Segunda-feira, 29 de Março de 2021


00:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Tártaro - A Destruição da Terra

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

O primeiro foi Sísifo. Comerciante vigarista, Sísifo ousou denunciar Zeus por sequestrar uma jovem que ele pretendia seduzir. Sua punição foi rolar uma pedra montanha acima para sempre. O segundo homem a ser enviado para o Tártaro foi Tântalo. Próximo dos deuses, o rei Tântalo cometeu um ato imperdoável: sem ter o que comer, ele matou seu próprio filho para oferecer como alimento aos deuses. Quanto ao desonesto e cruel Íxion, este foi imprudente ao ponto de tentar seduzir Hera, esposa de Zeus. Os três homens foram condenados ao sofrimento eterno por acreditarem ser invencíveis diante dos deuses.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 02:39h


00:30

Vocacional - Uma Aventura Humana

Documentário201178minBrasilLivreSP


De Toni Venturi

O cineasta Toni Venturi revisita uma página emocionante e ignorada da história da educação pública no país: os seis ginásios Vocacionais do estado de São Paulo, que na década de 1960 foram reprimidos pela ditadura militar. Concebidos por Maria Nilde Mascellani, uma das mais importantes educadoras brasileiras, os colégios tinham uma proposta à frente do seu tempo: fazer o aluno pensar, trabalhar em grupo e desenvolver a sensibilidade artística e as habilidades técnicas. Partindo do olhar pessoal do diretor, que participou dessa experiência escolar, através do depoimento de vários ex-alunos e ex-professores, o documentário contribui para a compreensão sobre a precariedade do ensino público atual e seus desafios para o futuro.


02:00

Ney à flor da pele

Documentário202070minBrasil14 anosRJ


De Felipe Nepomuceno Com Ney Matogrosso

"Ney À Flor da Pele" é um documentário de longa-metragem centrado no impacto das performances de Ney Matogrosso em seu público e na reverberação desse impacto na cultura brasileira, desde a segunda metade do século XX até a atualidade. Uma antologia audiovisual, toda composta por imagens de arquivo. A melhor maneira de conhecer Ney é estar com ele nos palcos.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 02:39h
Seg, 14 jun às 22:35h


03:20

Guarnieri

Documentário201771minBrasil12 anosSP


De Francisco Guarnieri

Gianfrancesco Guarnieri foi ator de grande sucesso na televisão, autor fundamental na história do teatro brasileiro e imagem síntese do artista engajado. Figura pública excepcional, em relação a seus dois filhos mais velhos, sua figura paterna estava mais para ausente. Contrariando os caminhos do pai, Flávio e Paulo, também atores, assumiram um total distanciamento entre arte, trabalho e política, privilegiando a esfera da família. A partir desses retratos geracionais, o diretor Francisco Guarnieri procura reconstruir a figura de seu avô distante. Valendo-se de materiais de arquivo íntimos e públicos, entrevistas e reencenações, o filme pretende refletir sobre um passado ao mesmo tempo nacional e privado, e sobre o papel do indivíduo na sociedade, na arte e na família.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 02:39h


04:45

A Ruptura Impressionista

Documentário201052minFrançaLivre


De François Lévy-Kuentz

Este filme refaz a aventura de um grupo de jovens pintores que, a partir de 1874, lançaram uma estética que rompeu com o estilo das pinturas históricas exibidas nos salões oficiais da época.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 02:39h


05:45

Revista Curta!: 28/03/2021

Jornalismo202115minBrasilLivreRJ


Acompanhe a revista eletrônica totalmente dedicada à cultura. Seguindo a máxima do canal, quem fala é quem faz, a proposta são os próprios artistas e pensadores apresentarem seus trabalhos e contarem suas histórias.


06:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Tess - Uma Lição de Vida

Documentário201352minFrança12 anos


De Serge July, Daniel Ablin

O documentário conta a história de ´Tess´, filme de Roman Polanski filmado em 1978 e altamente aclamado. Explora a aventura íntima, pessoal e coletiva que levou à criação do filme, que refletiu tanto uma virada histórica, quanto um momento particular na vida e no trabalho do diretor. Polanski fugiu dos Estados Unidos e encontrou refúgio na França. ´Tesse´ é um manifesto pós-moderno, feito em uma época em que a vanguarda estava sendo questionada em todos os campos culturais, anunciando um retorno a um estilo de narrativa mais clássico. Serge July entrevista o diretor do filme, Roman Polaski, a atriz Nastassia Kinski, o diretor Romain Goupil (que na época foi o segundo assistente do filme), o artista Christian Boltanski e outras personalidades ligadas aos dois anos de produção do filme. Cada entrevistado revela sua visão pessoal deste filme cult e nos fala sobre a incrível história de sua criação. Trata-se de um testemunho sobre a ambição de se fazer um filme europeu que pudesse competir com Hollywood. É também o retrato excepcional de um diretor que foi perseguido pelo jogo do acaso e das coincidências.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 02:39h


07:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio A invenção do búfalo

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Ele inventou o búfalo bumbá na cidade de Salvaterra, Ilha do Marajó. Botador de boi, repentista, cantador de carimbó, compositor de sambas, fazedor de rimas, poeta, pescador, artesão – cego. Possui mais de 400 composições entre toadas, carimbós, xotes, chulas e bregas. Mestre Damasceno, um mestre pela palavra e pelo que é – exemplo humano.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 02:39h


07:30

Canteiro de Obras 2013

Documentário201326minBrasilLivre


De Rica Saito

No início de 2014, os integrantes da São Paulo Companhia de Dança (SPCD) receberam um desafio em forma de presente: um pequeno caderno em branco. Nele, diretora, bailarinos, coreógrafos, técnicos e outros funcionários da São Paulo tentaram traduzir em palavras suas experiências. Memórias, expectativas, tarefas, dificuldades, conquistas. Essas notas constituem o fio condutor deste filme, que aborda, de maneira intimista, poética e dinâmica, diversas facetas dessa Companhia múltipla. Acompanhando, de um lado, a montagem de um clássico do séc. XIX - La Sylphide, de Mario Galizzi - e de outro, o processo de criação de uma coreografia contemporânea - The Seasons, de Édouard Lock -, convidamos você a mergulhar no cotidiano intenso da SPCD e descobrir as diversas etapas e pessoas envolvidas neste constante processo criativo. Da sala de ensaio ao teatro, passando por viagens, sessões de fotos, criações de cenários e iluminação, experimente estar ao lado daqueles que trabalham nos bastidores para que o espetáculo aconteça. Este filme integra a série Canteiro de Obras da SPCD, que teve início em 2008, e conta hoje com seis documentários. Os programas constituem um instigante panorama do funcionamento de uma companhia de dança.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 02:39h


08:00

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Michel Maffesoli

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

Professor da Sorbonne, o sociólogo francês Michel Maffesoli fala sobre a relação entre crise e pós-modernidade e sobre a importância de se estudar o cotidiano.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 02:39h


08:30

Fronteiras do Pensamento (2019) - Episódio Alejandro Zambra

Documentário201926minBrasil12 anosSP


De André Brandão, Ricardo Carioba

Aclamado pela crítica e pelo público, Alejandro Zambra é um dos mais relevantes autores da literatura latino-americana contemporânea. Licenciado em Literatura Hispânica na Universidade do Chile e com doutorado em Literatura pela Universidade Católica do Chile, foi crítico literário antes de imergir no universo da ficção como poeta, romancista e ensaísta. Eleito pela revista britânica Granta como um dos 22 melhores jovens escritores hispano-americanos, Zambra é autor de diversas obras premiadas, tais como “A vida privada das árvores”, “Formas de voltar para casa” e “Bonsai”. Além de “Múltipla escolha”, seu livro mais recente, que reflete sobre memória, educação, relacionamentos, política e desigualdade. Neste episódio, FRONTEIRAS DO PENSAMENTO traz as reflexões do escritor, que pondera tanto sobre os lugares ocupados pela literatura e o que significa ler e escrever hoje em dia, como sobre a vida contemporânea e o panorama futuro.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 02:39h


09:00

Cambié su nombre y seguí hablando de ella sin que lo supieras

Experimental201517minBrasilLivreSP


De João Solda

Camilo, como muitos imigrantes cubanos, resolveu tocar sua vida longe da ilha. Duas décadas depois de morar na França, Camilo decide voltar para a ilha ao contrário de muitos imigrantes, que nunca mais voltam. Pelas ruas de Havana, Camilo conta para Lázaro como estão as coisas por lá depois de tantos anos fora.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 02:39h
Qui, 20 mai às 22:00h


09:20

Recife Sevilla

Documentário200352minBrasilLivreRJ


De Bebeto Abranches

As principais entradas da poética de João Cabral de Melo Neto são Recife e Sevilha. Afora os livros a uma e a outra dedicados, há aqueles cujos versos guardam nas entrelinhas a experiência do homem apaixonado por estas cidades. Recife e Sevilha são uma das mais importantes sínteses da obra deste que é poeta maior da língua. É igualmente verdadeira a proposição: entra-se em Recife e em Sevilha através da poesia de João Cabral. Seriam cidades inconciliáveis por semelhanças e diferenças, se nelas o poeta não tivesse vivido. O Recife do menino de engenho e do rapaz mundano e a Sevilha do homem feito andarilho por força de sua carreira de diplomata.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 02:39h


10:15

Vocacional - Uma Aventura Humana

Documentário201178minBrasilLivreSP


De Toni Venturi

O cineasta Toni Venturi revisita uma página emocionante e ignorada da história da educação pública no país: os seis ginásios Vocacionais do estado de São Paulo, que na década de 1960 foram reprimidos pela ditadura militar. Concebidos por Maria Nilde Mascellani, uma das mais importantes educadoras brasileiras, os colégios tinham uma proposta à frente do seu tempo: fazer o aluno pensar, trabalhar em grupo e desenvolver a sensibilidade artística e as habilidades técnicas. Partindo do olhar pessoal do diretor, que participou dessa experiência escolar, através do depoimento de vários ex-alunos e ex-professores, o documentário contribui para a compreensão sobre a precariedade do ensino público atual e seus desafios para o futuro.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 02:39h


11:45

Revista Curta!: 28/03/2021

Jornalismo202115minBrasilLivreRJ


Acompanhe a revista eletrônica totalmente dedicada à cultura. Seguindo a máxima do canal, quem fala é quem faz, a proposta são os próprios artistas e pensadores apresentarem seus trabalhos e contarem suas histórias.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 02:39h


12:00

Brasil Visual - Episódio Videoarte no Brasil

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

Em entrevistas com alguns dos principais representantes da videoarte brasileira, investigamos a história desta linguagem artística no Brasil e mostramos algumas das suas principais expressões regionais. "Videoarte" tem como foco apresentar ao público uma compreensão ampla e clara sobre a videoarte brasileira, desde seus pioneiros, no fim dos anos 1960, até os principais realizadores atuais. As entrevistas com artistas e críticos de diversas gerações traçam um panorama do que foi feito sobre ou a partir do vídeo até hoje. De urgentes assuntos políticos a sofisticadas questões formais, é possível perceber como essa produção refletiu - e reflete - os principais temas de sua época.


12:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Dominguinhos - Parte 2

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Maior sanfoneiro do Brasil, Dominguinhos é também o apresentador da série O Milagre de Santa Luzia. Nascido em Garanhuns, em Pernambuco, José Domingos de Morais começou sua carreira tocando pandeiro no trio de irmãos Os Três Pinguins, ao lado de Moraes (sanfona) e Valdomiro (malê, uma espécie de zabumba). Nenê (seu apelido na época) tocava com o grupo nas feiras de Garanhuns, e um dia foi ouvido por Luiz Gonzaga, que se encantou com ele e resolveu apadrinhá-lo. Em 1954, Dominguinhos mudou-se para o Rio de Janeiro e radicou-se em Nilópolis; na época, ainda era conhecido por ser o filho do Mestre Chicão, afinador e tocador do instrumento de oito baixos. Ganhou uma sanfona do padrinho Gonzaga e, junto com Miudinho e Borborema, montou o Trio Nordestino. Em 1967 foi levado a São Paulo por Pedro Sertanejo, onde tocou nas casas de forró e lançou muitos discos pela gravadora Cantagalo. No ano seguinte, formou dupla com Anastácia, com quem fez parcerias de muito sucesso, como ‘Eu só quero um xodó’ e ‘Tenho sede’. Na fase pós-tropicalista, nos anos 70, Dominguinhos tocou com Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elba Ramalho e Maria Bethânia, além de outros importantes nomes da música brasileira. Tem parcerias com Gilberto Gil, Chico Buarque, Nando Cordel e Manduka, só para citar alguns artistas, que são clássicos do nosso cancioneiro. Dominguinhos segue compondo, gravando e fazendo shows com maestria, sempre seguindo os passos do padrinho Luiz Gonzaga, e sendo referência para músicos do Brasil e do mundo. Em sua simplicidade e generosidade, é sem dúvida um dos artistas mais populares do país. Um gênio indiscutível.


13:00

Design Gráfico Brasileiro - Episódio Marcas - Síntese e Força

Documentário201552minBrasilLivre


De André Saad Jafet, Jorge Saad Jafet

Esse episódio da série investiga a importância do que provavelmente é uma das áreas mais requisitadas e vibrantes do design gráfico. Como se constrói uma marca e qual a percepção que ela gera no consumidor sobre as empresas, produtos e serviços relacionados a ela? Como provoca criadores e especialistas a refletirem sobre a inegável importância do design para a construção narrativa por trás de uma empresa, e seus reflexos nos valores, mensagens e todo contexto de suas atividades? Estas são algumas das perguntas que nortearão a narrativa deste episódio.


14:00

Margem

Documentário200754minBrasilLivreRJ


De Maya Da-Rin

Durante dois dias e três noites, uma embarcação navega lentamente pelo rio Amazonas, partindo da fronteira entre Brasil e Colômbia, em direção à cidade peruana de Iquitos. A margem se revela diante da câmera à medida em que os passageiros divagam sobre um território de múltiplas feições e em constante transformação.


15:00

Operação Pedro Pan

Documentário202082minBrasil14 anosSP


De Mauricio Dias, Kenya Zanatta

No início dos anos 1960, mais de 14 mil crianças e adolescentes cubanos embarcaram em um voo sem volta para os EUA. Eles foram confiados à Igreja católica de Miami por suas famílias, preocupadas com a aproximação entre Cuba e a União Soviética. Essa operação foi orquestrada por forças anticastristas com o apoio do governo norte-americano. A decisão dos pais de mandar os filhos para um lugar considerado seguro durante os tumultuados anos que se seguiram à revolução cubana foi estimulada por boatos de que o novo regime iria suspender o pátrio poder e doutrinar as crianças de acordo com a ideologia comunista. A separação das famílias foi, porém, muito mais longa e dolorosa do que o previsto. Neste filme, vários cubanos enviados aos EUA quando eram crianças descrevem o impacto da Operação Pedro Pan em suas vidas. Além disso, entrevistas com especialistas norte-americanos e cubanos e imagens de arquivo da época traçam o contexto histórico em que ocorreu esse episódio pouco conhecido da Guerra Fria na América Latina.

Próximas Exibições:
Sex, 9 jul às 20:30h


16:30

Sapiens: O Novo Início - Episódio Sapiens: O Novo Início - Episódio 1

Documentário202045minFrança10 anos


De Olivier Julien

A descoberta arqueológica que revolucionou a história da evolução humana. Este documentário traz os impactos da descoberta de fósseis de homo sapiens que provaram que a espécie surgiu há muito mais tempo do que se imaginava e ocupava um território muito maior do que o previsto.

Próximas Exibições:
Sex, 11 jun às 22:00h


17:15

Sapiens: O Novo Início - Episódio Sapiens: O Novo Início - Episódio 2

Documentário202045minFrança10 anos


De Olivier Julien

A descoberta arqueológica que revolucionou a história da evolução humana. Este documentário traz os impactos da descoberta de fósseis de homo sapiens que provaram que a espécie surgiu há muito mais tempo do que se imaginava e ocupava um território muito maior do que o previsto.

Próximas Exibições:
Sex, 11 jun às 22:45h


18:00

O Legado da Coruja - Episódio Simpósio

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Em Paris, os historiadores de Tbilisi, Atenas e Berkeley brincaram com reconstituições do “simpósio” - o banquete grego - em torno de mesas carregadas de comida e vinho.


18:30

No Caminho do Bem - Episódio Intolerância

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisário Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Afinal, se a fé nos separa, o que poderá nos unir rumo ao diálogo e à tolerância? Este episódio convida fiéis e representantes religiosos a questionar por que ainda vivemos tantos episódios de intolerância religiosa.


19:30

Juntos - Episódio Permacultores

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

Eles optaram pela permacultura como parte do existir. Vinicius trabalha em um mutirão de recuperação de nascentes em SP, Alessandra instala fossas ecológicas e sustentáveis em comunidades rurais de Minas Gerais, Cintia revoluciona a comunidade Chico Mendes com projeto de compostagem da Revolução dos Baldinhos, Karin regenera áreas degradadas pela agricultura tradicional pela agricultura sintrópica, multiplicando suas descobertas e conhecimentos no Epicentro Dalva.


20:00

Cale-se - Episódio A MPB Calada

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Artistas presentes nos dois primeiros episódios se somam a nomes como Paulo César Pinheiro e Ivan Lins para relembrar a época da censura musical. Eles contam como o engajamento político estava presente nos festivais e falam também da censura moralista, relativa à preocupação do regime com os ditos “bons costumes”. Sergio Cabral relembra carreiras destruídas pelo regime e Ivan Lins fala um pouco dos truques que os compositores usaram para driblar a censura. Carlos Lyra e Sergio Cabral falam do perfil dos censores, muitas vezes funcionários públicos sem preparo ou formação cultural devida. No número musical, Zé Renato entoa “Comportamento Geral”, de Gonzaguinha e Fátima Guedes, e “Pesadelo”, de Paulo Cesar Pinheiro.


20:30

As Canções da Minha Vida - Episódio Hamilton de Holanda

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Um dos maiores instrumentistas brasileiros em atividade!


21:00

Eletronica:Mentes

Documentário201975minBrasilLivreSP


De Dácio Pinheiro, Denis Giacobelis, Paulo Beto

“ELETRONICA: MENTES” investiga o processo criativo e as reflexões de músicos brasileiros que utilizam equipamentos eletrônicos em suas composições. Quando se fala em música eletrônica a grande maioria das pessoas visualizam o ambiente das pistas de dança. No entanto, a linguagem musical desenvolvida a partir de equipamentos tecnológicos faz parte da cultura pop global desde o início do século passado. Na década de 1960, os pioneiros Jocy de Oliveira e Jorge Antunes iniciaram seus primeiros experimentos eletrônicos, em busca de novas interpretações sonoras. Ao longo das décadas, o avanço tecnológico barateou o acesso a equipamentos, ampliou os horizontes e criou diferentes formas de se pensar e executar música eletrônica no Brasil.


22:30

Curta! Livros - Ninguém Pode Com Nara Leão

Jornalismo20212minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


22:35

Gilberto Gil - Antologia Volume 1

Documentário201970minBrasilLivreRJ


De Lula Buarque de Hollanda

Gilberto Gil Antologia Vol.1, sexto documentário realizado por Lula Buarque de Hollanda com o artista, apresenta obras compostas entre 1968 e 1987. Gil revela sua visão de mundo e potência criativa em expansão no início de carreira neste turbulento momento histórico brasileiro. O filme de montagem é construído a partir de vasta pesquisa de imagens de arquivo e revisita o contexto das músicas em conversa com o próprio criador.