Plano de Aula

BIOCONSTRUINDO

Bioconstruindo
13/07/2022
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais
Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Geografia, Ciências
Malu Alves
Acesse a ficha do filme



Prezado (a) professor (a), o documentário “Bioconstruindo” é um excelente recurso audiovisual que exemplifica uma das diversas formas de garantir uma vida ecologicamente sustentável, podendo ser aplicável em diversos contextos que procurem transmitir aos estudantes conceitos de educação ambiental.


Este documentário acompanha permacultores do Instituto de Permacultura e Ecovila do Cerrado (IPEC) situado em Pirenópolis (município de Goiás), que realizam uma série de construções civis (em maioria voltadas à criação de casas e moradias) utilizando elementos naturais como materiais de construção, contando com a participação e trabalho conjunto de pessoas que procuram o IPEC com o objetivo de aprender a respeito de práticas sustentáveis de manutenção da vida.


Assim, este documentário é indicado sobretudo para as áreas de Ciências e Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental e para as áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Ensino Médio. A seguir, serão apresentados encaminhamentos de como podem ser explorados alguns aspectos do documentário relacionados com as áreas de conhecimento descritas, sendo estas sugestões de aplicação em sala de aula.


Para os Anos Finais do Ensino Fundamental, é recomendado que utilize-se uma abordagem de exploração do conteúdo que vá além da sala de aula, de modo que ao estudar, sobretudo, conteúdos envolvendo a flora, eles possam não apenas ser apresentados a diferentes ambientes naturais e classificá-los conforme suas características, mas também possam ter a experiência de por si só de entender as propriedades do ambiente ao qual estão inseridos no dia a dia, além de poderem analisar quais os principais focos de problemas socioambientais ali presentes. Além disso, apresentar aos alunos outras pequenas, mas significativas atitudes de conservação do meio ambiente pode trazê-los a um protagonismo em relação aos conhecimentos naturais e atuação individual e conjunta na educação ambiental.


Para o Ensino Médio, é recomendado trabalhar a exploração qualitativa de dados e análise de informações a respeito de práticas sustentáveis para manutenção da vida. Nesse sentido, é importante e relevante o uso de tecnologias digitais que sirvam de apoio para pesquisas e coleta de dados, de modo que os alunos possam explorar não apenas os problemas ambientais que afetam nossas vidas em microescala, mas também entendam quais são os problemas em macro escala, para que assim possam propor soluções possíveis e contínuas em seu cotidiano e o quanto essas pequenas mudanças podem afetar o macro. Além disso, seria interessante analisar grandes empresas que hoje em dia já possuem um forte vínculo com práticas sustentáveis, trabalhando com materiais e produtos que agridem menos a natureza, nos mais diversos setores de produção e comercialização.


Já uma possível aplicação pedagógica em sala de aula envolveria um trabalho conjunto da turma, de modo que eles estudassem a cidade onde estão inseridos e analisassem quais os problemas socioambientais podem ser observados tanto em seu cotidiano quanto no cotidiano de alguns adultos (como o ambiente de trabalho), através de pesquisas e entrevistas. Feito isso, poderia utilizar os dados obtidos e caminhar em duas frentes: uma delas envolvendo problemas mais complexos, estes que poderiam ser levados inclusive para autoridades políticas da região como uma forma crítica e eficiente de exigir de governantes ao menos uma postura perante os problemas ambientais apresentados, enquanto a segunda trataria de mudanças cotidianas e projetos de conscientização, principalmente voltados à substituição de materiais que agridem o meio ambiente por materiais biodegradáveis, como propõe-se exemplificar este documentário.


Classificação BNCC


Ensino Fundamental Anos Finais


Ciências


Competências: 


1. Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.


3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.


8. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.


Habilidades:


(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.


(EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.


(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.


Geografia


Competências: 


6. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.


7. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.


Habilidades:


(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. 


(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).  


Ensino Médio


Ciências da Natureza e suas Tecnologias


Competências: 


2. Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.


Habilidades:


(EM13CNT203) Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).


(EM13CNT206) Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.


Ciências Humanas e Sociais Aplicadas


Competências


3. Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.


Habilidades:


(EM13CHS301) Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável.


(EM13CHS304) Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável.


 



EF07CI07 - Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
EF09CI12 - Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.
EF09CI13 - Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
EF06GE10 - Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
EF07GE11 - Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
EM13CNT203 - Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
EM13CNT206 - Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.
EM13CHS301 - Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável.
EM13CHS302 - Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais - entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais -, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.
EM13CHS304 - Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável.
EM13CHS306 - Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).

Bioconstruindo - Questionário

Crie o seu próprio Teste!
Criar Teste





Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)