Relato de atividade em sala de aula

CONSCIÊNCIA

16/10/2008
Filosofia
Ensino Médio
60
bruno correia de aragão



Contribuir para um novo olhar sobre a realidade na qual vivem os educandos.
Despertar para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
Desconstruir conceitos com relação ao diferente.
Construir novos conceitos com realção à diversidade( religiosa, ideológica, étnica...).

Trabalhamos a consciência do ser humano com textos do livro adotado pela Secretaria de Educação, de Antônio Joaquim Severino, os educandos leram alguns trechos do capítulo que trata da construção da consciência, o existir em sociedade, a ação do homem sobre a natureza e a utilidade da filosofia em tudo isto. Depois fizemos uma pequena discussão em sala de aula, cada grupo de educandos partilhou as suas impressões, expressando as suas opiniões e foram questionados com relação a utilidade de pensar todos esses assuntos para a vida de cada um deles. Eles se utilizaram do conhecimento em geografia, na relação do homem com a natureza(trabalho) e em história com relação ao existir em sociedade. Na aula seguinte, fomos à sala de projeção assistimos ao curta: A pessoa é para o que nasce e após, abrimos a discussão no grande grupo.

Alguns educandos posicionaram-se com relação ao título do filme, a maioria discordou e apresentou argumentos, baseados em suas experiência ou de pessoas que conhecem. Apenas um educando concordou com o título do filme, baseando sua argumentação na predestinação,dizendo que a pessoa deve submeter-se à vontade de Deus e/ou destino e aceitar a sua "sina" neste mundo. Houve o reconhecimento, por parte de alguns alunos, da história das três irmãs cegas da Paraíba, eles já haviam assistido a uma reportagem sobre elas. Alguns se perceberam fazendo parte do grupo de pessoas que não "enxergam" essa realidade na sociedade. Foi um momento muito próprio deles, eu quase não falei, deixei que expressassem o que perceberam e fizessem a relação com o que estávamos estudando/discutindo através dos textos acima mencionados.