Sábado, 1 de Maio de 2021


00:00

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 3

Documentário201126minBrasil12 anosSP


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964, que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como


00:30

O Pessoal é Político

Documentário201753minBrasilLivreRJ


De Vanessa de Araújo Souza

Elas nasceram para cuidar do lar e dos filhos. Tornaram-se mulheres guerreiras e politizadas, capazes de se apoderar de todas as armas na luta pelo retorno à democracia e contra as estruturas sexistas de poder. O documentário “O pessoal é político” retrata a Segunda Onda Feminista no Brasil, com destaque para os anos de 1975 a 1985, período instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a Década Internacional da Mulher. Na obra, são evocados fatos e acontecimentos, como: a participação das mulheres nas organizações políticas de esquerda e na luta armada contra o regime militar; a participação brasileira na Primeira Conferência Mundial sobre as Mulheres, na Cidade do México, e os eventos nacionais que a sucederam; a fundação do Centro da Mulher Brasileira, nossa primeira ONG feminista; a publicação dos primeiros periódicos feministas em contraponto ao machismo do jornal Pasquim; a militância de mães e esposas no Movimento Feminino pela Anistia; as contradições ideológicas entre o catolicismo e o feminismo, que provocaram o atraso na entrada de assuntos como violência doméstica e controle da sexualidade e reprodução na pauta feminista; e, por fim, o legado que essas mulheres corajosas e precursoras deixaram para os dias atuais, como a Lei do Divórcio, o novo Código Civil e a reforma da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 23:13h


01:30

Quebrando o Tabu

Documentário201180minBrasil14 anosSP


De Fernando Grostein Andrade, Cosmo Feilding-Mellen

Na década de 1970, os Estados Unidos fizeram o planeta declarar guerra às drogas, numa tentativa de obter um mundo livre de drogas. Mas os danos causados por elas nas pessoas e na sociedade só aumentaram. Com várias personalidades como Fernando Henrique Cardoso, o filme sai ao encontro de soluções, princípios e conclusões, mantendo o foco das discussões em torno da descriminalização das drogas. Bill Clinton, Jimmy Carter e ex-chefes de Estado, como da Colômbia, do México e da Suíça, mostram o motivo de suas opiniões. É capturado o relato de pessoas comuns, que tiveram suas vidas atingidas pela Guerra às Drogas, até experiências de Drauzio Varella, Paulo Coelho e Gael Garcia Bernal.


03:00

A história do Greenpeace

Documentário201152minFrançaLivre


De Thierry de Lestrade Com Kumi Naidoo, Pascal Husting, Bruno Rebelle, Bob Stowe, Rex Weyler

A criação do Greenpeace é provavelmente a aventura ambiental mais emocionante e heróica do século XX. O Greenpeace não apenas inventou literalmente o conceito de ecologia, mas também mudou para sempre as mentalidades das pessoas e a política internacional.


04:00

Inhotim, Arte Natureza - Episódio Jardim Botânico

Documentário201852minBrasil14 anosRJ


De Pedro Urano

Neste programa, apresentamos o acervo botânico do Inhotim, uma riquíssima coleção de palmeiras, antúrios, filodendros, orquídeas, bromélias e agaves, que transformaram o lugar num refúgio para centenas de animais da região, sensivelmente degradada pela mineração. Um ecossistema diverso e povoado também por obras de arte. Que futuro se cultiva no Inhotim?

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 23:13h


05:00

Caçadores da Alma - Episódio Outros Brasis

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Walter Carvalho, Claudia Andujar, Severino Silva, Alex Ribeiro, Cacau Fernandes

Populações tradicionais como colhedores de flores, quilombolas, seringueiros e caatingueiros são retratadas por profissionais consagrados. Vemos a beleza e a dor dos sertões na pele áspera dos vaqueiros e na delicadeza de um mandacaru. A luta pela preservação dos saberes ancestrais dos indígenas. A vida cotidiana das favelas além da guerra entre facções.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 23:13h


05:35

Onde a beleza está - Episódio Tesão de Viver

Documentário201926minBrasil12 anosRJ


De Susane Worcman, Aí­da Marques

Arte e memória caminham juntas nas histórias de artistas fascinantes, anônimos, descobertos na terceira idade. João de Assis desenha apenas carros, porque aquela é uma maneira de “possuir” o que a vida nunca lhe deu a chance de ter. Dona Maria Helena se dedica aos autorretratos, em que, geralmente, prefere pintar-se nua e jovem, em um renascimento da própria sensualidade. Um grupo de mulheres pinta somente mandalas azuis. Hoje tais obras fazem parte do acervo da artista plástica Mônica Almeida, que, desde os anos 1980, realiza oficinas de arte com idosos e exposições dos trabalhos de seus alunos. Os resultados surpreendentes dessas oficinas revelam não só o despertar artístico de pessoas comuns, sem formação teórica, muitas vezes sem estudo, como transbordam desejos, sonhos e vontade de viver na terceira idade. Paralelamente, a própria obra de Mônica Almeida se vê transformada pelo contato com aqueles artistas e pela experiência humana inevitável da passagem do tempo.


06:05

Figuras da Dança - Episódio Célia Gouvêa

Documentário201126minBrasilLivre


De Sergio Roizenblit, Inês Bogéa

A bailarina Célia Gouvêa nasceu em Campinas (SP) e é um dos grandes nomes da dança paulista. Dividiu sua carreira entre o Brasil e a Europa e integrou a primeira turma do Mudra - Centro Europeu de Aperfeiçoamento e de Pesquisa dos Intérpretes do Espetáculo, dirigido por Maurice Bejárt (1927-2007). Ao lado de outros criadores fundou, na Bélgica, o Grupo Chandra - Teatro de Pesquisa de Bruxelas, com direção de Micha Van Hoecke. No Brasil coreografou para o Teatro de Dança de São Paulo, Teatro Galpão (SP), Corpo de Baile Municipal (atual Balé da Cidade de São Paulo), Célia Gouvêa Grupo de Dança, (SP) Teatro Guaíra (PR), e outras. É membro-fundadora da Cooperativa Paulista dos Bailarinos Coreógrafos de São Paulo.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 23:13h


06:35

Juntos - Episódio Revolução dos Baldinhos

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

A compostagem de resíduos orgânicos feita na comunidade Chico Mendes - “revolução dos baldinhos”- projeto premiado internacionalmente, impactou diretamente nas questões relacionadas à melhoria da qualidade de vida da população e no aumento da auto estima dos moradores.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 23:13h


07:10

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Riachão

Documentário201425minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

RIACHÃO Riachão é, ao lado de Nelson Sargento, um dos maiores sambistas vivos Do Brasil. Quem não o conhece, certamente já cantou uma de suas 500 músicas."Cada Macaco no Seu Galho (Chô Chuá)", por exemplo, foi escolhida por Caetano Veloso e Gilberto Gil para oficializar a volta do exílio, nos anos 70. Já Cássia Eller, nos anos 2000, resgatou uma composição de Riachão ao fazer releitura de "Vá Morar com o Diabo". Na série O Milagre de Santa Luzia, Riachão sempre cantando, relembra suas origens, as histórias do samba e suas influências.


07:45

Beyond Ipanema - 2ª temporada - Episódio Tóquio: Bossa Feminina

Documentário201423minBrasilLivreSP


De Guto Barra

Lisa Ono, maior nome da música brasileira na Ásia, com quase 30 discos lançados, analisa o amor dos japoneses pela MPB. A cantora Mio Matsuda, que já gravou quatro discos em português, faz uma apresentação exclusiva em um templo zen e Yoshimi Katayama canta chorinhos de Ademilde Fonseca.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 23:13h


08:15

República da Poesia - Episódio Antônio Cicero

Documentário201845minBrasilLivre


De Rodrigo Campos, Dillner Gustavo

Tendo como plano de fundo a cidade do Rio de Janeiro, um caminho é traçado para compreender a poesia de Antonio Cicero. Poeta, filósofo e compositor de canções, Cícero transita entre o mundo pop e o erudito, do grego antigo à modernidade, colocando à mostra suas convicções e dúvidas num elo entre a razão, a poesia e a clareza.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 23:13h


09:10

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Sagrado Visceral

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Todos os anos, para celebrar São Benedito, a população de Santarém Novo no Pará prepara uma festa de Carimbó onde todos os dançantes, obrigatoriamente, precisam se vestir de terno, gravata, saia rodada e blusa de manga comprida. Assim é há muitos anos. O grupo “os quentes da madrugada”, há gerações, celebra o festejo com alegria, fartura e muita gengibirra e biju de tapioca.


09:45

Cidades Possíveis - Episódio Água Potável e Saneamento

Documentário202026minBrasil14 anos


De Eduardo Goldenstein

Fundamental para a manutenção do equilíbrio ambiental, saúde e bem estar da população urbana, as questões da água de qualidade e saneamento lidam com a sustentabilidade ambiental. Neste episódio iremos apresentar alternativas ecológicas para o tratamento de efluentes, apontando para exemplos em Campinas (SP), cidade que detém os melhores índices de coleta de esgoto e abastecimento de água dentre as capitais do Brasil. Iremos apontar ainda para o exitoso Projeto Cisternas, através da experiência de Piranhas, sertão de Alagoas. Além de práticas de saneamento ecológico, serão apresentadas ainda possibilidades de aproveitamento de energia a partir do esgoto e iniciativas para conservação dos mananciais hídricos e recuperação de nascentes.


10:20

O Legado da Coruja - Episódio Amnésia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Construída sobre o testemunho ou “autópsia” - que literalmente significa “ver a si mesmo” - nossa concepção de História mudou profundamente desde Heródoto.


10:50

A história do Greenpeace

Documentário201152minFrançaLivre


De Thierry de Lestrade Com Kumi Naidoo, Pascal Husting, Bruno Rebelle, Bob Stowe, Rex Weyler

A criação do Greenpeace é provavelmente a aventura ambiental mais emocionante e heróica do século XX. O Greenpeace não apenas inventou literalmente o conceito de ecologia, mas também mudou para sempre as mentalidades das pessoas e a política internacional.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 23:13h


11:50

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 3

Documentário201126minBrasil12 anosSP


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964, que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 23:13h


12:20

Gutenberg e o Nascimento da Impressão

Documentário201652minFrançaLivre


De Marc Jampolsky

Pai de uma das maiores invenções da era medieval, a impressão gráfica, Gutenberg foi um visionário. Para chegar à sua criação, porém, ele teve que fazer alianças, sofrer traições e enfrentar a sociedade de seu tempo. Uma história contada em detalhes por esse documentário.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 23:13h


13:20

Exu Rei - Abdias Nascimento

Experimental201723minBrasilLivre


De Barbara Vento Com Zózimo Bulbul, Mãe Meninazinha de Oxum, Lea Garcia, Elisa Larkin Nascimento, Cellia Nascimento

Divindade africana que aportou no Brasil junto aos negros, Exu é conhecido como o orixá da comunicação, guardião das ruas e do comportamento humano. O curta metragem de não-ficção Exu Rei dialoga com a influência desse arquétipo pela cultura negra a e sua assimilação pela arte brasileira. Em seu subtexto, o filme homenageia um de nossos grandes ativistas da causa negra - o ator, poeta, dramaturgo e político - Abdias do Nascimento. O posicionamento do documentário procura incorporar o espírito de luta, expressivo e inquieto de Abdias: elo onipresente entre personagens, imagens e sons do filme.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 23:13h


13:45

O Barato de Iacanga

Documentário201994minBrasil10 anosSP


De Thiago Mattar

O documentário musical mostra os bastidores do Festival de Águas Claras, o mais lendário festival alternativo dedicado à música brasileira. A narrativa é construída a partir de Leivinha, idealizador do evento. Na época com 20 anos, ele organizou as quatro edições do festival (1975, 1981, 1983 e 1984) transformando a fazenda de seus pais no principal destino hippie daquele período.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 23:13h


15:30

Quebrando o Tabu

Documentário201180minBrasil14 anosSP


De Fernando Grostein Andrade, Cosmo Feilding-Mellen

Na década de 1970, os Estados Unidos fizeram o planeta declarar guerra às drogas, numa tentativa de obter um mundo livre de drogas. Mas os danos causados por elas nas pessoas e na sociedade só aumentaram. Com várias personalidades como Fernando Henrique Cardoso, o filme sai ao encontro de soluções, princípios e conclusões, mantendo o foco das discussões em torno da descriminalização das drogas. Bill Clinton, Jimmy Carter e ex-chefes de Estado, como da Colômbia, do México e da Suíça, mostram o motivo de suas opiniões. É capturado o relato de pessoas comuns, que tiveram suas vidas atingidas pela Guerra às Drogas, até experiências de Drauzio Varella, Paulo Coelho e Gael Garcia Bernal.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 23:13h


17:00

Grandes Mitos: A Odisseia - Episódio Circe, a feiticeira

Documentário202026minFrança14 anos


De François Busnel

Em Ítaca, a Rainha Penélope aguenta a presença de pretendentes que cobiçam sua mão e o trono de seu marido Odisseu - desaparecido há mais de 10 anos. Ela inventa um estratégia: diz a eles que se casará com um deles quando terminar de tecer uma mortalha para o velho Laertes, o pai de Odisseu. Enquanto isso, no mar, os homens de Odisseu estão se recuperando das provações pelas quais passaram. Uma vez mordidos duas vezes tímidos, eles se aproximam da próxima ilha com cautela extra. Partindo como batedores, alguns deles encontram a bruxa Circe em sua casa. Mas depois de recebê-los e alimentá-los, ela os transforma em porcos. Ajudado pelo deus Hermes, Odisseu, por sua vez, confronta a bruxa. Seduzida pelo guerreiro que esperava, ela devolve aos marinheiros sua aparição. Todos decidem ficar um pouco nesta ilha que acabou se revelando bem acolhedora.


17:30

Estados da Arte - Episódio Celebração

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

A prática e a visão de um grupo de artistas que decide fundar uma galeria e inventar novas formas de experimentação e circulação da obra de arte. A arte extrapola as fronteiras da galeria para celebrar a vida, seguindo o mote dos criadores da Gentil Carioca.


18:00

Cale-se - Episódio Um Grito Pela Liberdade

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

No período entre o fim do regime militar, em 1985, e a promulgação da Constituição, em 1988, a expressão artística ainda não gozava de plena liberdade. O último episódio da série segue revelando os impactos da censura na produção musical logo após o fim do regime militar. O jornalista e escritor Ricardo Alexandre explica que os primeiros anos da década de 1980 contribuíram para a criação de inúmeras bandas de rock. É chegada a vez dos jovens que cresceram em plena ditadura ganharem voz. Philippe Seabra, Eduardo Dussek e Leo Jaime contam o que pensavam e o que queriam estes moços que agora vivenciavam um processo de democratização do país. Ricardo Alexandre ressalta que, mesmo depois da declarada abertura política, o rock não esteve imune ao olhar atento dos censores, mas que as proibições acabavam por aguçar a curiosidade dos jovens e aumentavam as vendas.

Próximas Exibições:
Seg, 26 jul às 21:00h


18:35

Estátua!

Ficção201425minBrasil16 anosSP


De Gabriela Amaral Almeida Com Maeve Jinkings, Cecilia Toledo, Clarissa Kiste

A babá Isabel está no sexto mês de gestação e não pode esperar para ser mãe. Até conhecer Joana.


19:10

Onde Nascem as Ideias - Episódio Sônia

Documentário201943minBrasilLivre


De Carolina Sá

O episódio acompanha a montagem da obra "Maria dos Anjos" da artista plástica mineira Sônia Gomes para sua primeira exposição individual no MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Niterói.


20:00

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio Cara a Cara

Documentário20194minBrasilLivreRJ


De Pedro Tré Hansen

Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 23:13h


20:10

Ensaios Contemporâneos - Episódio Corpo, uma política

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

Como parte da cultura de vanguarda, a dança contemporânea reflete e antecipa diversas transformações na relação do indivíduo e da sociedade com o corpo. Entendendo a dança contemporânea como instrumento de autoconhecimento e ato político, este episódio da série Ensaios Contemporâneos aborda as diferentes maneiras com que companhias de dança e artistas usam o corpo para expressar os embates interiores e coletivos que permeiam questões como identidade, gênero, etnia, padrão de beleza, entre outros. Cada tema abordado é um caminho para trazer à tona e explorar nuances do debate em torno do corpo, seus usos políticos e artísticos.


21:10

Escola do Amanhã - Episódio A Escola do Amanhã - Parte 1

Documentário201852minFrançaLivre


De Frederic Castaignede

A neurociência e as novas tecnologias estão revolucionando a educação. Reunindo cientistas e inovadores, professores, crianças e pais em todo o mundo, esta minissérie responde a uma pergunta urgente: como a ciência pode nos ajudar a moldar a escola de amanhã?


22:10

crônicasNÃOditas - Episódio A Mácula

Ficção20138minBrasilLivreSP


De Tatiana Lohmann

Uma mulher descobre que o homem que a criou, e que é seu amante, esteve envolvido na tortura e morte de seus pais durante a ditadura militar. Diante da revelação, até o filho que ela carrega no ventre se torna maldito. A tragédia é narrada por seu duplo fantasma, que vaga eternamente num teatro.

Próximas Exibições:
Ter, 11 mai às 23:13h


22:25

Com a Palavra, Arnaldo Antunes

Documentário201880minBrasilLivreSP


De Marcelo Machado Com Arnaldo Antunes

Um documentário autobiográfico sobre o papel que a palavra, a música e a imagem ocupam na obra de Arnaldo Antunes. De sua origem como poeta ao sucesso como cantor e compositor, o artista revisita os momentos mais marcantes de sua carreira.