Plano de Aula

DIREITOS TRABALHISTAS

Viver a Vida
11/05/2015
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais, Formação de Educadores, Educação de Jovens e Adultos
Sociologia, História
Jussara Caetano
Acesse a ficha do filme



O modelo de produção que vivemos após as revoluções industriais exigiu, no decorrer dos séculos, que os trabalhadores procurassem os seus direitos para que seja garantida a dignidade diante do seu exercício. Com muito esforço os trabalhadores conseguiram alcançar direitos.



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Conhecer o processo de conquista de direitos


Reconhecer quais são as mínimas condições de trabalho


Conhecer os principais direitos estabelecidos na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).



Etapa 1:


Apresente para os alunos o poema Cântico da Rotina da autora Ana Miranda. Faça uma breve introdução sobre o tema da aula, contextualizando a situação explícita no poema. Se possível trace uma linha do tempo de acordo com as revoluções industriais e as mudanças que ocorrem para os trabalhadores.




Etapa 2:


Assista o curta-metragem Viver a vida com os alunos. Relacione com os alunos o que é descrito no Cântico da Rotina com a vida do office boy do curta-metragem. Solicite que cada aluno converse com sua família sobre os direitos trabalhistas e a importância deles e tragam um relato na próxima aula.





Etapa 3:


Distribua conteúdos (livros, revistas, artigos, etc.) sobre a revolução industrial e a história dos direitos trabalhistas no Brasil. Abra uma roda de conversa para que compartilhem o que foi colhido na conversa com a família.
Depois de compartilharem os relatos peça para que cada aluno escrava uma redação sobre o tema.




Avaliação:


Participação ativa na aula e elaboração da redação.




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