Terça-feira, 27 de Abril de 2021


00:00

Cale-se - Episódio Um Grito Pela Liberdade

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

No período entre o fim do regime militar, em 1985, e a promulgação da Constituição, em 1988, a expressão artística ainda não gozava de plena liberdade. O último episódio da série segue revelando os impactos da censura na produção musical logo após o fim do regime militar. O jornalista e escritor Ricardo Alexandre explica que os primeiros anos da década de 1980 contribuíram para a criação de inúmeras bandas de rock. É chegada a vez dos jovens que cresceram em plena ditadura ganharem voz. Philippe Seabra, Eduardo Dussek e Leo Jaime contam o que pensavam e o que queriam estes moços que agora vivenciavam um processo de democratização do país. Ricardo Alexandre ressalta que, mesmo depois da declarada abertura política, o rock não esteve imune ao olhar atento dos censores, mas que as proibições acabavam por aguçar a curiosidade dos jovens e aumentavam as vendas.


00:30

Com a Palavra, Arnaldo Antunes

Documentário201880minBrasilLivreSP


De Marcelo Machado Com Arnaldo Antunes

Um documentário autobiográfico sobre o papel que a palavra, a música e a imagem ocupam na obra de Arnaldo Antunes. De sua origem como poeta ao sucesso como cantor e compositor, o artista revisita os momentos mais marcantes de sua carreira.


02:00

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio Cara a Cara

Documentário20194minBrasilLivreRJ


De Pedro Tré Hansen

Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:25h


02:15

O Barato de Iacanga

Documentário201994minBrasil10 anosSP


De Thiago Mattar

O documentário musical mostra os bastidores do Festival de Águas Claras, o mais lendário festival alternativo dedicado à música brasileira. A narrativa é construída a partir de Leivinha, idealizador do evento. Na época com 20 anos, ele organizou as quatro edições do festival (1975, 1981, 1983 e 1984) transformando a fazenda de seus pais no principal destino hippie daquele período.


04:00

O Legado da Coruja - Episódio Amnésia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Construída sobre o testemunho ou “autópsia” - que literalmente significa “ver a si mesmo” - nossa concepção de História mudou profundamente desde Heródoto.


04:30

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Engenharia

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

Na história da nossa civilização, sempre houve quem se dedicasse a redesenhar o mundo e, já há milênios, nossos antepassados deixaram suas marcas na terra. Com barro, palha ou pedra dura, eles ergueram e organizaram seus espaços - seja para abrigar as famílias, celebrar a vida ou cultuar os mortos -, em obras impressionantes que atiçam a imaginação coletiva. Muralhas defensivas? Calendário astronômico? Palcos religiosos? Eis o enigma da engenharia ancestral brasileira.


05:30

Juntos - Episódio Revolução dos Baldinhos

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

A compostagem de resíduos orgânicos feita na comunidade Chico Mendes - “revolução dos baldinhos”- projeto premiado internacionalmente, impactou diretamente nas questões relacionadas à melhoria da qualidade de vida da população e no aumento da auto estima dos moradores.


06:00

Aquarela Musical - Episódio Dona Onete

Documentário201926minBrasilLivrePI


De Márcio Bigly

Luedji Luna (BA), Bia e os Becks (PI) e banda Validuaté (PI) fazem releituras das músicas de Dona Onete, grande revelação da música paraense, considerada a “diva do carimbó chamegado”.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:25h


06:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Mestre Luiz Paixão

Documentário201425minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Dos canaviais da Zona da Mata pernambucana, surge a figura do mestre rabequeiro Luiz Paixão. De uma família musical, começou a “brincar” com o instrumento aos 8 anos, mesma idade em que foi para a lavoura. Nos anos 1990, com o cavalo-marinho, o forró, o maracatu e a ciranda na bagagem, Luiz Paixão leva sua arte para a capital e participa de vários projetos no Brasil e no exterior. Colaborou com vários músicos como Siba, Mestre Ambrósio, Lula Queiroga, Nicolas Krassic, Júlia Says e Cláudio Rabeca.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:25h


07:00

Inhotim, Arte Natureza - Episódio Arte Natureza

Documentário201852minBrasil14 anosRJ


De Pedro Urano

Em conversas com botânicos, curadores e artistas como Olafur Eliasson (Dinamarca), Giuseppe Penone (Italia), Mathew Barney (EUA) e Tunga (Brasil), investigamos as relações entre seres biológicos e obras de arte. Como uma coleção pensa a outra? Natureza é artifício.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:25h


08:00

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 2

Documentário201126minBrasil12 anosSP


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:25h


08:30

Declínio dos Otomanos - Episódio Oriente Médio Partido

Documentário201652minFrançaLivre


De Mathilde Damoisel

Depois de perder os Balcãs, o Império retirou-se para Anatólia - Ásia Menor - e para as províncias árabes da Síria, Palestina, Mesopotâmia e Hedjaz. Essa retirada no núcleo anatólio e muçulmano do Império, como o historiador Hamit Bozarlan descreve, é uma característica essencial do tempo. O extermínio da população armênia, cristã, da Anatólia, o primeiro genocídio do século XX, teve lugar neste contexto específico.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:25h


09:30

Operação Camanducaia

Documentário202075minBrasil16 anosBA


De Tiago Rezende de Toledo

"Operação Camanducaia” mistura os estilos de road-movie, investigativo e filmes de diálogos para contar uma história de 1974, que foi esquecida por nossa memória coletiva. Naquele ano, aproximadamente 93 crianças e adolescentes foram arbitrariamente presos pela polícia de São Paulo e levados clandestinamente para Minas Gerais. Na altura da cidade de Camanducaia, foram despidos, espancados e jogados num barranco. Na manhã seguinte, apenas 41 deles apareceram nus, famintos e machucados, invadindo bares e restaurantes para se cobrir e se alimentar. A história causou conflitos diplomáticos e chocou a sociedade da época. Partindo do palco do episódio, a cidade de Camanducaia, o filme busca encontrar os envolvidos, especialmente os sobreviventes, numa jornada de 10 anos que culmina com a entrevista de mais de 40 pessoas e 1.500 páginas de documentos e jornais. Em cada parada, em cada casa, os diálogos correm livres e sem julgamento. Eles podem causar o desconforto do espectador se identificar com pensamentos que não imaginava ter. A visão de mundo de cada entrevistado vale mais do que a suposta verdade dos fatos.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:25h


11:00

Cuba, A Revolução e o Mundo - Episódio Os diplomatas

Documentário201959minFrança14 anos


De null, Delphine Jaudeau Com Tania Rakhmanova

Com o fim da União Soviética, Cuba perde seu principal apoio econômico e político, diante do embargo imposto pelos Estados Unidos, que continua em vigor. As tensões se intensificam quando tiros vindos de Cuba atingem os aviões da "Brothers to the Rescue", uma organização de exilados cubanos, que sobrevoavam o espaço aéreo do país. Ciente da que qualquer aproximação com os Estados Unidos é inviável, Cuba não tem escolha a não ser reinventar novamente sua política internacional. Passado o tempo dos combatentes, eis agora a era dos diplomatas. Fidel Castro abandona a roupagem verde-oliva e adota o traje citadino. Ele troca a luta armada pelo "Soft Power". O país busca novos aliados e parceiros comerciais, sobretudo na América Latina. Estabelece-se uma política de boa vizinhança, com o objetivo de atrair esses países próximos. Fidel Castro dá apoio a Hugo Chavez, que na época ainda é um jovem oficial. A intervenção de Cuba durante a tentativa de golpe contra Chavez em 2002 será, inclusive, determinante para aproximar os dois países. A Venezuela se torna um aliado de peso, capaz de fornecer petróleo à ilha, e em troca, se aproveita da alta competência dos médicos cubanos, enviados ao país. Graças a essa política de Soft Power, Cuba deixa o isolamento e passa a ter o apoio dos inúmeros líderes de esquerda que chegam ao poder no continente sul-americano. Porém, em 2006, após 47 anos à frente do país, Fidel Castro dá lugar a seu irmão, Raul Castro. E vai ser em seu mandato que Cuba vai finalmente se aproximar dos EUA. E por um meio inesperado o diálogo entre esses dois países é retomado: o Papa Francisco. No entanto o futuro segue incerto: em abril de 2018, Raul Castro deixa a presidência de Cuba. A pressão imposta pelos Estados Unidos para dar fim à revolução cubana é mais forte do que nunca. O sonho cubano de revolucionar a ordem mundial não chegou realmente a se realizar, mas a ilha continua a ocupar um lugar de destaque na cena mundial. O espectro da revolução cubana está longe de desaparecer.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:25h


12:00

O Legado da Coruja - Episódio Amnésia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Construída sobre o testemunho ou “autópsia” - que literalmente significa “ver a si mesmo” - nossa concepção de História mudou profundamente desde Heródoto.


12:30

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Engenharia

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

Na história da nossa civilização, sempre houve quem se dedicasse a redesenhar o mundo e, já há milênios, nossos antepassados deixaram suas marcas na terra. Com barro, palha ou pedra dura, eles ergueram e organizaram seus espaços - seja para abrigar as famílias, celebrar a vida ou cultuar os mortos -, em obras impressionantes que atiçam a imaginação coletiva. Muralhas defensivas? Calendário astronômico? Palcos religiosos? Eis o enigma da engenharia ancestral brasileira.


13:30

Juntos - Episódio Revolução dos Baldinhos

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

A compostagem de resíduos orgânicos feita na comunidade Chico Mendes - “revolução dos baldinhos”- projeto premiado internacionalmente, impactou diretamente nas questões relacionadas à melhoria da qualidade de vida da população e no aumento da auto estima dos moradores.


14:00

Cale-se - Episódio Um Grito Pela Liberdade

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

No período entre o fim do regime militar, em 1985, e a promulgação da Constituição, em 1988, a expressão artística ainda não gozava de plena liberdade. O último episódio da série segue revelando os impactos da censura na produção musical logo após o fim do regime militar. O jornalista e escritor Ricardo Alexandre explica que os primeiros anos da década de 1980 contribuíram para a criação de inúmeras bandas de rock. É chegada a vez dos jovens que cresceram em plena ditadura ganharem voz. Philippe Seabra, Eduardo Dussek e Leo Jaime contam o que pensavam e o que queriam estes moços que agora vivenciavam um processo de democratização do país. Ricardo Alexandre ressalta que, mesmo depois da declarada abertura política, o rock não esteve imune ao olhar atento dos censores, mas que as proibições acabavam por aguçar a curiosidade dos jovens e aumentavam as vendas.


14:30

Com a Palavra, Arnaldo Antunes

Documentário201880minBrasilLivreSP


De Marcelo Machado Com Arnaldo Antunes

Um documentário autobiográfico sobre o papel que a palavra, a música e a imagem ocupam na obra de Arnaldo Antunes. De sua origem como poeta ao sucesso como cantor e compositor, o artista revisita os momentos mais marcantes de sua carreira.


16:00

Revista Curta!: 25/04/2021

Jornalismo202115minBrasilLivreRJ


Acompanhe a revista eletrônica totalmente dedicada à cultura. Seguindo a máxima do canal, quem fala é quem faz, a proposta são os próprios artistas e pensadores apresentarem seus trabalhos e contarem suas histórias.


16:15

O Barato de Iacanga

Documentário201994minBrasil10 anosSP


De Thiago Mattar

O documentário musical mostra os bastidores do Festival de Águas Claras, o mais lendário festival alternativo dedicado à música brasileira. A narrativa é construída a partir de Leivinha, idealizador do evento. Na época com 20 anos, ele organizou as quatro edições do festival (1975, 1981, 1983 e 1984) transformando a fazenda de seus pais no principal destino hippie daquele período.


17:55

Curta! + Casa do Saber – A arte de Heitor Villa-Lobos e a História da Música Clássica

Jornalismo20212minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:25h


18:00

Figuras da Dança - Episódio Célia Gouvêa

Documentário201126minBrasilLivre


De Sergio Roizenblit, Inês Bogéa

A bailarina Célia Gouvêa nasceu em Campinas (SP) e é um dos grandes nomes da dança paulista. Dividiu sua carreira entre o Brasil e a Europa e integrou a primeira turma do Mudra - Centro Europeu de Aperfeiçoamento e de Pesquisa dos Intérpretes do Espetáculo, dirigido por Maurice Bejárt (1927-2007). Ao lado de outros criadores fundou, na Bélgica, o Grupo Chandra - Teatro de Pesquisa de Bruxelas, com direção de Micha Van Hoecke. No Brasil coreografou para o Teatro de Dança de São Paulo, Teatro Galpão (SP), Corpo de Baile Municipal (atual Balé da Cidade de São Paulo), Célia Gouvêa Grupo de Dança, (SP) Teatro Guaíra (PR), e outras. É membro-fundadora da Cooperativa Paulista dos Bailarinos Coreógrafos de São Paulo.


18:30

Caçadores da Alma - Episódio Outros Brasis

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Walter Carvalho, Claudia Andujar, Severino Silva, Alex Ribeiro, Cacau Fernandes

Populações tradicionais como colhedores de flores, quilombolas, seringueiros e caatingueiros são retratadas por profissionais consagrados. Vemos a beleza e a dor dos sertões na pele áspera dos vaqueiros e na delicadeza de um mandacaru. A luta pela preservação dos saberes ancestrais dos indígenas. A vida cotidiana das favelas além da guerra entre facções.


19:00

Onde a beleza está - Episódio Tesão de Viver

Documentário201926minBrasil12 anosRJ


De Susane Worcman, Aí­da Marques

Arte e memória caminham juntas nas histórias de artistas fascinantes, anônimos, descobertos na terceira idade. João de Assis desenha apenas carros, porque aquela é uma maneira de “possuir” o que a vida nunca lhe deu a chance de ter. Dona Maria Helena se dedica aos autorretratos, em que, geralmente, prefere pintar-se nua e jovem, em um renascimento da própria sensualidade. Um grupo de mulheres pinta somente mandalas azuis. Hoje tais obras fazem parte do acervo da artista plástica Mônica Almeida, que, desde os anos 1980, realiza oficinas de arte com idosos e exposições dos trabalhos de seus alunos. Os resultados surpreendentes dessas oficinas revelam não só o despertar artístico de pessoas comuns, sem formação teórica, muitas vezes sem estudo, como transbordam desejos, sonhos e vontade de viver na terceira idade. Paralelamente, a própria obra de Mônica Almeida se vê transformada pelo contato com aqueles artistas e pela experiência humana inevitável da passagem do tempo.


19:30

Grandes Mitos: A Odisseia - Episódio Circe, a feiticeira

Documentário202026minFrança14 anos


De François Busnel

Em Ítaca, a Rainha Penélope aguenta a presença de pretendentes que cobiçam sua mão e o trono de seu marido Odisseu - desaparecido há mais de 10 anos. Ela inventa um estratégia: diz a eles que se casará com um deles quando terminar de tecer uma mortalha para o velho Laertes, o pai de Odisseu. Enquanto isso, no mar, os homens de Odisseu estão se recuperando das provações pelas quais passaram. Uma vez mordidos duas vezes tímidos, eles se aproximam da próxima ilha com cautela extra. Partindo como batedores, alguns deles encontram a bruxa Circe em sua casa. Mas depois de recebê-los e alimentá-los, ela os transforma em porcos. Ajudado pelo deus Hermes, Odisseu, por sua vez, confronta a bruxa. Seduzida pelo guerreiro que esperava, ela devolve aos marinheiros sua aparição. Todos decidem ficar um pouco nesta ilha que acabou se revelando bem acolhedora.


20:00

Estados da Arte - Episódio Celebração

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

A prática e a visão de um grupo de artistas que decide fundar uma galeria e inventar novas formas de experimentação e circulação da obra de arte. A arte extrapola as fronteiras da galeria para celebrar a vida, seguindo o mote dos criadores da Gentil Carioca.


20:30

Ensaios Contemporâneos - Episódio Corpo, uma política

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

Como parte da cultura de vanguarda, a dança contemporânea reflete e antecipa diversas transformações na relação do indivíduo e da sociedade com o corpo. Entendendo a dança contemporânea como instrumento de autoconhecimento e ato político, este episódio da série Ensaios Contemporâneos aborda as diferentes maneiras com que companhias de dança e artistas usam o corpo para expressar os embates interiores e coletivos que permeiam questões como identidade, gênero, etnia, padrão de beleza, entre outros. Cada tema abordado é um caminho para trazer à tona e explorar nuances do debate em torno do corpo, seus usos políticos e artísticos.


21:30

Onde Nascem as Ideias - Episódio Sônia

Documentário201943minBrasilLivre


De Carolina Sá

O episódio acompanha a montagem da obra "Maria dos Anjos" da artista plástica mineira Sônia Gomes para sua primeira exposição individual no MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Niterói.


22:25

Cores

Show20197minBrasilLivreSP


De Ana Rezende Com Gabriel Geszti

Canção do álbum Coresz (2016) de Gabriel Geszti.

Próximas Exibições:
Sáb, 29 mai às 08:25h


22:35

Lygia

Documentário202074minBrasil14 anosRJ


De Oskar Metsavaht Com Carolyna Aguiar

A performer e atriz Carolyna Aguiar realiza o monólogo “Lygia.”, escrito a partir dos diários de Lygia Clark, pela dramaturga Maria Clara Mattos, que também assina a direção, em conjunto com a diretora e atriz Bel Kutner. Na pesquisa para a criação de “Lygia.”, que envolveu seus diários, entrevistas e estudos de sua obra, fica claro que a artista se realizou, respondeu às suas perguntas e entregou a autoria da obra ao seu espectador participante.