Plano de Aula

YOU TUBERS

You Tubers
23/02/2022
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais
Linguagens, Ciências Humanas, Ensino Religioso, História, Sociologia, Língua Portuguesa, Arte
Mylene Oliveira - Tamanduá EDU



Caro professor e professora, o documentário You Tubers pode ser trabalhado com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com alicerce na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O vídeo é importante porque aborda uma temática atual, principalmente para adolescentes: os influenciadores digitais.


O documentário intercala entrevistas de quatro youtubers famosos, que mostram um pouco da sua rotina, gravações, bastidores, conteúdos, em suma, a sua experiência com o universo digital. Todos têm em comum o uso do recurso audiovisual para discutir diversas temáticas, até mesmo com humor. Isso atrai um grande número de seguidores, mas também haters (pessoas que disseminam ódio na internet).


Além disso, a internet tem se mostrado como uma aliada na democratização da produção e distribuição de conteúdo, já que qualquer pessoa pode expressar a sua opinião, debater, lutar por diversas causas e engajar mais pessoas.


As personalidades entrevistadas reconhecidas no país são: Julia (Jout Jout), que aborda questões sérias e, muitas vezes, polêmicas, como relacionamentos abusivos e violência infantil, mas também outros assuntos do dia a dia; Spartakus Santiago, um jovem negro e gay, que enfrenta o preconceito e ajuda outras pessoas por meio das redes sociais; Arnaldo, que faz do humor um instrumento de denúncia, por exemplo, da intolerância religiosa; e Guilherme (Rita Von Hunty), que se caracteriza como drag queen para discutir assuntos políticos.


Essa produção audiovisual pode ser assistida pela turma ou de forma individual. De qualquer modo, cabe a você, professor, proporcionar uma reflexão coletiva, além de outras atividades que abordam os assuntos discutidos, como debates, leituras complementares e pesquisas, com o intuito de desenvolver o senso crítico dos educandos, estimular a autonomia e incentivar a busca pelo conhecimento.


A partir do vídeo, é possível discutir temáticas como:


- Bullying;


- Preconceito;


- Intolerância religiosa;


- Ataques virtuais, cancelamento, linchamento virtual, haters;


- Identidade;


- Influenciadores digitais.


Por fim, confira a classificação das habilidades por competência a partir das áreas definidas pela BNCC.


ENSINO FUNDAMENTAL


Ciências Humanas


4. Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.


(EF09HI36) Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência.


Ensino Religioso


2. Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.


(EF08ER01) Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e atitudes pessoais e coletivas.


ENSINO MÉDIO


Linguagens e suas tecnologias


3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.


(EM13LGG303) Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.


7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.


(EM13LGG701) Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.


(EM13LGG702) Avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital.


Ciências Humanas e Sociais Aplicadas


5. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.


(EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.



EF09HI36 - Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência.
EF08ER01 - Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e atitudes pessoais e coletivas.
EM13LGG702 - Avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital.
EM13CHS502 - Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.

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