Relato de atividade em sala de aula

CIDADANIA: UM DIREITO DE TODOS.

04/11/2008
Língua Portuguesa
Ensino Médio
22
Adailto Oliveira da silva



Discutir, a partir da história do curta: "A pessoa é para o que nasce" , questões que envolvam a discriminação e a inclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais, o mercado de trabalho para esse grupo, o preconceito, a atitude de cada aluno em relação aos portadores de deficiências. Pesquisar ações que fazemos no nosso dia-a-dia
que são discriminatórias e aquelas que são inclusivas. Desenvolver a criatividade, a expressão escrita, o trabalho colaborativo e diversificar a aprendizagem através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

O trabalho envolvendo o filme A pessoa é para o que nasce foi realizado na 1ª série do Ensino Médio, na disciplina de Arte. Para dar início ao trabalho, levei para a sala de aula o texto Portadores de Deficiência e a Inclusão Social e realizamos as seguintes etapas: Realizamos uma pré-leitura junto aos alunos, antes da leitura propriamente dita, explorando pedagogicamente o conhecimento de mundo dos mesmos sobre a inclusão social das pessoas com deficiências, visando estabelecer relações entre o conteúdo do texto a ser lido e a vivência, bem como ampliar a compreensão da temática a ser desenvolvida. Em seguida realizamos a leitura envolvendo as etapas: a compreensão do título, a identificação do tema, o estudo detalhado de cada parágrafo e sua progressão temática. O trabalho com esses elementos teve o propósito contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura. Após a discussão do texto, os alunos realizaram uma produção textual abrangendo os pontos discutidos no texto. Na aula seguinte os alunos foram para o laboratório de informática e pesquisaram sobre Inclusão social e Escola inclusiva. Após a pesquisa em grupos, os alunos fizeram a socialização dos temas em forma de seminário. Realizamos a dinâmica das peças de roupa: reunimos as roupas em um local da sala; colocamos uma venda em um dos alunos e pedimos que ele tentasse vestir-se por cima da roupa. Após a realização da tarefa o grupo socializou para a classe como foi participar da situação, o que facilitou ou dificultou a execução da tarefa. O próximo passo foi a apresentação do filme "A pessoa é para o que nasce", seguida da socialização pelos grupos para apresentação de pesquisas sobre direitos e deveres dos deficientes e da apresentação de novas histórias sobre as dificuldades dos deficientes da comunidade local.

Os alunos se envolveram bastante com as atividades relacionadas ao tema trabalhado, demonstrando interesse e dedicação ao realizar todas as etapas da metodologia proposta, fazendo pesquisa, participando ativamente das dinâmicas em grupo, relatando suas experiências, debatendo o assunto, de forma que ocorreram muitos momentos emocionantes e divertidos. Foi um trabalho proveitoso que provocou nos alunos mais sensibilidade e conscientização em relação aos direitos e deveres dos portadores de necessidades especiais e o papel de cada cidadão para que a lei seja cumprida.