Plano de Aula

INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA E MOBILIDADE URBANA

O Carro do Ano
10/03/2015
Ensino Médio
Matemática, Sociologia, Geografia, Biologia, Língua Portuguesa, História
Joao Worcman
Acesse a ficha do filme



Em cidades como as grandes capitais do Brasil, o planejamento urbano parece estar sempre atrasado em relação às necessidades da população. Na história recente do Brasil, o desenvolvimento econômico foi fortemente marcado pelo desenvolvimento da indústria automobilística. A conjunção desses dois fatores acaba por comprometer a vida das pessoas na cidade e transporte público e privado concorrem com o mesmo espaço e as mesmas condições de mobilidade.



Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste


 Discutir o papel dos meios de transportes na estruturação da vida na cidade


 Conhecer as modificações culturais e de comportamento, decorrentes do advento e da ocupação da cidade pelos carros


 Conhecer as importantes manifestações políticas em torno das questões desenvolvimentistas envolvidas no processo de produção de veículos.



1° momento:




Exiba o filme para a turma. Ao terminar proponha as seguintes questões(as questões são sugestões e podem ser alteradas de acordo com a intenção do professor, reação dos estudantes e o desenvolvimento da atividade)



- Do que se trata o curta?


- Quais reflexões o curta provoca?


- O que mais chamou a atenção na apresentação do curta?


- Qual a mensagem que o curta quer passar? Você concorda?





2° momento:




Divida os alunos em grupos e proponha uma pesquisa sobre o desenvolvimento da indústria automobilística brasileira. Conversem sobre o papel do automóvel na estruturação da vida na cidade, descrevendo o seu impacto na cidade onde os estudantes vivem destacando os pontos positivos e os pontos negativos da expansão do acesso ao automóvel para a sociedade. Oriente-os para que identifiquem as principais razões que motivaram a expansão da indústria automobilística no Brasil.



Como apoio à pesquisa, esses sites podem ser consultados.




Democracia e Populismo: JK, Jânio e Jango



O Brasil a 100 por hora


Uma Modernização Conservadora


A Importância Da Manutenção Na Indústria Automobilística





3° momento:



Assista com os alunos ao episódio do documentário "A história automobilística brasileira 01- a história da luta pelo transporte em São Paulo"






Proponha um debate comparando as condições de 1952 e as condições atuais. O que há de diferente entre as duas épocas? O que há de semelhante?
Possibilite que estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas por eles.






4° momento:





A culminância dessa proposta está na produção de um vídeo por grupo que organize as informações e conhecimentos adquiridos pelos alunos e antecipando situações de mobilidade urbana para o futuro. Os formatos sugeridos para os vídeos poderão ser documentários, reportagens, ficção. O ideal é que não ultrapasse 10 minutos. Você poderá organizar um festival de vídeos em que os alunos possam escolher a melhor produção.




Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)