Sábado, 6 de Março de 2021


00:00

História do Anarquismo: sem deuses, sem mestres - Episódio 1922-1945: Em memória do derrotado

Documentário201652minFrançaLivre


De Ramonet (Tancrède)

Voltando aos principais acontecimentos dos últimos dois séculos da História Social, essa série de três documentários revela, pela primeira vez, as origens e o destino da ideologia política que tem lutado contra todos os deuses e mestres há mais de 150 anos. A partir de materiais de arquivo nunca antes vistos e outros esquecidos, além de vasta documentação, a série reconta a história desse movimento que, de Paris a Nova Iorque, e de Tóquio a Buenos Aires, tem tentado mudar o mundo com seus ideais de liberdade e revolta.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 01:43h


01:00

O mês que não terminou

Documentário2020107minBrasil14 anosRJ


De Francisco Bosco, Raul Mourão

Pode-se dizer dos protestos massivos de junho de 2013 o mesmo que uma antiga liderança do Partido Comunista Chinês teria dito, em 1972, sobre a Revolução Francesa: ainda é muito cedo para avaliar. (A anedota é provavelmente apócrifa, mas não importa: se non è vero, è ben trovato.) Com efeito, junho é o mês que não terminou. Sua irrupção continua produzindo círculos concêntricos na experiência brasileira. Embora seu sentido intenso, isto é, referente aos protestos do período de 2013/14, esteja em boa medida dominado - seu sentido extenso, ou seja, referente ao conjunto de desdobramentos políticos, sociais e culturais de lá para cá, está bem longe, como se sabe, de ser pacificado. Investigar junho e esses seus desdobramentos, apresentar várias das interpretações mais ricas sobre eles, colocá-las umas contra as outras, fazer emergirem, em suma, os sentidos dominantes do percurso brasileiro de junho de 2013 até aqui, é essa a tarefa desse documentário. Para tanto, entrevistamos vários dos principais intérpretes desse processo: ativistas, cientistas políticos, filósofos, psicanalistas, feministas, economistas... Costurados pelo roteiro do ensaísta Francisco Bosco, seus depoimentos trazem à tona narrativas e contranarrativas acerca dos marcos principais da experiência brasileira nesses últimos cinco anos: os protestos de junho, a atuação de grupos subalternizados, a operação Lava-jato, o impeachment de Dilma Roussef, a ascensão das novas direitas, a prisão de Lula, o conservadorismo e as eleições de 2018. Com o objetivo de se inserir na tradição do cinema-ensaio, a série verbal é densa, embora clara e mesmo didática, enquanto a série imagética se vale de registros diversos: imagens factuais, de arquivo, imagens abstratas, vídeos de artistas contemporâneos. Os diretores Raul Mourão e Francisco Bosco mobilizam relações diversas entre imagem e palavra, ora indiretas, ora conflitantes, ora ilustrativas. Sob tudo isso, a insinuação de que a arte é capaz de informar a matéria histórica e traduzi-la em seus próprios e surpreendentes termos.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 01:43h


03:00

Ku Klux Klan, uma história americana - Episódio O Nascimento do Império Invisível

Documentário201952minFrança16 anos


De David Korn-Brzoza

Em 1865, um punhado de veteranos da Guerra Civil do Sul fundou uma sociedade secreta: a Ku Klux Klan. Muito rapidamente, a Klan instituiu um reinado de terror entre a população negra recém-libertada. Assassinatos e linchamentos eram comuns. Em Washington, o Congresso lançou uma ofensiva contra o império invisível, que foi oficialmente destruído em 1872. A Ku Klux Klan renasceu em 1915 graças ao filme “O Nascimento de uma Nação” de D. W. Griffith. Sob uma nova liderança, evoluiu para se encaixar em uma América passando por grandes mudanças e ampliou sua comércio de ódio. O KKK tornou-se anti-imigrante, anti-urbano, anti-comunista, anti-semita e anti-católico. Quase quatro milhões de americanos aderiram ao que se tornaria uma organização de lobby de massa altamente influente. Mas, no final da década de 1920, escândalos e a crise econômica enfraqueceram o movimento, que acabou desaparecendo novamente após a Segunda Guerra Mundial.


04:00

Design Gráfico Brasileiro - Episódio Capas de Disco - Imagens da Música

Documentário201552minBrasilLivre


De André Saad Jafet, Jorge Saad Jafet

Como traduzir visualmente as estripolias musicais de Tom Zé? Como dar uma cara – e uma cara que vai ficar – para uma obra de arte pop do quilate de “The Dark Side of the Moon” ou transmitir a atmosfera “voadora” de um clássico do rock nacional como “As Aventuras da Blitz”? Embarque nessa saborosa viagem visual-musical pelas melhores capas de disco feitas no Brasil e descubra!

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 01:43h


05:00

O Povo Brasileiro - Episódio Brasil Sertanejo

Documentário200130minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz Com Chico Buarque, Gilberto Gil, Tom Zé, Darcy Ribeiro, narração de Matheus Nachtergaele

Existem pelo menos dois "nordestes". Um é o Nordeste litorâneo, que vai da Bahia ao Maranhão - Nordeste Crioulo. O outro Nordeste, nas palavras de Gilberto Freyre, é o dos "sertões de areia seca rangendo debaixo dos pés", das "paisagens duras doendo nos olhos" das "figuras de homens e de bichos se alongando quase em figuras de El Greco". Não é mais o Nordeste sedentário da monocultura latifundiária, filmagens mas o Nordeste da cultura do couro e do gado. Nordeste das ossadas esbranquiçadas e do azul sem nuvens. Nordeste de Antonio Conselheiro, do Padre Cícero, de Lampião, de Luiz Gonzaga. Nordeste da cultura sertaneja. Mas o Brasil Sertanejo não se circunscreve apenas a esta região. Vai do agreste aos cerrados, passando pelas caatingas. Penetra o Brasil Central, com suas atividades agrícolas e sua tradicional economia pastoril, a mestiçagem se dando basicamente entre brancos e índios, com fraca participação negra. Como bem viu Darcy Ribeiro, aí se conformou "um tipo particular de população com uma subcultura própria, a sertaneja, marcada por sua especialização ao pastoreio, por sua dispersão espacial e por traços característicos identificáveis no modo de vida, na organização da família, na estrutura do poder, na vestimenta típica, nos folguedos estacionais, na dieta, na culinária, na visão de mundo e numa religiosidade propensa ao messianismo".

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 01:43h


05:30

Expresso - Episódio Keila Gentil

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda

A cantora Keila Gentil, da Gang do Eletro, descortina Belém do Pará, com seus contrastes e misturas. A suavidade das paisagens fluviais mescla-se ao ritmo frenético e à efervescência das aparelhagens e do mercado Ver-o-Peso, revelando a originalidade de um lugar em que se unem o regional e o universal; a tradição e o moderno.  Porque, como diz um dos personagens do episódio, o Pará é um país.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 01:43h


06:00

Figuras da Dança - Episódio Ruth Rachou

Documentário200926minBrasilLivre


De Sergio Roizenblit, Inês Bogéa

Uma das artistas fundamentais da dança moderna no Brasil, Ruth Rachou iniciou, em 1954, sua carreira no histórico Ballet do IV Centenário (SP) e influenciou toda uma geração da dança. Tem uma extensa carreira profissional como bailarina, coreógrafa e professora. Como atriz, participou de filmes produzidos pelos estúdios da Vera Cruz, e dançou no balé da TV Record. No Brasil, foi responsável pela disseminação de algumas dessas técnicas de dança moderna americana e, em 1972, abriu o Espaço de Dança Ruth Rachou (SP) que, além de aulas regulares de técnicas de dança moderna e pilates, é um lugar de reflexão e diálogo sobre as artes cênicas.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 01:43h


06:30

Juntos - Episódio Bioconstruindo

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

A bioconstrução é um modelo construtivo que se utiliza de elementos naturais na construção civil. Em pleno cerrado, o IPEC, instituto referência em Bioconstrução no Brasil, formando permacultores há mais de 20 anos, realiza os mutirões que possibilitam experiências de construção de casas nos moldes sustentáveis.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 01:43h


07:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Sivuca

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Não é arriscado dizer que Sivuca é uma das mais significativas figuras da história da música brasileira. Nascido em Itabaiana, em 1930, faleceu em João Pessoa, em 2006, meses depois de, ao lado de Dominguinhos, participar de gravação histórica para o filme O Milagre de Santa Luzia, em sua casa. É difícil não se emocionar assistindo aos amigos tocando músicas lindas e relembrando histórias memoráveis. Foi o último registro de um gênio, que revelou ao mundo a universalidade da música nordestina, e, durante toda a vida, tocou com absoluta maestria tanto a música erudita como a popular. O paraibano já morou em Nova Iorque e na Europa, onde sua música tem prestígio até hoje. Sua discografia é enorme, assim como a quantidade de parcerias, com os nomes mais importantes da música brasileira. Sivuca é uma pérola da cultura nacional e será eternamente lembrado por meio de sua arte.


07:35

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio Fernando Duarte - Ao Mestre com Carinho

Documentário201727minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Carioca radicado em Brasília, mestre da fotografia fixa, foi um dos principais fotógrafos do cinema novo. Sua carreira no cinema começou como assistente de câmera em 5 vezes favela (1962). Fernando conta causos de seus primeiros filmes: Ganga Zumba (1963), e A Grande Cidade (1966), a primeira fase de O Cabra Marcado para Morrer (1964). Conta também como montou com Vladimir de Carvalho o primeiro curso de cinema no Brasil na UnB, onde fizeram o filme Vestibular 70; A parceria com David Neves em Flamengo Paixão (1980) e Luz Del Fuego (1982). Fala ainda sobre sua paixão pela película e a importância da luz e da sombra na fotografia.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 01:43h


08:10

Filmes que Marcaram Época - Episódio Tudo Sobre Minha Mãe

Documentário201352minFrança10 anos


De Antoine de Gaudemar

O diretor Pedro Almodóvar filmou ´Tudo Sobre Minha Mãe´ em 1999. Manuela, uma mãe solteira, perde seu filho de 17 anos em um acidente e começa a procurar pelo pai do garoto. O filme mostra retratos de diversas personagens femininas encarando suas vidas e suas tragédias pessoais. Não há um grande papel masculino neste filme, onde o mundo parece pertencer às mulheres. A produção se passa na Espanha dos anos 90, quando a libertação sexual e cultural transformou, em duas décadas, a mais antiga ditadura européia em um país ultramoderno, no qual, depois dos anos ´movida´ em Madri, Barcelona se tornou a cidade mais bacana da Europa. Um mestre do mau gosto e da mistura de gêneros, grande fã de melodramas e tramas complexas, Pedro Almodovar filma de acordo com uma estética particular: multicultural, neo-barroca, tão popular quanto de vanguarda, cafona e intelectual.


09:10

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Coração da Serrinha

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Um coração que pulsa, que arrebata, que envolve. O Jongo da Serrinha é uma referência que resiste na raiz da formação da musicalidade no morro da Serrinha, Rio de Janeiro. Liderado por mulheres que tomaram para si a luta pela revitalização do Jongo e pelo espaço da Casa do Jongo, o Jongo da Serrinha é um símbolo vivo de resistência cultural afro brasileira.


09:40

Mobilis - Episódio Saúde

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Hoje, a maior fonte de perigos urbanos à saúde são os carros. Segundo a Associação Brasileira de Medicina no Tráfego, o trânsito nos últimos cinco anos matou mais gente do que a guerra da Síria no mesmo período.


10:15

Livre Pensar

Documentário201975minBrasilLivreRJ


De José Mariani

Conceição Tavares é uma das vozes mais contundentes, críticas e originais do pensamento econômico brasileiro. O novo documentário de José Mariani faz um relato de sua vida e obra, ao mesmo tempo em que faz um balanço de mais de meio século de um país a procura de um futuro.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 01:43h


11:45

Ku Klux Klan, uma história americana - Episódio O Nascimento do Império Invisível

Documentário201952minFrança16 anos


De David Korn-Brzoza

Em 1865, um punhado de veteranos da Guerra Civil do Sul fundou uma sociedade secreta: a Ku Klux Klan. Muito rapidamente, a Klan instituiu um reinado de terror entre a população negra recém-libertada. Assassinatos e linchamentos eram comuns. Em Washington, o Congresso lançou uma ofensiva contra o império invisível, que foi oficialmente destruído em 1872. A Ku Klux Klan renasceu em 1915 graças ao filme “O Nascimento de uma Nação” de D. W. Griffith. Sob uma nova liderança, evoluiu para se encaixar em uma América passando por grandes mudanças e ampliou sua comércio de ódio. O KKK tornou-se anti-imigrante, anti-urbano, anti-comunista, anti-semita e anti-católico. Quase quatro milhões de americanos aderiram ao que se tornaria uma organização de lobby de massa altamente influente. Mas, no final da década de 1920, escândalos e a crise econômica enfraqueceram o movimento, que acabou desaparecendo novamente após a Segunda Guerra Mundial.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 01:43h


12:45

No Caminho do Bem - Episódio Obrigações e Proibições

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisário Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Por que as tradições religiosas pedem que seus fiéis observem certas regras e os convidam a evitar algumas práticas? Esse episódio de "No Caminho do Bem" se dedica a entender quais as funções e como as pessoas entendem as proibições e obrigações religiosas.

Próximas Exibições:
Qui, 29 jul às 18:00h


13:45

Pessoas - Contar para Viver

Documentário202090minBrasil10 anosSP


De Marcelo Machado, Tatiana Toffoli, Viviane Ferreira, Marco Del Fiol, Pedro Cezer

E se existisse um museu que ao invés de abrigar objetos materiais pudesse abrigar histórias de vida de pessoas, qualquer pessoa, muitas pessoas? Pois ele existe. Cinco documentaristas são convidados a adentrar o acervo do Museu da Pessoa composto por mais de 18 mil histórias de vida e a propor releituras e recortes autorais. Os cinco documentaristas - Marcelo Machado, Marco Del Fiol, Pedro Cezar, Tatiana Tofolli e Viviane Ferreira - e a fundadora do Museu, Karen Worcman, contam suas próprias histórias de vida ao longo do documentário. O filme e´ uma viagem afetiva pela vida de brasileiros e brasileiras como a história de Sinair, garimpeiro desde os 11 anos, Amir Klink, atleta que cruzou o Atlântico numa canoa, Tula Pilar, empregada doméstica que se tornou poeta, Kaka´ Wera´, que se descobriu indígena quando entrou na escola e tantas outras. Um passeio pelos conflitos da história brasileira recente a partir das memórias dos seus habitantes. Viver para contar e contar para viver.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 01:43h
Qui, 15 jul às 22:15h


15:30

Fotografação

Documentário201975minBrasilLivreSP


De Lauro Escorel

Passeando pela história da fotografia brasileira, conheça o impacto dos avanços tecnológicos pela perspectiva daqueles que vivem os prazeres e obstáculos da profissão. Em uma sociedade cada vez mais conectada, em que as informações surgem por uma demanda quantitativa, a digitalização do ofício do fotógrafo torna-se quase uma ameaça.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 01:43h


17:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Hércules - O Homem que Virou Deus

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Nascido da união entre Zeus e Alcmena, Hércules foi vítima do ciúme de Hera, esposa de Zeus, que enviou serpentes para matá-lo enquanto ele ainda estava no berço. Hera manipulou Hércules mais uma vez quando matou Mégara e seus filhos. Para se redimir, ele se entregou a seu primo, o terrível Eristeu, que lhe impôs doze trabalhos, como matar a Hidra de Lerna, uma serpente gigante de sete cabeças, e capturar Cérbero, o temível cão de três cabeças que guardava as portas dos infernos.


17:30

Pandemiarte - Episódio Clarice Niskier

Experimental20204minBrasilLivreRJ


De Fábio Gavião Com Clarice Niskier

A Atriz Clarice Niskier no período de maior isolamento social provocado pela pandemia da Covid 19 responde a 3 perguntas: Qual a necessidade da Arte? Como a Pandemia afetou seu trabalho, sua vida, sua rotina? Qual a "sua" necessidade? Isolada de seu público de teatro Clarice nos revela suas impressões sobre este difícil momento e a violenta necessidade de atuar.

Próximas Exibições:
Sáb, 24 abr às 17:30h


17:40

Grandes Cenas - Episódio São Paulo S.A.

Documentário201717minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O crítico Jean-Claude Bernardet destrincha a cena da ruptura entre Carlos e Luciana em "São Paulo, Sociedade Anônima" (1965), explorando-a plano a plano, destacando objetos, analisando gestos e evocando as motivações do seu amigo e diretor Luís Sérgio Person.


18:00

Presença de Villa-Lobos - Episódio A Maturidade

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

A MATURIDADE do compositor traz às composições de Villa-Lobos o reconhecimento internacional e à sua música um grau de sofisticação, modernidade e virtuosismo que mudariam a musica brasileira para sempre.

Próximas Exibições:
Seg, 7 jun às 20:30h


18:35

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Alain Touraine

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

Alain Touraine, um dos mais importantes sociólogos vivos, fala dos efeitos de longo prazo da crise financeira de 2008.


19:10

As Canções da Minha Vida - Episódio Di Ferrero

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Será que você imaginaria que Di Ferrero, cantor do NX Zero, pudesse ter começado a cantar na igreja?! Pois é, foi lá que tudo começou para o nosso roqueiro! O programa com Di é bem surpreendente. Por exemplo, vemos ele falando da importância de Alceu Valença em seu trabalho e cantando


19:45

Fronteiras do Pensamento (2019) - Episódio Joshua Greene

Documentário201926minBrasil12 anosSP


De André Brandão, Ricardo Carioba

Joshua Greene é um cientista estadunidense que transita na intersecção da filosofia, psicologia e neurociência. Reconhecido por seus estudos sobre a moralidade, ele busca desvendar como a como a razão e a emoção afetam a tomada de decisão moral – e de que forma a moralidade é processada na mente humana. Autor de “Tribos Morais: A Tragédia da Moralidade do Senso Comum”, Greene uniu seus múltiplos conhecimentos para mapear nosso cérebro e explorar como as intuições éticas se manifestam na contemporaneidade. Neste episódio, Fronteiras do Pensamento revela a mente deste intelectual que evidencia como muitos dos nossos problemas sociais surgem da tendência em aplicar o senso comum às questões da vida moderna.


20:15

Arquitetos Brasileiros - Episódio Marcio Kogan

Documentário201452minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

Alie a paixão pelo cinema à inspiração na vanguarda arquitetônica brasileira das décadas de 1950, 60 e 70, com doses extras de bom gosto: as obras de Márcio Kogan são uma eterna citação do modernismo brasileiro, com formas puras e detalhes limpos. Seus projetos têm uma predileção pelas proporções horizontais, como saídas de uma tela de cinema.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 01:43h


21:15

Matizes do Brasil - Episódio Rosana Paulino

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

A paulistana Rosana Paulino despontou no cenário artístico nos anos 1990 e até hoje se distingue como voz singular ao abordar de forma afiada temas sociais, raciais e de gênero. Rosana trabalha com diferentes linguagens, como escultura, instalação, gravura, desenho e outros suportes, sempre evidenciando questões perturbadoras no contexto da sociedade brasileira. Neste episódio de Matizes do Brasil, a própria artista fala de sua trajetória e de alguns de seus trabalhos mais emblemáticos, como Parede de Memória (1994) e Atlântico Vermelho (2016). Outras vozes que nos ajudam mergulhar no universo de Rosana são Renata Felinto, Valéria Piccoli e Pedro Nery.


21:50

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio Abundantemente Morte

Documentário20194minBrasilLivreRJ


De Pedro Tré Hansen

Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 01:43h


22:00

Barão Vermelho: Por que a gente é assim?

Documentário2016108minBrasilLivreRJ


De Mini Kerti Com Cazuza, Frejat, Rodrigo Santos, Guto Goffi, Peninha

A história de uma das bandas mais icônicas do rock nacional, precursora do movimento que mais tarde veio a se chamar "BRock". Reúne depoimentos dos músicos Frejat, Guto, Dé Palmeira, Maurício, Sergio Serra, Peninha, Fernando Magalhães, Rodrigo Santos e Dadi Carvalho, nas diferentes formações da banda. Os primeiros ensaios filmados em super-8; o show no Teatro Ipanema, em 1983; os ensaios e shows no Circo Voador, a emblemática arena de shows dos anos 80; programas como Chacrinha e Raul Gil embalam o documentário.

Próximas Exibições:
Seg, 26 jul às 22:00h