Plano de Aula

LEONARDO DA VINCI – O HOMEM UNIVERSAL

Leonardo da Vinci – O Homem Universal
12/07/2022
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais
Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, História, Ciências, Arte
Malu Alves
Acesse a ficha do filme



Prezado (a) professor (a), o documentário “Leonardo da Vinci - O homem universal” retrata de forma fluida e envolvente o mistério de quem era Leonardo da Vinci e quais os caminhos este trilhou para consagrar-se como um artista extraordinário, sendo a palavra universal de seu título também aplicável ao contexto escolar, visto que este documentário pode ser apresentado aos estudantes nos mais diversos contextos, rendendo reflexões e discussões construtivas a partir de sua análise.


O documentário procura retratar a extensão do trabalho de Leonardo durante toda sua vida, fazendo uma “viagem” sobre seus estudos, partindo da infância onde acredita-se que já esbanjava potencial para as artes, até o ápice de seus trabalhos como escultor e pintor, onde desenvolve obras e faz anotações que são analisadas e contempladas até os dias atuais.


Assim, esta é uma obra voltada sobretudo para as áreas de Arte, Ciências e História nos Anos Finais do Ensino Fundamental e para as áreas de Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Ensino Médio. A seguir, serão apresentados encaminhamentos de como podem ser explorados alguns aspectos do documentário relacionados com as áreas de conhecimento descritas, sendo estas sugestões de aplicação em sala de aula.


Para os Anos Finais do Ensino Fundamental, recomenda-se um debate voltado ao em torno às obras de Leonardo, ou seja, propor aos alunos uma análise e posteriormente uma discussão em relação à aspectos: sociais de suas obras e as necessidades da época que levaram ao planejamento e quando possível à construção delas (principalmente suas obras de engenharia, onde muitas delas não são necessariamente precursoras das atuais, mas já possuíam características fundamentais destas) e culturais e históricos de suas obras, uma vez que neste período (meados do século XV a XVI) a Europa passava pelo período do Renascimento, influenciando diretamente na composição de estudos e obras, além de poder vincular alguns aspectos do documentário à conflitos da época.


Para o Ensino Médio, é aconselhável trabalhar mais a essência das obras de Leonardo, ou seja, procurar entender as perspectivas dele para a criação de suas obras (do ponto de vista histórico e sociológico) enquanto também é realizada uma interpretação do significado delas para a época ao qual foram concebidas, além de uma possível ressignificação por parte dos alunos desses sentidos através de uma visão crítica aplicada aos quadros principalmente, mas também às demais obras do autor.


Uma sugestão de como utilizar o documentário no contexto escolar, iria requerer em um primeiro momento a apresentação prévia do artista, de modo que os alunos sintam curiosidade em acompanhar sua vida e a história de algumas de suas obras durante toda a duração do documentário, para que este não se torne apenas um recurso audiovisual desinteressante para eles. Posteriormente, dividindo a turma em grupos, o professor responsável poderia apresentar com maiores detalhes (através de imagens por exemplo) algumas das obras vistas no documentário, divididas conforme algumas especialidades de Leonardo (engenharia, pintura, escultura etc.) e assim, explicar que cada grupo decida quais das formas de arte gostaria de reproduzir ou ressignificar, de modo que este trabalho se estenda por mais algumas aulas. Por exemplo, escolhida a arte da engenharia, poderia reconstruir as obras de Leonardo em miniatura, tais como são mostradas ou com certos ajustes, de modo que cada toque criativo adicionado ao trabalho seja explicado posteriormente para o grande grupo, utilizando para isso materiais simples de confecção, se possível materiais que seriam descartados (palitos de madeira, lápis quebrados, canudos etc.). Nesse contexto, os alunos estarão envolvidos em um ambiente onde podem explorar e criar como bem entenderem, liberdade essa tão apreciada pelo autor.


Classificação BNCC


Ensino Fundamental Anos Finais


Arte


Competências: 


9.Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.


Habilidades:


(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. 


(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas


(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.). 


Ciências


Competências: 


1. Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.


Habilidades:


(EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.


História


Competências: 


1. Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.


Habilidades:


(EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.


Ensino Médio


Linguagens e suas Tecnologias


Competências: 


1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.


6. Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.


Habilidades:


(EM13LGG103) Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).


(EM13LGG601) Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.


(EM13LGG602) Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.


(EM13LGG604) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas. 


Ciências Humanas e Sociais Aplicadas


Competências


1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.


Habilidades:


(EM13CHS104) Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço. 



EF69AR01 - Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
EF69AR04 - Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
EF69AR05 - Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).
EF07CI01 - Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
EF07HI04 - Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
EM13LGG103 - Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
EM13LGG601 - Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
EM13LGG602 - Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.
EM13LGG604 - Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.
EM13CHS104 - Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
EM13CHS201 - Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.
EM13CHS202 - Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais.
EM13CHS203 - Comparar os significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas (civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo, esclarecimento/obscurantismo, cidade/campo, entre outras).




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