Relato de atividade em sala de aula

SOBRE AQUILO QUE SE VÊ E A SUA RELAÇÃO COM A SOCIOLOGIA

15/09/2012
Sociologia
Ensino Técnico
23
ANA CLÁUDIA UCHOA ARAUJO



 Relacionar a temática abordada no filme com a crença da fixidez social, presente no período que antecede o surgimento da Sociologia.  Analisar o contexto de vida das personagens, a partir da sua fala;  Identificar na fala das personagens passagens que indiquem conformismo e/ou inconformismo com a situação em que vivem;  Destacar no vídeo subtemáticas que podem ser discutidas à luz da Sociologia, justificando-as.

 Fazer a leitura coletiva e a discussão das lições introdutórias do livro-texto de Sociologia.  Assistir ao filme proposto.  Discutir as situações e falas apresentadas no filme, apontando semelhanças entre elas e as crenças comuns ao período medieval de fixidez social.  Construir um painel coletivo, em que serão retratadas, por meio de desenhos, poesias e/ou textos em prosa, as seguintes temáticas: 1 - Contexto de vida - O que se pode ver onde (não) se vê? ; 2 - (In) Conformismo cega?; 3 - Quando tudo está escuro, o que mais a nossa Imaginação Sociológica pode enxergar?  Realizar a culminância dos assuntos abordados, fazendo um contraponto oral, envolvendo o Iluminismo, o Renascimento, o Positivismo, a Revolução Francesa e o Nascimento da Sociologia.

Além da participação da turma e engajamento nas discussões, o resultado material ficou estampado no painel, que retratou, de forma variada e criativa, a opinião dos alunos sobre o vídeo e os assuntos abordados na aula de Sociologia.