Plano de Aula

ANTÍGONA - A MULHER QUE DISSE NÃO

Antígona - A Mulher que Disse Não
13/07/2022
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais
Ciências Humanas, Ensino Religioso, Arte
Mylene Oliveira - Tamanduá EDU



Caro professor, o episódio Antígona - A mulher que disse não faz parte da série “Grandes mitos gregos” e pode ser trabalhado com os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com alicerce na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 


Os irmãos Etéocles e Polinices fizeram um acordo que estipulava um ano de reinado para cada, mas Etéocles não respeitou esse combinado. Tomado pela fúria, Polinices iniciou uma batalha contra o irmão. Antígona (filha de Édipo e Jocasta) não ficou satisfeita com a rivalidade entre seus irmãos e interveio. 


A série pode ser utilizada para estudar a cultura grega, principalmente a mitologia, além de traçar um paralelo com a nossa realidade ao discutir sobre poder, guerra, amor e beleza. Portanto, cabe a você, professor, proporcionar um momento de reflexão coletiva sobre as temáticas abordadas em cada episódio, além de propor atividades como debates e pesquisas.


Por fim, confira a classificação das habilidades por competência a partir das áreas definidas pela BNCC.


ENSINO FUNDAMENTAL


Arte


1. Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.


(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc. 


(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.


Ensino Religioso


4. Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver.


(EF06ER06) Reconhecer a importância dos mitos, ritos, símbolos e textos na estruturação das diferentes crenças, tradições e movimentos religiosos.


(EF09ER03) Identificar sentidos do viver e do morrer em diferentes tradições religiosas, através do estudo de mitos fundantes.


ENSINO MÉDIO


Ciências Humanas e Sociais Aplicadas


1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade deprocedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles,  considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.


(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.


 


 



EF69AR03 - Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.
EF69AR32 - Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
EF06ER06 - Reconhecer a importância dos mitos, ritos, símbolos e textos na estruturação das diferentes crenças, tradições e movimentos religiosos.
EF09ER03 - Identificar sentidos do viver e do morrer em diferentes tradições religiosas, através do estudo de mitos fundantes.
EM13CHS101 - Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
EM13CHS105 - Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/ natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.
EM13CHS201 - Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.
EM13CHS203 - Comparar os significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas (civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo, esclarecimento/obscurantismo, cidade/campo, entre outras).




Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)