Plano de Aula

A PROPAGANDA E A ATUAL SITUAÇÃO DO TRANSPORTE BRASILEIRO (POR TALITA C. M. SILVA)

O Carro do Ano
02/12/2012
Ensino Médio
História, Matemática, Sociologia, Geografia, Biologia, Língua Portuguesa
Joao Worcman
Acesse a ficha do filme



Transporte público caótico, as classes mais baixas em ascensão e incentivo do governo para a compra de automóveis novos. Essa é a atual realidade das grandes metrópoles do Brasil. Com o apelo das campanhas publicitárias de automóveis, isso fica ainda mais evidente. Há um grande vilão em toda essa história?


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste



 Identificar as características do discurso publicitário e sua função.
 Discutir a questão do transporte público brasileiro, principalmente nas grandes metrópoles.
 Conscientizar sobre o melhor meio de transporte: vale a pena usar o carro cotidianamente?

1ª Etapa
Na aula de Língua Portuguesa, apresente as características do discurso publicitário e dos conceitos que o permeiam: funções e figuras de linguagem, persuasão, verossimilhança, entre outros.
Traga para os alunos algumas propagandas variadas (impressas, televisivas, da internet) e peça para que eles analisem, em grupo, as características apresentadas, os apelos feitos em cada uma e se é possível identificar o público-alvo. Abra a discussão para a sala.
2ª Etapa
Passe o curta-metragem "O carro do ano" aos alunos. Na aula de história ou sociologia, reúna a turma novamente em três grupos e traga para eles notícias sobre: a redução do IPI e o incentivo à compra de veículos novos para estimular a economia do país, a situação do transporte público brasileiro, sobretudo nas grandes metrópoles, e sobre o aquecimento global e como a poluição contribui para isso. Cada grupo discute entre si os artigos e, depois, abra a discussão para a sala. Anote, junto com os alunos, as conclusões que foram tiradas por todos sobre o assunto. Para os artigos sobre o aquecimento global e poluição, você pode pedir a ajuda dos professores de Geografia e Biologia para auxiliar os alunos no aprofundamento dos temas.
3ª Etapa
Voltando para a aula de Língua Portuguesa, peça para que os alunos analisem, em grupos, mais propagandas, agora de veículos. Após a análise, peça para que produzam uma propaganda de veículos, de acordo com as características apresentadas e com as dicas dadas pelo publicitário que aparece no filme. A propaganda poderá ser feita da maneira como o grupo escolher: impressa, televisiva, ou pela internet. Marque com a sala a data final de apresentação das propagandas e algumas reuniões para orientar os grupos. Para a produção das propagandas, os alunos poderão pedir auxílio para o professor de Arte.
4ª Etapa
Enquanto o professor de Língua Portuguesa desenvolve o trabalho com a propaganda, o professor de História / Sociologia desenvolve com os alunos (com o auxílio do professor de Língua Portuguesa) a produção de um artigo de opinião individual, que será compartilhado com a classe num debate oral. Esses artigos poderão ser publicados num blog ou jornal da escola, se a escola possuir, ou, caso a escola não os possua, esse pode ser um bom momento para fazê-los.

Avaliação
Por meio das atividades propostas, veja se os alunos compreenderam as características do texto publicitário e como são produzidos, se tiveram uma análise crítica sobre as questões sociais apresentadas e sobre como solucionar a tríade do transporte, consumo e meio ambiente.


Para saber mais:
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/teoria-da-comunicacao-emissor-mensagem-e-receptor.htm (Acessado em 29/10/2012)
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/compre-427203.shtml (Acessado em 29/10/2012)
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/10/reducao-de-ipi-para-carros-e-prorrogada-pela-segunda-vez.html (Acessado em 29/10/2012)
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-05-25/uso-do-transporte-publico-caiu-30-na-ultima-decada (Acessado em 29/10/2012)
http://www.brasilescola.com/geografia/aquecimento-global.htm (Acessado em 29/10/2012)

Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)