Relato de atividade em sala de aula

A VISÃO DA ALMA

09/11/2011
Língua Portuguesa
Ensino Médio
150
Ivete Maria de Jesus



Despertar nos alunos um olhar diferente da sociedade como um todo, provocando interesse em conhecer sobre as condições de vida das pessoas com deficiência visual e de baixo poder aquisitivo o que dificulta ainda mais a vida dessas três irmãs, fazendo-os entender que esse também é um problema de caráter econômico, além de social. A partir desse ponto de vista, construir novos cidadãos aptos para lidar com as diferenças e capazes de reprimir a ação preconceituosa da sociedade que exclui de forma impiedosa as pessoas portadoras de deficiências (seja qual for), privando-as de seus direitos básicos (estudar, trabalhar,etc.).

Previamente foi debatido em sala o principal tema acerca do filme. Assistimos ao DVD, discutindo-se, em seguida, a opinião de cada um a respeito do que haviam assistido. Pedi para que fizessem uma pesquisa sobre como vivem as pessoas portadoras de deficiência visual, pela internet, livros e principalmente conversando e entrevistando pessoas portadoras dessa necessidade. Fizemos algumas experiências para que eles observassem o quão complicado é o dia-dia dessa pessoas. O objetivo dessas atividades era fazer com que eles sentissem na pele as barreiras enfrentadas por cegos, e que eles percebessem que uma simples atividade que nós realizamos com facilidade pode ser muito complexo para alguém que não enxerga. Alguns grupos visitaram o Instituto de Cegos de Uberaba, lá eles fizeram atividades como: entrar de os olhos vendados e andar dentro do instituto, de olhos fechados reconhecer os amigos pelo tato, tentar fazer algumas atividades que fazem diariamente... A partir desses estudos, foram feitas produções textuais com reflexões realizadas por eles durante essas experiências. Para concluir, os trabalhos foram apresentados com debates entre os grupos trocando as experiências vividas

O resultado desse trabalho superou minhas expectativas, pois a minhas turmas, demonstraram uma grande motivação para trabalhar esse tema. Foi possível observar que os alunos estavam mais receptivos às diferenças, melhorando o relacionamento com os colegas. Também percebi que passarão a respeitar mais as pessoas portadoras de deficiências múltiplas, idosas, negros e todos os diversos grupos separados pela diversidade cultural, sabendo que a importância das pessoas não está naquilo que elas tem a oferecer. Eles motivaram-se a estudar e a lutar por aquilo que sonham, tendo como exemplo os internos do Instituto de Cegos de Uberaba e as três irmãs cegas, que mesmo com todas as dificuldades conseguem sobreviver e se tornarem conhecidas nacionalmente, o que descreve bem o titulo do filme: "A pessoa é para o que nasce".