Plano de Aula

DA 2ª GUERRA MUNDIAL À GUERRA FRIA

Yalta, os Três Grandes em Conflito | Documentário | De Emilie Lançon | 2018 | 52 min |
04/04/2022
Ensino Médio
Linguagens, Ciências Humanas, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Arte
Mayra
Acesse a ficha do filme



Caro professor, a série documental “1945-1953: Da 2a Guerra Mundial à Guerra Fria”, de direção de Emilie Lançon e finalizado em 2018, apresenta uma perspectiva sobre o final da Segunda Guerra Mundial e o desenrolar dos fatos que levaram às tensões da Guerra Fria. Dividida em dois episódios, a série apresenta uma narração linear, embasada por imagens de arquivo, documentos, fotografias, testemunhos e depoimentos de especialistas. Um rico material para ser trabalhado inclusive de forma interdisciplinar, nas aulas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e de Linguagens e suas Tecnologias  para o Ensino Médio.


Neste plano de aula, preparamos propostas de utilização do episódio 1: “Yalta, os três grandes em conflito”, que apresenta o desenrolar da Conferência de Yalta, realizada em 1945, com a presença de Franklin D. Roosevelt, Winston Churchill e Joseph Stalin, com o objetivo de decidir o destino da Europa e do mundo após a derrota alemã e o fim da Segunda Grande Guerra. 


Em História, o documentário pode ser trabalhado para auxiliar a compreender e promover debates sobre:



  • A importância da Conferência de Yalta.

  • A necessidade por parte dos Estados Unidos do apoio da URSS na guerra contra o Japão.

  • A criação da Organização das Nações Unidas (ONU).

  • A divisão da Alemanha e de Berlim.


Em Geografia:



  • Os interesses ideológicos, políticos e econômicos de cada país envolvido na Conferência de Yalta.

  • A posição da Inglaterra e de Churchill frente às potências Estados Unidos e URSS.

  • A estratégia de escolha da cidade de Yalta para a Conferência.

  • A questão da Polônia pós-segunda guerra.


Em Artes:



  • Metalinguagem do documentário: quem são os diretores, como foram feitas as escolhas das imagens, da narrativa e dos entrevistados, e qual o contexto da produção do filme.


Em Filosofia e Sociologia:



  • O equilíbrio entre as disputas ideológicas e as alianças necessárias naquele momento.


Para complementar a elaboração dos projetos didáticos, selecionamos algumas referências:


BRAVO, J. dos S. A formação de uma nova ordem internacional após a Segunda Guerra Mundial.  V Encontro Estudantil Regional de Relações Internacionais. Universidade de Santa Cruz do Sul, 2014. Disponível em: https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/veeri/article/view/13250   Acesso: 30 mar. 2022.


COSTA, I. Reestruturação da Europa pós-segunda guerra (1945-1968): um estudo sobre as causas e consequências geopolíticas e econômicas do sistema mundial. Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande, 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. Disponível em: http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/7987/d62fb8ffad645b805767597035cb7ec9.pdf?sequence=1 Acesso: 30 mar. 2022.


DOBBS, M. Seis meses em 1945: Roosevelt, Stalin, Churchill e Truman - da Segunda Guerra à Guerra Fria. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.


GRASS, P. L. Geopolítica e Soberania Russa: algumas considerações sobre uma nova Yalta. Revista Intellector, 17(34), 03–23. 2021. Disponível em: http://revistaintellector.cenegri.org.br/index.php/intellector/article/view/342 Acesso: 30 mar. 2022. 


HAMMES, L. J. ZITKOSKI, J. J. BOMBASSARO, L. C. Ética, educação e direitos humanos. Signos. v. 34, n. 1 (2013). Disponível em: http://www.meep.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/742 Acesso: 30 mar. 2022.


VASCONCELLOS, C. E. MANSANI, R. de S. As conferências internacionais de Yalta e Potsdam e sua contribuição à construção da hegemonia econômica internacional norte americana no capitalismo do pós 2ª Guerra Mundial. Revista Relações Internacionais do Mundo Atual.  V. 2, n. 16 (2013). Disponível em: http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/RIMA/article/view/731 Acesso: 30 mar. 2022.


VIZENTINI, P. G. F. O Sistema de Yalta como condicionante da política internacional do Brasil e dos países do Terceiro Mundo. Revista Brasileira de Política Internacional. Número 40, v.1, pp. 5-17, 1997. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbpi/a/zjV7ZPPTVpzBkwz5Y96zZMh/?format=pdf&lang=pt Acesso: 30 mar. 2022.


Sugerimos que uma questão central seja proposta pelos educadores após a exibição do episódio e, a partir dela, sejam estabelecidas as atividades de aprofundamento das temáticas. Outra sugestão é a de propor uma atividade introdutória antes mesmo da exibição do documentário, com o objetivo de preparar o olhar dos educandos para a análise, partindo da questão-problema central. Em seguida, dar continuidade às atividades a partir das questões trazidas pelos educandos.


Na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, as competências e habilidades que podem ser  favorecidas são:


Na Área de Linguagens e suas Tecnologias: 


1- Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.


(EM13LGG101) Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.


(EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.


(EM13LGG103) Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).


2- Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.


(EM13LGG202) Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias.


(EM13LGG203) Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas, corporais e verbais).


6- Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.


(EM13LGG601) Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.


(EM13LGG602) Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.


(EM13LGG604) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.


Na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:


1- Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.


(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.


(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.


(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).


(EM13CHS106) Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.


2- Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.


(EM13CHS201) Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.


(EM13CHS204) Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.


6- Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.


(EM13CHS603) Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.)


(EM13CHS604) Discutir o papel dos organismos internacionais no contexto mundial, com vistas à elaboração de uma visão crítica sobre seus limites e suas formas de atuação nos países, considerando os aspectos positivos e negativos dessa atuação para as populações locais.(EM13CHS605) Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo.

 



EM13LGG102 - Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
EM13LGG103 - Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
EM13LGG202 - Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias.
EM13LGG203 - Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas, corporais e verbais).
EM13LGG601 - Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
EM13LGG602 - Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.
EM13LGG604 - Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.
EM13CHS101 - Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
EM13CHS102 - Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
EM13CHS103 - Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
EM13CHS106 - Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
EM13CHS201 - Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.
EM13CHS204 - Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.
EM13CHS603 - Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).
EM13CHS604 - Discutir o papel dos organismos internacionais no contexto mundial, com vistas à elaboração de uma visão crítica sobre seus limites e suas formas de atuação nos países, considerando os aspectos positivos e negativos dessa atuação para as populações locais.
EM13CHS605 - Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo.




Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)