Plano de Aula

CANTANDO A ESPERANÇA

Cantando a esperança
22/04/2022
Ensino Médio
Linguagens, Ciências Humanas, História, Arte
Caroline Silveira Bauer
Acesse a ficha do filme



Caro professor, a série “101 Canções que tocaram o Brasil”, dirigida por Roberto Oliveira e com roteiro assinado por Nelson Motta – autor do livro homônimo – e Pedro Motta Gueiros, tem como objetivo narrar a história do Brasil a partir da música popular. Desta forma, canções, artistas e conjunturas culturais e históricas se entrelaçam ao longo de 13 programas. 


Neste plano de aula, preparamos algumas possibilidades de uso do episódio “Cantando a esperança” para desenvolver algumas competências e habilidades gerais e específicas das áreas de “Ciências Humanas e Sociais Aplicadas” e de “Linguagens e suas Tecnologias”, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. 


Em “Cantando a esperança”, é apresentada a história de oito canções da música popular brasileira, lançadas entre 1963 e 1966. São elas “Mais que nada”, de Jorge Ben Jor (1963); “O sol nascerá”, de Cartola e Elton Medeiros (1964); “Primavera”, de Carlos Lyra e Vinícius de Moraes (1964); “Trem das onze”, de Adoniram Barbosa (1964); “Mascarada”, de Zé Kéti e Elton Medeiros (1965); “Preciso aprender a ser só”, de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle (1965); “Samba de verão”, de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle (1965); e “Canto de Ossanha”, de Baden Powell e Vinícius de Moraes (1966). Como o próprio Nelson Motta afirma no documentário, não são as canções mais bonitas ou as mais importantes, mas são representantes da diversidade cultural, étnica e social desse gênero que chamamos de “música popular”.


É a partir dessa diversidade que propomos a você, professor, a sugestão de duas atividades para explorar as temáticas trazidas com o documentário. Orientadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essas atividades coadunam-se com as seguintes competências:


Competência geral


1. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.


Competências específicas – “Linguagens e suas Tecnologias”


1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.


2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.


Competências específicas – “Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”


1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.


2. Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.


As habilidades a serem desenvolvidas em cada um desses campos estão designadas nas atividades.


Atividade 1


Habilidade – Linguagens e suas Tecnologias


(EM13LGG202) – Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias.


Habilidade – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 


(EM13CHS102) – Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.


Descrição da Atividade 1


Objetivamos que, com esta atividade, você, professor, possa trabalhar com seus alunos as representações e os estereótipos que envolvem o samba, os sambistas e o carnaval. Sugerimos que você inicie a atividade solicitando aos estudantes que, em uma folha de papel, escrevam expressões, imagens e termos que eles identificam como relacionadas ao samba, aos sambistas e ao carnaval.


Depois desta primeira etapa individual, incentivamos que você debata com a turma quais foram as principais ocorrências nessas representações, e então identifique estereótipos que podem aparecer.


A seguir, recomendamos que assistam juntos ao episódio “Cantando a esperança”. Após a exibição, retornem ao debate:



  • Que representações se confirmam no episódio?

  • Quais estereótipos estão presentes na produção?


Em seguida, indicamos que você, professor, trabalhe com aspectos culturais e sociais que envolvem o samba, os sambistas e o carnaval, identificando origens históricas para manifestações que evidenciam o racismo e a desigualdade social no Brasil.


Por fim, como forma de positivação da população negra e de valorização do carnaval como um elemento importante da cultura brasileira, solicite aos alunos que pesquisem sobre a vida dos sambistas citados no documentário, ressaltando a importância desses compositores e intérpretes para a história da música popular brasileira. 


Atividade 2


Habilidade – Linguagens e suas Tecnologias


(EM13LGG602) – Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.


Habilidade – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 


(EM13CHS502) – Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.


Descrição da Atividade 2


Esta atividade tem como objetivo ampliar o repertório cultural e histórico dos alunos. Para tanto, sugerimos que você, professor, primeiramente promova uma sessão para a exibição do documentário.


Posteriormente, e em conjunto com colegas de outras áreas, promova uma oficina para que os alunos conheçam os instrumentos musicais, reconheçam seus sons e possam compreender suas origens.


Incentivamos que a pessoa a ministrar a oficina enfoque em instrumentos de percussão, e ressalte sua presença nas culturas africana, indígena e europeia. Da mesma forma, a pessoa deverá ressaltar que alguns instrumentos musicais também fazem parte de práticas religiosas de matriz afro-brasileira, que também estão presentes nas letras de algumas músicas do documentário, nos chamados “afrosambas”.


Por fim, após a oficina, convidamos a você, professor, a construir uma playlist colaborativa com as músicas trabalhadas no vídeo e com a contribuição dos alunos. Esta interação entre o documentário e as inserções dos estudantes é importante para valorizar seu repertório musical e, ao mesmo tempo, para apresentar àqueles que não conhecem, outras manifestações culturais. Acreditamos que, assim, positivando os elementos da cultura e da história africanas e afro-brasileiras, seja possível desnaturalizar e combater a intolerância e a discriminação.


Atividade 3


Habilidade – Linguagens e suas Tecnologias 


(EM13LGG604) – Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.


Habilidades – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 


(EM13CHS601) – Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.


Descrição da Atividade 3


A atividade 3 é uma atividade de contextualização da produção artística e cultural das canções abordadas no documentário. Sugerimos que você, professor, inicie a atividade com a exibição do vídeo para os alunos. Em seguida, recomendamos que distribua aos alunos uma cópia da letra da canção “O sol nascerá”, de Cartola e Elton Medeiros, e ouçam juntos a música.


Conduza o debate com os alunos a partir do elemento trazido pelo documentário, que a canção fora utilizada como uma metáfora política contra a ditadura. Explique aos alunos o que é “metáfora” e quais as diferenças entre democracia e ditadura.


Após esta parte mais expositiva, peça aos estudantes que identifiquem quem seria o sol e quem seria a tempestade. Pergunte a eles por que a mocidade estaria chorando.


A seguir, sugerimos uma explicação sobre a conjuntura de composição e lançamento das músicas, ocorridas na primeira metade dos anos 1960.


Esse período foi marcado por um clima de instabilidade proveniente de fatores externos, como a Guerra Fria, e internos, como a intensa polarização política e a crise econômica e social. Em 1961, uma intervenção militar tentou impedir a posse de João Goulart como presidente da República após a renúncia de Jânio Quadros. Essa situação foi parcialmente resolvida com a mudança do regime político, de presidencialismo para parlamentarismo.


Contudo, os ânimos dos que queriam o trabalhismo fora do jogo político não se arrefeceram, e, nos anos seguintes, formaram-se em todo o Brasil diversas “ilhas de conspiração”, que enfraqueceram o governo João Goulart. O golpe civil-militar de 1964 tinha como objetivo a deposição do presidente, mas não havia consenso sobre o que ocorreria após a intervenção. Na verdade, diversos projetos estavam em disputa, justamente pela heterogeneidade dos setores golpistas.


Finalize a atividade solicitando aos estudantes que pesquisem o que foi a ditadura civil-militar brasileira implementada com o golpe de 1964.


Para complementar a proposição das atividades, recomendamos as seguintes leituras: 


Napolitano, Marcos. (2019). Cartografias transatlânticas da música popular nas Américas. Revista USP, (123), 45-58. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i123p45-58


Bezerra Filho, Feliciano José. (2019). O samba, a bossa nova e a moderna canção brasileira. LETRAS EM REVISTA, 9(2). https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/190


Duque, Luís Guilherme Ritta. Na trilha sonora da História: a canção brasileira como recurso didático-pedagógico na sala de aula. Revista História Hoje, 6(11). https://doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.322



EM13LGG202 - Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias.
EM13LGG602 - Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.
EM13LGG604 - Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.
EM13CHS102 - Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
EM13CHS502 - Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
EM13CHS601 - Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.




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