Segunda-feira, 10 de Maio de 2021


00:00

Grandes Mitos: A Odisseia - Episódio A jornada ao Inferno

Documentário202026minFrança14 anos


De François Busnel

Um ano se passou. É hora de Odisseu e seus homens deixarem a ilha da bruxa Circe e voltar para Ítaca. Para fazer isso, eles devem primeiro ir ao encontro do profeta Tirésias no Mundo Inferior. Só ele pode dizer a eles o que fazer para apaziguar a ira de Poseidon. Partem então para a terra dos cimérios onde, após terem feito um sacrifício para atrair a alma de Tirésias, são logo assaltados por fantasmas. Odisseu fala com sua mãe, Anticlea, que morreu de luto. Depois, com Tirésias, que lhes fala sobre as dificuldades que encontrarão e como evitá-las. Do Olimpo, Zeus fica furioso ao saber que, mais uma vez, Odisseu desafia os deuses indo para o inferno, um lugar proibido aos mortais.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:04h


00:30

O Legado da Coruja - Episódio Matemática

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

O espaço geométrico e a linguagem matemática constituem um legado universal que os gregos nos legaram. Como articulamos sua lógica perfeita à complexidade das ciências contemporâneas?

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:04h


01:00

Ôrí

Documentário198993minBrasilLivreSP


De Raquel Gerber

Ôrí significa “cabeça”, “consciência negra”, em língua yorubá. A música, a dança, o gesto, o ritual, na expressão da cultura mais antiga da Humanidade. Ôrí documenta os movimentos negros brasileiros entre 1977 e 1988, passando pela relação entre Brasil e África, tendo o quilombo como idéia central de um contínuo histórico e apresentando como fio condutor a história pessoal de Beatriz Nascimento, historiadora e militante negra, falecida prematuramente no Rio de Janeiro, em 1995. O filme mostra também a comunidade negra em sua relação com o tempo, o espaço e a ancestralidade, através da concepção do projeto de Beatriz, do "quilombo" como correção da nacionalidade brasileira.


02:35

Cabra Marcado para Morrer

Documentário1983120minBrasil16 anosRJ


De Eduardo Coutinho

Em 1962, o líder da liga camponesa de Sapé (PB), João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem de latifundiários. Um filme sobre sua vida começa a ser rodado em 1964, com a reconstituição ficcional da ação política que levou ao assassinato. Uma produção do CPC da UNE e do movimento de cultura popular de Pernambuco, com direção de Eduardo Coutinho. As filmagens são interrompidas pelo Golpe Militar de 1964. Dezessete anos depois, em 1981, Eduardo Coutinho retoma o projeto e procura Elizabeth Teixeira e outros participantes do filme interrompido. O tema central passa a ser a história de cada um deles que, estimulados pela filmagem e revendo as imagens do passado, elaboram para a câmera os sentidos de suas experiências.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:04h


04:40

Agenda Cinema - Festival do Rio 2021

Jornalismo20213minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!

Próximas Exibições:
Qua, 12 mai às 02:20h
Qui, 13 mai às 03:55h


04:45

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio Terra de liberdade

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

No início do século XVII, escravos fugidos da Capitania de Pernambuco se refugiam na Serra da Barriga, numa região de muitas palmeiras. Serão conhecidos como os Negros do Palmar. Fogem de um mundo onde a escravidão é natural e abençoada pela Igreja. Escapam dos castigos que violentam sua condição humana. Irão construir o maior baluarte de liberdade da nossa história.


05:45

Revista Curta!: 09/05/2021

Jornalismo202115minBrasilLivreRJ


Acompanhe a revista eletrônica totalmente dedicada à cultura. Seguindo a máxima do canal, quem fala é quem faz, a proposta são os próprios artistas e pensadores apresentarem seus trabalhos e contarem suas histórias.


06:00

República da Poesia - Episódio Pagu

Documentário201845minBrasilLivre


De Mariana Lacerda, Claudia Priscila

“Pagu” narra a trajetória de Patrícia Galvão (1910-1962), poeta, jornalista, crítica de literatura, escritora e tradutora. Militante comunista e primeira mulher presa política no Brasil, Pagu, uma das protagonistas do modernismo brasileiro, é contada neste filme na voz de amigos, familiares e também através de seus arquivos. O filme não é necessariamente biográfico mas, antes, busca localizar Pagu em sua atuação estética, literária e política, numa vida-obra situada nos limiares da vida, da morte, da arte e da política.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:04h


07:00

O Ex-Mágico

Animação201611minBrasilLivrePE


De Mauricio Nunes, Olimpio Costa Com Paulo Laurindo

Com misteriosos poderes, um homem aparentemente sem passado está em busca de se libertar das angústias que o mundo e seus dons mágicos lhe causaram.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:04h


07:15

Ofusca

Ficção200212minBrasilLivreSP


De Flávio Frederico Com Fernando Alves Pinto, Petrônio Gontijo, Júlia Feldens

Quatro pontos de vista, um triângulo amoroso e um carro.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:04h


07:30

Caixas Mágicas - Episódio Equação do Tempo: Uma Leitura de Antônio Conselheiro

Documentário202026minBrasil12 anosPE


De Hilton Lacerda, Letí­cia Simões Com Giordano Castro, Bruno Parmera, Erivaldo Oliveira, Lucas Torres, Mario Sergio Cabral

Este programa mostrará as diferentes faces do autor Joaquim Cardozo. O poeta e o dramaturgo, o desenhista, o calculista e o engenheiro. Considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa no século XX, teve forte ligação com Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e João Cabral de Melo Neto – apesar do grande desconhecimento nacional sobre sua obra. “Equação do Tempo” centra-se na peça Antônio Conselheiro, em que Cardozo reflete sobre a perversidade das estruturas de poder sobre a existência humanas a partir da tragédia de Canudos. Como dramaturgo,  se inspirava nas fontes populares da cultura nordestina, e as transcendia, reunindo, de modo poético, referências advindas de diversos campos do saber.  “Equação do Tempo” aborda, ainda, o desabamento do Pavilhão da Gameleira, em que Joaquim Cardozo foi injustamente acusado de erro de cálculo – fato que marcou o trágico fim de sua vida.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:04h


08:00

Escola do Amanhã - Episódio A Escola do Amanhã - Parte 2

Documentário201852minFrançaLivre


De Frederic Castaignede

A neurociência e as novas tecnologias estão revolucionando a educação. Reunindo cientistas e inovadores, professores, crianças e pais em todo o mundo, esta minissérie responde a uma pergunta urgente: como a ciência pode nos ajudar a moldar a escola de amanhã?

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:04h


09:00

Fronteiras do Pensamento (2013) - Episódio Memória Fantasma

Documentário201352minBrasilLivre


De Pedro Zimmermann

Exercício cinematográfico que examina de que maneira nossos relatos autobiográficos se formam, discutindo a relação entre memória, identidade e imaginação. No decorrer do filme, renomados intelectuais foram convidados a abordar o assunto sob diferentes ângulos, construindo um discurso que envolve a contribuição da linguística e da neurociência.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:04h


10:00

Zélia - Memórias de Amor

Documentário2017100minBrasilLivreBA


De Carla Laudari

Aos 32 anos, Zélia Gattai compra sua primeira câmera fotográfica durante seu exílio em Paris e começa a registrar o mundo ao lado do seu companheiro, o escritor Jorge Amado. Aos 63 anos, escreve seu primeiro livro, "Anarquistas, Graças a Deus". A obra, que conta sua infância em São Paulo no início do século XX, recebe o Prêmio Paulista de Revelação Literária, vende mais de 200 mil exemplares apenas no Brasil, é traduzida para diversos idiomas e adaptada para teatro e televisão. Sem querer pegar carona na fama do marido, Zélia opta por uma maneira particular de contar o que viu e viveu, criando uma literatura de forte cunho memorialístico. Como reconhecimento do seu talento, no dia 21 de maio de 2002, Zélia ocupa a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), a mesma que pertenceu a Jorge Amado. É com base nos seus livros de memória, no seu acervo de mais de 20 mil fotografias e nas entrevistas que o documentário constrói um retrato intimista de Zélia Gattai, tendo como fio condutor a história de amor que viveu durante 56 anos com Jorge Amado, personagem principal de sua obra. Um filme poético que experimenta a relação entre cinema e memória.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:04h


11:50

Pandemiarte - Episódio Clarice Niskier

Experimental20204minBrasilLivreRJ


De Fábio Gavião Com Clarice Niskier

A Atriz Clarice Niskier no período de maior isolamento social provocado pela pandemia da Covid 19 responde a 3 perguntas: Qual a necessidade da Arte? Como a Pandemia afetou seu trabalho, sua vida, sua rotina? Qual a "sua" necessidade? Isolada de seu público de teatro Clarice nos revela suas impressões sobre este difícil momento e a violenta necessidade de atuar.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 22:04h


12:00

Aquarela Musical - Episódio Chico César

Documentário201926minBrasilLivrePI


De Márcio Bigly

Mariana Aydar (SP), Sandro Moura (PI) e a banda Validuaté (PI) fazem releituras de alguns dos sucessos de Chico César, que mistura ritmos brasileiros e universais, com muita originalidade.


12:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Xangai

Documentário201425minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Eugênio Avelino, popularmente conhecido como Xangai, nome da sorveteria que seu pai abriu na pequena cidade de Nanuque em Minas Gerais, é um cantor, compositor e violeiro, filho e neto de violeiros, nascido no sertão da Bahia, apontado por muitos como um aglutinador de linguagens do sertão. Sua música, influenciada pela cultura dos vaqueiros da região, traz fortes elementos da vida no campo, da natureza e dos cantadores populares.


13:00

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio Terra de liberdade

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

No início do século XVII, escravos fugidos da Capitania de Pernambuco se refugiam na Serra da Barriga, numa região de muitas palmeiras. Serão conhecidos como os Negros do Palmar. Fogem de um mundo onde a escravidão é natural e abençoada pela Igreja. Escapam dos castigos que violentam sua condição humana. Irão construir o maior baluarte de liberdade da nossa história.


14:00

Ôrí

Documentário198993minBrasilLivreSP


De Raquel Gerber

Ôrí significa “cabeça”, “consciência negra”, em língua yorubá. A música, a dança, o gesto, o ritual, na expressão da cultura mais antiga da Humanidade. Ôrí documenta os movimentos negros brasileiros entre 1977 e 1988, passando pela relação entre Brasil e África, tendo o quilombo como idéia central de um contínuo histórico e apresentando como fio condutor a história pessoal de Beatriz Nascimento, historiadora e militante negra, falecida prematuramente no Rio de Janeiro, em 1995. O filme mostra também a comunidade negra em sua relação com o tempo, o espaço e a ancestralidade, através da concepção do projeto de Beatriz, do "quilombo" como correção da nacionalidade brasileira.


15:35

Borscht - Uma receita russa

Documentário201318minBrasilLivreSP


De Marina Quintanilha

Duas irmãs e seus maridos fogem da Revolução Russa e da Alemanha nazista para o Brasil. Nos anos 1960, dividem uma casa em São Paulo. Conflitos amorosos, misturados ao pendor russo para a boemia e o descomedimento, criaram uma narrativa típica dos folhetins de Nelson Rodrigues.


16:00

Quartier Latin - Maio de 68

Documentário197890minFrançaLivre


De William Klein

Um documentário sobre maio de 1968. Por um pedido de estudantes da Sorbonne, William Klein filmou eventos no Quartier Latin, em Paris. Esse material deveria ter sido usado como parte de um filme sobre Maio de 68, mas que, por inúmeras divergências, não foi finalizado na época. O olhar é voltado para a população, estudantes, e ativistas que podem de repente, se expressar. Foram ouvidos trabalhadores, donas de casa, garçons, donos de loja, imigrantes, crianças, pensionistas, yuppies insatisfeitos, chefes arrependidos, jovens homens e mulheres raivosos e de todos os tipos e tendências políticas, cujas discussões inflamadas espalharam-se por toda a cidade. Boas intenções, rumores, revelações, sonhos selvagens e discursos, análises incisivas e rebuscadas, reviravoltas dramáticas, intrigas, confissões, crises de consciência, psicodramas. Falas e mais falas delirantes.


17:45

Revista Curta!: 09/05/2021

Jornalismo202115minBrasilLivreRJ


Acompanhe a revista eletrônica totalmente dedicada à cultura. Seguindo a máxima do canal, quem fala é quem faz, a proposta são os próprios artistas e pensadores apresentarem seus trabalhos e contarem suas histórias.


18:00

O Legado da Coruja - Episódio Logomaquia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Todos os significados de “logos” se originaram de um pequeno território entre Éfeso e Patmos. De acordo com Aristóteles, o animal humano luta com uma arma específica: a fala. O destino do logos seria a "logomaquia"? A luta pelas palavras.

Próximas Exibições:
Qua, 12 mai às 06:00h
Sáb, 15 mai às 10:25h


18:30

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Verão de 1500

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

Tupi, tapajó, jê e xinguano: povos ancestrais que ergueram aldeias e monumentos e cruzaram o continente, enfrentando aqueles que encontravam no caminho. Até que um dia, em 1500, se deparam com a mais bizarra das tribos: os CARI. Em tupi, Homem Branco e vestidos demais para o clima local. E é versão deles, o resto da história que conhecemos.

Próximas Exibições:
Qua, 12 mai às 06:30h
Dom, 16 mai às 06:25h


19:30

Trajetórias - Episódio Ana Mae Barbosa

Documentário201815minBrasilLivreSP


De Tobias Rodil Com Ana Mae Barbosa

Ana Mae Barbosa está na gênese da arte-educação brasileira e conjuga em sua trajetória os verbos aprender e ensinar em todos os seus modos e tempos.

Próximas Exibições:
Qua, 12 mai às 07:30h
Sáb, 15 mai às 06:35h


19:45

Trajetórias - Episódio Mestre Meia Noite

Documentário201815minBrasilLivreSP


De Tobias Rodil Com Mestre Meia Noite

Gilson Santana, o Mestre Meia-Noite, é mestre de capoeira, bailarino e educador. Em 1988, fundou o Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, que visa aproximar a comunidade de Chão de Estrelas de suas raízes africanas.

Próximas Exibições:
Qua, 12 mai às 07:45h
Sáb, 15 mai às 06:55h


20:00

Sons Brasilis - Episódio Tecnobrega

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra

O Tecnobrega surgiu em Belém do Pará nos anos 2000, uma mistura de elementos da música eletrônica e pop com gêneros regionais como calypso e forró eletrônico, sendo baseado especialmente no uso de sintetizador, riffs de guitarra e caixa de ritmos. As temáticas das músicas passeiam pelo romântico, o humor e o protesto. O episódio foi gravado em Belém do Pará e tem a participação de Tonny Brasil, David Sampler e Keila Gentil, entre outros.

Próximas Exibições:
Qua, 12 mai às 08:00h
Sáb, 15 mai às 18:00h


20:30

Presença de Villa-Lobos - Episódio A Juventude

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

A JUVENTUDE, primeira fase da vida musical de Villa-Lobos é investigada uma vez que sua atuação como músico profissional ensejou uma quantidade de influências de um classicismo ao qual, mais tarde, Villa-Lobos viria a contestar.

Próximas Exibições:
Qua, 12 mai às 08:30h


21:00

Os Ímpares - Episódio Jards - Criolo e Nação

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

A banda Nação Zumbi é convidada do programa para reler a canção "Revendo Amigos", do álbum de 1972 de Jards Macalé. Criolo também participa do episódio com sua releitura de "78 Rotações". Jards vai ao estúdio, acompanha a gravação de Criolo e conta um pouco da história do disco.

Próximas Exibições:
Qua, 12 mai às 09:00h
Dom, 16 mai às 12:40h


21:30

Roda de Choro - Episódio Flauta

Documentário202126minBrasilLivreRJ


De Luiz Guimarães de Castro Com Kiko Horta, Cristóvão Bastos, Luciana Rabello, Paulo Aragão, Jayme Vignoli

Presente desde o início do choro, a flauta é o instrumento de alguns dos mais conhecidos pioneiros do gênero. Virtuoses como Callado, Patápio Silva, Pixinguinha, Copinha e Benedito Lacerda contribuíram fortemente na construção de sua linguagem. Na produção contemporânea, a flauta continua a rainha melodiosa do gênero.

Próximas Exibições:
Qua, 12 mai às 09:30h
Sáb, 15 mai às 18:35h


22:00

Nelson Freire

Documentário2003107minBrasilLivreRJ


De João Moreira Salles

Documentário de longa-metragem sobre a vida do pianista brasileiro Nelson Freire, com direção de João Moreira Salles. O filme acompanha a rotina de Nelson em concertos ou recitais, desde o primeiro contato com o piano até a recepção dos admiradores no camarim. A singularidade do documentário está na ausência de depoimentos sobre Nelson. O filme não buscou o testemunho de amigos ou parentes, de outros músicos, de críticos ou de simples admiradores. A exceção é Martha Argerich, pianista argentina, que mantém com Nelson uma amizade de mais de quatro décadas. O documentário registra fragmentos de uma história completa, indicando uma linha de continuidade entre a infância e a maturidade. Os fatos e imagens escolhidos refazem o fio histórico que transformou o menino-prodígio do interior de Minas no pianista que se tornou unanimidade internacional. Com movimentos econômicos, sem pressa, o documentário se aproxima de Nelson e encontra um temperamento introspectivo e uma notável capacidade de criar a beleza. Nelson Freire foi filmado no Rio e São Paulo, na França, na Bélgica e na Rússia, entre maio de 2000 e agosto de 2001.

Próximas Exibições:
Qua, 12 mai às 10:00h
Sáb, 15 mai às 22:00h


23:55

Agenda Cinema - Festival do Rio 2021

Jornalismo20213minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!

Próximas Exibições:
Qua, 12 mai às 02:20h
Qui, 13 mai às 03:55h