Relato de atividade em sala de aula

BRASIL DAS DIVERSIDADES

09/09/2012
Educação de Jovens e Adultos
60
Yara da Paixão Ferreira



Objetivos: - Reconhecer as variações lingüísticas no Brasil, reconhecendo que não existe cultura e linguagem de prestigio. Pois cada cultura tem sua importância e seu valor para a sociedade e história de um povo; - Perceber as nuances da musicalidade presente nas zonas rurais e periféricas do Brasil; Reconhecer a diversidade de gêneros musicais no nordeste ruralista; Identificar questões que podem identificar preconceito; Delimitar ações que possibilitem a reflexão acerca da inserção social.

Situação Didática: 1ª aula: Inicialmente, os alunos irão assistir ao documentário "A pessoa é para o que nasce". Em seguida, serão divididos em equipes (6 componentes) que receberam, através de sorteio, os seguintes questionamentos: a) Qual sua visão sobre o falar certo e errado? b) Você sabe algo sobre músicas tituladas: embolada, coco, repente? Qual a sua visão a partir do documentário visto? c) No documentário visto, você identificou situações de preconceito ao portador de necessidades especiais? Como ele é visto na sociedade? d) Você pode ilustrar ações que possibilitem a inserção de pessoas excluídas na sociedade? e) Qual sua opinião sobre a postura das protagonistas do documentário? É positiva ou negativa, perante as dificuldades enfrentadas? Após o recebimento das perguntas, as equipes deverão discutir as questões entre seus componentes. 2ªaula - Em seguida, abriremos uma discussão coletiva diante dos questionamentos e os alunos deverão realizar apresentações, abordando as temáticas, diversificando, através de recursos do teatro, do canto, de seminários e etc. Temáticas: 1- Linguagem padrão e não padrão; 2-Cultura musical do nordeste (coco, embolado,cantiga); 3- Aborde a temática " Preconceito aos portadores de necessidades especiais:eu quero é a inclusão!" 3ª aula- Apresentações, focando as temáticas. Sabendo-se que as apresentações serão para outras classes, para que possam prestigiar as construções realizadas. Obs.: Os alunos deverão construir um texto de sua autoria, focando a temática abordada, após pesquisas. Exibição dos textos em forma de painel na escola. Os alunos irão convidar os colegas de outras classes para assitirem o documentário.

A experiência no trabalho desenvolvido foi valiosa e prazerosa pois o curta exibido traz toda a abordagem das classes da EJA- Educação de Jovens e Adultos. Temos em nossas salas de aula educandos desacreditados que colocam-se como cidadãos à margem da sociedade. Na classe que leciono atualmente, EJA 5, que corresponde às 7ª/8ªséries, tenho dois alunos portadores de deficiência: um por uso de moletas e outro cadeirante. Estes alunos são exemplos, pois são participantes ativos e deram a maior contribuição para efetivação do projeto, participando ativamente. Outra questão peculiar é que nas classes de EJA temos vários nordestinos que não tiveram acesso à educação por muitos anos. Eles também trazem a linguagem peculiar do local de nascimento. Tal trabalho proporcionou a elevação da auto-estima destes educandos, que devem ser incentivados a cada dia, a cada minuto e instante. O Educando da EJA deve sentir-se construtor , participante do processo de ensino-aprendizagem. Eis a importância do trabalho em grupo, da liberdade para produção e da criatividade perante as temáticas que fundamentaram os trabalhos. A avaliação positiva conssitiu: na participação efetiva e no entrosamento dos grupos; Participação oral nos debates; Texto escrito; Confecção de painel; Apresentações; Criatividade; Feed back. Como destaque, as apresentações foram inovadoras, desde cordéis até teatros, slides e seminários.