódios de 26 Minutos

Diretor: Eduardo Goldenstein

Sinopse: Como estar preparado para as mudanças climáticas em curso e seus impactos nas cidades? Enchentes, deslizamentos de encostas, acidentes tóxicos. O caso das cidades serranas no Estado do Rio de Janeiro - políticas de redução de desastres e medidas mitigatórias. O monitoramento da elevação do nível do mar no Rio de Janeiro (Inst. Pereira Passos), o sistema de piscinões para prevenção de alagamentos nas vias urbanas.

Alugue