Segunda-feira, 17 de Maio de 2021


00:00

Grandes Mitos: A Odisseia - Episódio O canto das sereias

Documentário202026minFrança14 anos


De François Busnel

Odisseu se debruça a investigar as profundezas do submundo. Ele conhece as almas dos heróis gregos que lutaram com ele na cidade de Tróia. Agamenon, primeiro, quem lhe conta sobre sua terrível morte. Depois, o divino Aquiles, cujas façanhas ainda serão cantadas por muito tempo. Mas Aquiles diz que ele se arrepende de ter morrido na glória, em vez de viver uma existência pacífica. Odisseu, de volta ao barco, fica ressentido com os deuses por terem condenado seus bravos companheiros à morte. Mas ele logo enfrenta outro perigo: as sereias. Ele tapa os ouvidos de seus homens e pede que o amarrem com segurança ao mastro do navio para que ele possa ouvir sua canção infame. Mas para a frota, ela sai da frigideira e vai para o fogo: depois que as sirenes vão, eles se deparam com Caribdis e Cila, dois monstros marinhos prontos para engoli-los

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:06h


00:30

O Legado da Coruja - Episódio Logomaquia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Todos os significados de “logos” se originaram de um pequeno território entre Éfeso e Patmos. De acordo com Aristóteles, o animal humano luta com uma arma específica: a fala. O destino do logos seria a "logomaquia"? A luta pelas palavras.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:06h


01:00

Jango

Documentário1984120minBrasil12 anosRJ


De Silvio Tendler

O filme refaz a trajetória política de João Goulart, o 24° presidente brasileiro, que foi deposto por um golpe militar nas primeiras horas de 1º de abril de 1964. A reconstituição da trajetória de Goulart é feita através da utilização de imagens de arquivo e de entrevistas com importantes personalidades políticas como Afonso Arinos, Leonel Brizola, Celso Furtado, Frei Betto e Magalhães Pinto, entre outros. O documentário captura a efervescência da política brasileira durante a década de 1960 sob o contexto histórico da Guerra Fria. Jango narra os detalhes do golpe e se estende até os movimentos de resistência à ditadura, terminando com a morte do presidente no exílio e imagens de seu funeral, cuja divulgação foi censurada pelo regime militar. Lançado em março de 1984, o filme teve seu roteiro escrito por Maurício Dias e Sílvio Tendler, enquanto a trilha sonora foi desenvolvida por Milton Nascimento e Wagner Tiso.

Próximas Exibições:
Seg, 17 mai às 14:00h
Ter, 18 mai às 08:00h


03:05

Paulo Autran - O Senhor dos Palcos

Documentário201782minBrasilLivreRJ


De Marco Abujamra Com Bete Coelho, Bruce Gomlevsky, Paulo Autran, Gustavo Machado, Patrí­cia Selonk

Documentário de longa-metragem sobre a vida e obra deste que foi, possivelmente, o maior ator brasileiro.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:06h


04:45

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio A Conexão Africana

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Na África e no Brasil, Portugal montou a sua arquitetura da escravidão. Depois de derrotados militarmente, chefes africanos se transformam em fornecedores de escravos. O continente africano se divide, se destrói. Mas a resistência nunca deixou de existir: nas aldeias, nas marchas forçadas e à bordo dos navios negreiros. Esta resistência política, cultural e espiritual é a chave de Palmares.

Próximas Exibições:
Seg, 17 mai às 13:00h
Ter, 18 mai às 07:00h


05:45

Revista Curta!: 16/05/2021

Jornalismo202115minBrasilLivreRJ


Acompanhe a revista eletrônica totalmente dedicada à cultura. Seguindo a máxima do canal, quem fala é quem faz, a proposta são os próprios artistas e pensadores apresentarem seus trabalhos e contarem suas histórias.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:06h


06:00

República da Poesia - Episódio Ana Cristina César

Documentário201845minBrasilLivre


De Leticia Simões, Luis Cañizares

“Ana Cristina Cesar” é uma aproximação à escritora carioca por meio de seu poema “Samba-canção”. Em uma viagem através de suas cartas íntimas, o programa tece um caminho afetuoso entre poética e vida. Nesse percurso, encontramos Heloísa Buarque de Hollanda, Viviana Bosi, Flávio Lenz, Katrina Dodson e Bruna Beber em um diálogo sobre a estética de Ana Cristina e seus ecos na poesia contemporânea.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:06h


07:00

Superstição e futebol

Experimental197010minBrasilLivreRJ


De Sylvio Lanna

Superstição e Futebol, como documentário, é antes de tudo um fato, uma constatação. Eufórico na mesma medida do fato que é força. Não nos interessou a análise, a origem, o porquê, mas tão somente o fenômeno, tal qual se expressa, como significado para todo um povo. Chave talvez de muitas compreensões, encontramos nessa colagem a certeza da crença, da esperança e principalmente da força: o fato de constituir-se em linguagem nova, porta-voz bruto de um coletivo que não pode ser vivido isoladamente.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:06h


07:15

Mar de Fogo

Documentário20149minBrasilLivreSP


De Joel Pizzini

Um filme-ensaio sobre a gênese de Limite (1930), de Mário Peixoto, clássico da vanguarda latino-americana. Concebido a partir de cenas, do making of do filme e relatos do autor, este filme recria livremente a pulsão visionária de Peixoto para experimentar as sensações e os limites de uma aventura artística.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:06h


07:30

Caixas Mágicas - Episódio A Prática da Anarquia: Uma leitura de sobrados e mocambos, de Hermilo Borba Filho

Documentário202026minBrasil12 anosPE


De Hilton Lacerda, Letí­cia Simões Com Gheuza Sena, Arthur Canavarro, Arilson Lopes, Ninive Caldas

Este episódio apresenta um dos mais importantes intelectuais pernambucanos, o escritor e encenador Hermilo Borba Filho, a partir da sua leitura de Sobrados e Mocambos, de outro grande autor pernambucano, Gilberto Freyre. Na adaptação teatral, Hermilo explora os aspectos mais contundentes do tratado de Freyre acerca do período de modernização da sociedade brasileira, como as relações familiares, a abolição da escravatura e a incipiente burguesia que se criava. Além disso, com os depoimentos de atores como Leda Alves e Germano Haiut, e pesquisadores como Roberto Leite, compreenderemos o processo criativo do autor que foi o criador, junto com Ariano Suassuna, do Teatro de Estudante de Pernambuco e do Teatro Popular do Nordeste. 

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:06h


08:00

Esse Negócio de Livro - Episódio O mercado do livro

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

O episódio traz um olhar macro sobre o negócio do livro no Brasil – montantes de vendas, os principais segmentos de mercado, órgãos mais atuantes, hábitos de leitura dos brasileiros, políticas públicas, enfim, as engrenagens que fazem a máquina girar. Lya Luft e Eduardo Spohr são os escritores que ilustram o episódio com histórias que já viveram durante a carreira – ela, escritora com muitos anos de estrada e mais de 25 títulos publicados; ele, chegado há pouco no mundo das publicações e já recordista de vendas. E, ainda, alguns dos profissionais mais experientes do ramo compartilham suas visões sobre o mercado do livro no Brasil: Carlos Andreazza, Cláudio Rothmuller, Luiz Antonio Torelli, Marcos Pereira, Paulo Rocco, Pedro Almeida e Roberto Feith.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:06h


08:30

Incertezas Críticas - Episódio Umberto Galimberti

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Umberto Galimberti

Umberto Galimberti é professor universitário de filosofia em Veneza. Autor de diversos livros, ele fala neste programa de um dos temas mais importantes de sua obra, a técnica e sua relação com a democracia.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:06h


09:00

Fronteiras do Pensamento (2013) - Episódio Horizonte Flutuante

Documentário201352minBrasilLivre


De Vicente Moreno

Ainda no início do século XXI, em meio à crise do conhecimento em que parâmetros e hierarquias são cada vez mais difusos, não há base sólida para enxergar com exatidão o caminho que nos espera. Instigados por este contexto, sete pensadores apontam quais seriam as grandes questões que deveríamos nos perguntar.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:06h


10:00

Livro e meio

Animação201912minBrasilLivreRJ


De Pedro Nishi, Giu Nishiyama Com Beatriz Sano, Eduardo Fukushima

“Livro e meio” percorre a subjetividade de um homem e sua profunda imersão na trama de um livro. Sozinho em seu quarto, ele vive por outros olhos, visitando outros mundos.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:06h
Qui, 15 jul às 22:00h


10:20

Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá

Documentário200690minBrasil10 anosRJ


De Silvio Tendler

Discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos (1926-2001), gravada quatro meses antes de sua morte.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:06h


12:00

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio Luiz Carlos Saldanha - O Invencionista

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Luiz Carlos Saldanha é um cineasta e diretor de fotografia carioca que trabalhou com alguns dos mais importantes nomes do cinema, como Nelson Pereira dos Santos, Wladimir Herzog, Leon Hirszman, Glauber Rocha, Bertolucci, Paolo Brunatto e Antonio Gadez.

Próximas Exibições:
Ter, 18 mai às 06:00h


12:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Banda de Pífanos De Caruaru

Documentário201525minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Comemorando mais de 90 anos de história, é banda mais antiga da América Latina, composta por pífanos e percussão. Os integrantes mais novos são todos filhos e sobrinhos dos primeiros fundadores. Em O Milagre de Santa Luzia, ouvimos as histórias do início do grupo através do Sr. Sebastião Biano, o Mestre do Pífano, último remanescente da formação original da banda e que completará em 2019, 100 anos de idade.

Próximas Exibições:
Ter, 18 mai às 06:30h


13:00

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio A Conexão Africana

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Na África e no Brasil, Portugal montou a sua arquitetura da escravidão. Depois de derrotados militarmente, chefes africanos se transformam em fornecedores de escravos. O continente africano se divide, se destrói. Mas a resistência nunca deixou de existir: nas aldeias, nas marchas forçadas e à bordo dos navios negreiros. Esta resistência política, cultural e espiritual é a chave de Palmares.

Próximas Exibições:
Ter, 18 mai às 07:00h


14:00

Jango

Documentário1984120minBrasil12 anosRJ


De Silvio Tendler

O filme refaz a trajetória política de João Goulart, o 24° presidente brasileiro, que foi deposto por um golpe militar nas primeiras horas de 1º de abril de 1964. A reconstituição da trajetória de Goulart é feita através da utilização de imagens de arquivo e de entrevistas com importantes personalidades políticas como Afonso Arinos, Leonel Brizola, Celso Furtado, Frei Betto e Magalhães Pinto, entre outros. O documentário captura a efervescência da política brasileira durante a década de 1960 sob o contexto histórico da Guerra Fria. Jango narra os detalhes do golpe e se estende até os movimentos de resistência à ditadura, terminando com a morte do presidente no exílio e imagens de seu funeral, cuja divulgação foi censurada pelo regime militar. Lançado em março de 1984, o filme teve seu roteiro escrito por Maurício Dias e Sílvio Tendler, enquanto a trilha sonora foi desenvolvida por Milton Nascimento e Wagner Tiso.

Próximas Exibições:
Ter, 18 mai às 08:00h


16:05

Libertem Angela Davis

Documentário201297minEstados Unidos12 anos


De Shola Lynch

O documentário retrata a vida de Angela Davis, uma jovem professora universitária nascida no Alabama e conhecida pelo seu interesse na defesa dos direitos humanos. Ao ficar do lado de três prisioneiros negros nos anos 1970, ela entra para a lista das dez pessoas mais procuradas do FBI e se torna a mulher mais caçada dos Estados Unidos.

Próximas Exibições:
Ter, 18 mai às 10:05h


18:00

O Legado da Coruja - Episódio Música

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Cruzamento entre imitação e criação, a busca pelo belo e harmonioso anima as buscas pessoais dos artistas, inclusive com tecnologia de ponta. Além disso, serve para grandes esquemas coletivos, como religiões.

Próximas Exibições:
Ter, 18 mai às 04:00h
Qua, 19 mai às 06:00h
Sáb, 22 mai às 10:20h


18:30

Revoluções Sexuais - Episódio O Direito ao Prazer

Documentário201852minFrança14 anos


De Sylvain Desmille

A publicação, em 1948, do primeiro Relatório Kinsey marca um ponto de virada. Até então promovida por uma certa elite, a revolução sexual tornou-se um movimento coletivo apoiado pela sociedade como um todo. A geração do Baby Boom é a força motriz por trás dessa libertação de costumes. Ela desafia, reverte e inverte normas e censura. Biquíni e minissaia para meninas, cabelos compridos para garotos, paqueras e contracepção. Hedonista e festiva, a política é vivida com sensibilidade.

Próximas Exibições:
Ter, 18 mai às 04:30h
Qua, 19 mai às 06:30h
Dom, 23 mai às 06:20h


19:30

Trajetórias - Episódio Lia Rodrigues

Documentário201815minBrasilLivreSP


De Tobias Rodil Com Lia Rodrigues

Lia Rodrigues é coreógrafa e está há mais de duas décadas à frente da companhia de dança que leva seu nome, com um trabalho reconhecido no Brasil e no exterior.

Próximas Exibições:
Ter, 18 mai às 05:30h
Qua, 19 mai às 07:30h
Sáb, 22 mai às 06:40h


19:45

Trajetórias - Episódio Véio (Cícero Alves dos Santos)

Documentário201815minBrasilLivreSP


De Tobias Rodil Com Cí­cero Alves dos Santos

Com um nome escolhido em homenagem ao Padre Cícero, Cícero Alves dos Santos ganhou ainda criança o apelido de Véio porque gostava muito de andar com pessoas mais velhas para escutar suas histórias.

Próximas Exibições:
Ter, 18 mai às 05:45h
Qua, 19 mai às 07:45h
Sáb, 22 mai às 07:00h


20:00

Sons Brasilis - Episódio Erudita

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra

A história da música clássica ou música erudita brasileira começa ainda no tempo da colonização portuguesa, fortemente influenciada pelas raízes europeias. Com a ascensão do barroco mineiro houve o florescimento de uma geração de compositores que mudaram a paisagem musical erudita brasileira no fim do século XVIII e começo do século XIX . O episódio foi gravado em Curitiba e tem a participação de Harry Crowl, Janete Andrade e Leandro Monbach, entre outros.

Próximas Exibições:
Ter, 18 mai às 00:00h
Qua, 19 mai às 08:00h
Sáb, 22 mai às 18:00h


20:30

Presença de Villa-Lobos - Episódio A Consagração do Compositor

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

Influenciados pelo romantismo do século XIX compositores brasileiros ainda desfilam peças que dando o tom às pesquisas de Villa sobre a obra de Bach, mas A CONSOLIDAÇÃO DO COMPOSITOR viria definir boa parte de sua obra.

Próximas Exibições:
Ter, 18 mai às 00:30h
Qua, 19 mai às 08:30h


21:00

Os Ímpares - Episódio Itamar - Alice Caymmi e Anelis

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

A filha de Itamar Assumpção, Anelis Assumpção, foi a artista escolhida para fazer sua versão de "Fico Louco", do álbum "Beleléu Leléu Eu". Alice Caymmi também é convidada do programa e faz sua versão de Nega Música. Paulo Barnabé e Suzana Salles contam detalhes da personalidade do artista e da gravação do disco.

Próximas Exibições:
Ter, 18 mai às 01:00h
Qua, 19 mai às 09:00h


21:30

Roda de Choro - Episódio Violão

Documentário202126minBrasilLivreRJ


De Luiz Guimarães de Castro Com Kiko Horta, Cristóvão Bastos, Luciana Rabello, Paulo Aragão, Jayme Vignoli

Instrumento clássico do choro, o violão tem grande importância na evolução do seu gênero, seu papel central na unidade rítmica e harmônica do choro é fundamental nas rodas e apresentações.

Próximas Exibições:
Ter, 18 mai às 01:30h
Qua, 19 mai às 09:30h
Sáb, 22 mai às 18:35h


22:00

Rock Brasília - Era de Ouro

Documentário2011112minBrasil12 anosDF


De Vladimir Carvalho

A história dos jovens brasilienses que liderados por Renato Russo, depois de longo caminho e obstáculos, vêem o seu sonho tornado realidade - a consagração e o sucesso de suas bandas de rock. Nesta terceira parte de uma trilogia sobre a formação histórica, política e cultural de Brasília – as outras são Conterrâneos Velhos de Guerra (1991) e Barra 68 (2000) –, o cineasta Vladimir Carvalho investiga as origens das grandes bandas de rock que tomaram de assalto o cenário musical brasileiro a partir de 1980, de Legião Urbana a Capital Inicial, Plebe Rude e muitas outras. Uma história feita de depoimentos reveladores dos grandes protagonistas do período, como Renato Russo (em imagens raras e inéditas), Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá, Dinho Ouro Preto, os irmãos Fê e Flávio Lemos e Philippe Seabra, além dos artistas que se aproximaram dessa turma, como os músicos do Paralamas do Sucesso (Herbert Vianna, João Barone, Bi Ribeiro) e Caetano Veloso. Uma história pontuada por momentos inesquecíveis, como o quebra-quebra no show do Legião Urbana no Estádio Mané Garrincha em junho de 1988; e o grande show do Capital Inicial na Esplanada dos Ministérios em 2008, com Dinho cantando a música do colega Renato Russo: “Que País É Esse?”. A história de um sonho que segue de perto a grande utopia que foi a própria construção de Brasília e da transferência da capital para o planalto central.

Próximas Exibições:
Ter, 18 mai às 02:00h
Qua, 19 mai às 10:00h
Sáb, 22 mai às 22:00h