Plano de Aula

DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA

A Cor do Samba é Azul
21/02/2009
Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Superior
História, Geografia
isabellima
Acesse a ficha do filme



O blues teve sua origem na cultura afro-americana, com os escravos que trabalhavam nos campos de algodão, representando , portanto,
a expressão cultural através da música de uma minoria . O samba também tem sua história relacionada aos negros que vieram escravizados para o Brasil. Buscar as relações e estabelecer diferenças entre os dois gêneros pode ser um ótimo início de conversa para
pesquisas sobre Artes, Cidadania, Ciências Sociais, Comunicação, Discriminação e preconceito racial, Geografia, e História.


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste


Valorizar a diversidade cultural.
Conhecer a história da escravidão dos negros na América.
Compreender a música como expressão de uma cultura.
Utilizar diferentes linguagens para comunicar informações.

Exiba o filme A Cor do Samba é Azul.
Provoque reflexões tais como: por que as imagens aparecem azuladas quando a música é alterada no curta? Qual é o gênero músical que aparece nesse momento, substituindo o samba? Quais as relações que podem ser estabelecidas entre um gênero e outro?
Organize a turma em grupos. Cada grupo deve buscar argumentos para o título do curta A Cor do Samba é Azul, com informações sobre as origens do samba e do blues. Proponha que os alunos aprofundem suas pesquisas, buscando informações sobre o processo de escravidão e abolição no Brasil e na America do Norte, bem como, as manifestações culturais dos negros brasileiros e americanos.
Proponha que os alunos localizem músicos da cidade que toquem ou interpretem blues e samba e organizem uma apresentação na escola. A cada música, um grupo de alunos deve apresentar uma informação sobre a história pesquisada, criando quadros do tipo " Você sabia?..." entre as canções.


Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)