Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2021


00:00

Matizes do Brasil - Episódio Ernesto Neto

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Artista visual com trabalhos entre a escultura e a instalação, Ernesto Neto é um dos nomes mais proeminentes da arte contemporânea no Brasil e no mundo. Desde o início de sua carreira, nos anos 1980, vem produzindo obras que colocam em diálogo o espaço expositivo e as diversas dimensões do espectador – corporal, espiritual, individual ou coletiva. Neste episódio de Matizes do Brasil, o próprio Neto nos brinda com sua percepção bastante original sobre o fazer artístico. E, além dele, os críticos e curadores Luiz Camillo Osório, Márcio Doctors, Jochen Volz e Valéria Piccoli comentam sobre as diferentes fases da carreira do artista, desde obras como A-B-A (chapa-corda-chapa), de 1987, até instalações recentes como Cura Bra Cura Te, de 2019.


00:30

Arquitetos Brasileiros - Episódio Rosa Kliass

Documentário201452minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

Decidida a atuar na área desde sua formação na FAUUSP em 1995, Kliass é provavelmente a mais importante "arquiteta de paisagem" brasileira, tendo passado boa parte dos seus 50 anos de profissão desenhando paisagens e criando passeios, garantindo àqueles que se empilham e se encaixotam nas cidades uma das mais agradáveis atividades humanas: passear junto a paisagens naturais antropizadas.


01:30

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Rirkrit Tiravanija

Documentário201852minBrasil14 anosRJ


De Pedro Urano

Com passagens por Nova York e outros destinos do mundo, o artista tailandês Rirkrit Tiravanija promove a simbiose entre arte e natureza para investigar identidade, territorialismo e colonização. No seu “Pavilhão das Palmeiras”, instalado em Inhotim, ele reúne, sob um projeto de arquitetura colonial, uma coleção de objetos que usam a imagem de palmeiras para evocar um "sabor" tropical. Com isso, levanta questões sobre identidade pós-colonial. O episódio mostra, ainda, a influência da arquitetura nas suas obras e um jantar preparado pelo artista para convidados — um exemplo de sua inserção na chamada "estética relacional" (termo cunhado pelo crítico francês Nicolas Bourriaud para se referir à arte comprometida com as relações humanas e sociais).


02:30

Caixas Mágicas - Episódio Equação do Tempo: Uma Leitura de Antônio Conselheiro

Documentário202026minBrasil12 anosPE


De Hilton Lacerda, Letí­cia Simões Com Giordano Castro, Bruno Parmera, Erivaldo Oliveira, Lucas Torres, Mario Sergio Cabral

Este programa mostrará as diferentes faces do autor Joaquim Cardozo. O poeta e o dramaturgo, o desenhista, o calculista e o engenheiro. Considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa no século XX, teve forte ligação com Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e João Cabral de Melo Neto – apesar do grande desconhecimento nacional sobre sua obra. “Equação do Tempo” centra-se na peça Antônio Conselheiro, em que Cardozo reflete sobre a perversidade das estruturas de poder sobre a existência humanas a partir da tragédia de Canudos. Como dramaturgo,  se inspirava nas fontes populares da cultura nordestina, e as transcendia, reunindo, de modo poético, referências advindas de diversos campos do saber.  “Equação do Tempo” aborda, ainda, o desabamento do Pavilhão da Gameleira, em que Joaquim Cardozo foi injustamente acusado de erro de cálculo – fato que marcou o trágico fim de sua vida.


03:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Os Encantadores de Montparnasse

Documentário201552minFrançaLivre


De Amélie Harrault, Valerie Loiseleux

A guerra acabou e as ruas irrompem em celebração. Montparnasse oscila entre o ritmo de jazz e o zumbido dos animados cafés. Paris é uma gigantesca festa móvel. Concebidas como reação contra o absurdo da guerra, as revoluções dadaístas e surrealistas estão em andamento. Ao leme estão "os três mosqueteiros": Breton, Aragon e Soupault, apoiados por Man Ray, Desnos, Tzara e muitos outros. Em 1919, uma das principais obras do movimento surrealista é revelada: The Magnetic Fields.


03:56

Curta Música - Anavitória - Cor

Jornalismo20213minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


04:00

Figuras da Dança - Episódio Antonio Carlos Cardoso

Documentário200926minBrasilLivre


De Sergio Roizenblit, Inês Bogéa

Antonio Carlos Cardoso iniciou sua aproximação com a dança em Porto Alegre (RS), sua cidade natal. No início dos anos 1960, seguiu para o Rio de Janeiro, para o Corpo de Baile do Theatro Municipal, onde começou sua carreira profissional. Depois de ter trabalhado em companhias europeias, ajudou a mudar a direção da dança brasileira ao assumir a direção do Corpo de Baile Municipal (atual Balé da Cidade) em 1974. Em sua gestão, trabalhou ao lado de importantes coreógrafos como Oscar Araiz, Victor Navarro e Sônia Mota. Em 1981, participou da criação do Balé Teatro Castro Alves (BA), companhia que dirigiu com intervalos até 2005. Em Salvador (BA), começou sua carreira de fotógrafo, que já lhe rendeu publicações em respeitadas revistas e catálogos.


04:30

O Povo Brasileiro - Episódio A Matriz Afro

Documentário200130minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz Com Chico Buarque, Gilberto Gil, Tom Zé, Darcy Ribeiro, narração de Matheus Nachtergaele

Negros da chamada civilização tropical africana aparecem como uma das principais vertentes do alados processo de construção da sociedade e da cultura brasileiras. Envolvidos no maior movimento de migração compulsória de que se tem notícia, em toda a história da humanidade, eles principiaram a chegar aos nossos trópicos ainda na primeira metade do século XVI. E para cá trouxeram, além do repertório genético, toda uma imensa gama de procedimentos técnicos e de criações simbólicas. Primeiramente, o tráfico de escravos foi feito sobretudo com a África subequatorial. É o fluxo dos negros bantos, vindos de regiões de Angola e do Congo. Mais tarde, parte do tráfico brasileiro se voltou para a África superequatorial, para a Costa da Mina e a baía do Benin, carreando para o lado de cá do Atlântico, principalmente para a Bahia e Pernambuco, povos ewê-iorubá, oriundos do antigo Daomé ou do poderoso reino iorubano de Oió. No programa A Matriz Afro deveremos exibir a força, o requinte e a riqueza desse conjunto de culturas negroafricanas, que fascinaram as vanguardas estético-intelectuais européias nas primeiras décadas do século XX.


05:00

Expresso - Episódio Tia Surica

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Joaquim Castro

A sambista carioca Iranette Ferreira Barcellos, conhecida como Tia Surica, é uma das mais importantes integrantes da velha-guarda da Portela. Ao narrar um pouco de sua vida, ela termina por revelar a trajetória da própria escola. Fala de personalidades, tradições, encontros, feijoadas e religiosidades, que integram a história do samba.


05:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Belerofonte - O Homem que Queria ser Deus

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Mais uma vez, nada aconteceu conforme o planejado: acusado de estupro pela rainha Estenebeia, Belerofonte foi à procura do rei da Lícia, que, numa tentativa de se ver livre dele, impôs-lhe temíveis desafios. Belerofonte saiu vitorioso graças a Pégaso, o cavalo, mas ele logo cometeu o pecado do orgulho, dizendo aos sacerdotes que fora o único responsável por seu sucesso. Para Zeus, comparar-se aos deuses era um erro imperdoável, então ele provocou a queda de Belerofonte, que o deixou cego.


06:00

Estados da Arte - Episódio Coletivo

Documentário201726minBrasil16 anosRJ


De Eduardo Goldenstein

Os agenciamentos e articulações que permitem a produção artística a partir de experiências compartilhadas. O percurso do Gupo EmpreZa e os limites do corpo. O espírito dionisíaco do Opavivará. As mobilizações propostas pelo Norte Comum na periferia carioca. A ocupação artística do espaço público através dos murais do Coletivo Gráfico.

Próximas Exibições:
Dom, 28 fev às 03:12h


06:30

No Caminho do Bem - Episódio Dinheiro e Consumo

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Este episódio de "No Caminho do Bem" aborda a visão religiosa acerca do dinheiro. Representantes do Judaísmo, do Protestantismo, do Taoísmo e da Física Quântica debatem como a prática espiritual pode nos conduzir a uma relação mais harmônica com o material.

Próximas Exibições:
Dom, 28 fev às 03:12h


07:30

Juntos - Episódio Terra Ancestral

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

Antes de se falar em permacultura, agroecologia ou agricultura orgânica, os indígenas, povos tradicionais e ancestrais do território hoje brasileiro, já trabalhavam em comunhão com o meio. Na Tekoá Itaty, conhecida pelos não indígenas como Aldeia Cabeceira de Águas Limpas no Morro dos Cavalos, em Santa Catarina, os Guarani mantém a tradição de cuidar das águas, da terra e dos bichos, assim como sempre o fizeram, resistindo na forma de produzir e pensar o alimento.

Próximas Exibições:
Dom, 28 fev às 03:12h


08:00

Presença de Villa-Lobos - Episódio A Consagração do Compositor

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

Influenciados pelo romantismo do século XIX compositores brasileiros ainda desfilam peças que dando o tom às pesquisas de Villa sobre a obra de Bach, mas A CONSOLIDAÇÃO DO COMPOSITOR viria definir boa parte de sua obra.

Próximas Exibições:
Dom, 28 fev às 03:12h


08:30

As Canções da Minha Vida - Episódio Maria Gadú

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Uma das mais inspiradas artistas surgidas na última década na nossa música tem uma relação pra lá de intensa com a música.

Próximas Exibições:
Dom, 28 fev às 03:12h


09:00

Álbuns Clássicos - Episódio Classic Albums - Lou Reed – Transformer

Documentário199750minInglaterra12 anos


De Bob Smeaton

O episódio aborda a produção do "Transformer" de Lou Reed - o álbum que levou Lou Reed do herói cult de The Velvet Underground ao superstar solo internacional.

Próximas Exibições:
Dom, 28 fev às 03:12h


10:00

Cássia Eller

Documentário2013113minBrasil12 anosRJ


De Paulo Henrique Fontenelle

Cássia Eller é uma figura icônica da música brasileira. Sua breve passagem pelo cenário musical nos anos 90 deixou uma marca inegável na cultura brasileira. Sua morte, em 2001, teve uma repercussão nacional que se estende até hoje por conta da guarda de seu filho Francisco, que ficou com sua parceira, Eugênia, a quem ele tem como mãe. Com seu talento e carisma, expôs tabus e demonstrou sua força como pessoa pública.

Próximas Exibições:
Dom, 28 fev às 03:12h


12:00

Figuras da Dança - Episódio Antonio Carlos Cardoso

Documentário200926minBrasilLivre


De Sergio Roizenblit, Inês Bogéa

Antonio Carlos Cardoso iniciou sua aproximação com a dança em Porto Alegre (RS), sua cidade natal. No início dos anos 1960, seguiu para o Rio de Janeiro, para o Corpo de Baile do Theatro Municipal, onde começou sua carreira profissional. Depois de ter trabalhado em companhias europeias, ajudou a mudar a direção da dança brasileira ao assumir a direção do Corpo de Baile Municipal (atual Balé da Cidade) em 1974. Em sua gestão, trabalhou ao lado de importantes coreógrafos como Oscar Araiz, Victor Navarro e Sônia Mota. Em 1981, participou da criação do Balé Teatro Castro Alves (BA), companhia que dirigiu com intervalos até 2005. Em Salvador (BA), começou sua carreira de fotógrafo, que já lhe rendeu publicações em respeitadas revistas e catálogos.


12:30

O Povo Brasileiro - Episódio A Matriz Afro

Documentário200130minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz Com Chico Buarque, Gilberto Gil, Tom Zé, Darcy Ribeiro, narração de Matheus Nachtergaele

Negros da chamada civilização tropical africana aparecem como uma das principais vertentes do alados processo de construção da sociedade e da cultura brasileiras. Envolvidos no maior movimento de migração compulsória de que se tem notícia, em toda a história da humanidade, eles principiaram a chegar aos nossos trópicos ainda na primeira metade do século XVI. E para cá trouxeram, além do repertório genético, toda uma imensa gama de procedimentos técnicos e de criações simbólicas. Primeiramente, o tráfico de escravos foi feito sobretudo com a África subequatorial. É o fluxo dos negros bantos, vindos de regiões de Angola e do Congo. Mais tarde, parte do tráfico brasileiro se voltou para a África superequatorial, para a Costa da Mina e a baía do Benin, carreando para o lado de cá do Atlântico, principalmente para a Bahia e Pernambuco, povos ewê-iorubá, oriundos do antigo Daomé ou do poderoso reino iorubano de Oió. No programa A Matriz Afro deveremos exibir a força, o requinte e a riqueza desse conjunto de culturas negroafricanas, que fascinaram as vanguardas estético-intelectuais européias nas primeiras décadas do século XX.


13:00

Expresso - Episódio Tia Surica

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Joaquim Castro

A sambista carioca Iranette Ferreira Barcellos, conhecida como Tia Surica, é uma das mais importantes integrantes da velha-guarda da Portela. Ao narrar um pouco de sua vida, ela termina por revelar a trajetória da própria escola. Fala de personalidades, tradições, encontros, feijoadas e religiosidades, que integram a história do samba.


13:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Belerofonte - O Homem que Queria ser Deus

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Mais uma vez, nada aconteceu conforme o planejado: acusado de estupro pela rainha Estenebeia, Belerofonte foi à procura do rei da Lícia, que, numa tentativa de se ver livre dele, impôs-lhe temíveis desafios. Belerofonte saiu vitorioso graças a Pégaso, o cavalo, mas ele logo cometeu o pecado do orgulho, dizendo aos sacerdotes que fora o único responsável por seu sucesso. Para Zeus, comparar-se aos deuses era um erro imperdoável, então ele provocou a queda de Belerofonte, que o deixou cego.


14:00

Matizes do Brasil - Episódio Ernesto Neto

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Artista visual com trabalhos entre a escultura e a instalação, Ernesto Neto é um dos nomes mais proeminentes da arte contemporânea no Brasil e no mundo. Desde o início de sua carreira, nos anos 1980, vem produzindo obras que colocam em diálogo o espaço expositivo e as diversas dimensões do espectador – corporal, espiritual, individual ou coletiva. Neste episódio de Matizes do Brasil, o próprio Neto nos brinda com sua percepção bastante original sobre o fazer artístico. E, além dele, os críticos e curadores Luiz Camillo Osório, Márcio Doctors, Jochen Volz e Valéria Piccoli comentam sobre as diferentes fases da carreira do artista, desde obras como A-B-A (chapa-corda-chapa), de 1987, até instalações recentes como Cura Bra Cura Te, de 2019.


14:30

Arquitetos Brasileiros - Episódio Rosa Kliass

Documentário201452minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

Decidida a atuar na área desde sua formação na FAUUSP em 1995, Kliass é provavelmente a mais importante "arquiteta de paisagem" brasileira, tendo passado boa parte dos seus 50 anos de profissão desenhando paisagens e criando passeios, garantindo àqueles que se empilham e se encaixotam nas cidades uma das mais agradáveis atividades humanas: passear junto a paisagens naturais antropizadas.


15:30

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Rirkrit Tiravanija

Documentário201852minBrasil14 anosRJ


De Pedro Urano

Com passagens por Nova York e outros destinos do mundo, o artista tailandês Rirkrit Tiravanija promove a simbiose entre arte e natureza para investigar identidade, territorialismo e colonização. No seu “Pavilhão das Palmeiras”, instalado em Inhotim, ele reúne, sob um projeto de arquitetura colonial, uma coleção de objetos que usam a imagem de palmeiras para evocar um "sabor" tropical. Com isso, levanta questões sobre identidade pós-colonial. O episódio mostra, ainda, a influência da arquitetura nas suas obras e um jantar preparado pelo artista para convidados — um exemplo de sua inserção na chamada "estética relacional" (termo cunhado pelo crítico francês Nicolas Bourriaud para se referir à arte comprometida com as relações humanas e sociais).


16:30

Caixas Mágicas - Episódio Equação do Tempo: Uma Leitura de Antônio Conselheiro

Documentário202026minBrasil12 anosPE


De Hilton Lacerda, Letí­cia Simões Com Giordano Castro, Bruno Parmera, Erivaldo Oliveira, Lucas Torres, Mario Sergio Cabral

Este programa mostrará as diferentes faces do autor Joaquim Cardozo. O poeta e o dramaturgo, o desenhista, o calculista e o engenheiro. Considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa no século XX, teve forte ligação com Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e João Cabral de Melo Neto – apesar do grande desconhecimento nacional sobre sua obra. “Equação do Tempo” centra-se na peça Antônio Conselheiro, em que Cardozo reflete sobre a perversidade das estruturas de poder sobre a existência humanas a partir da tragédia de Canudos. Como dramaturgo,  se inspirava nas fontes populares da cultura nordestina, e as transcendia, reunindo, de modo poético, referências advindas de diversos campos do saber.  “Equação do Tempo” aborda, ainda, o desabamento do Pavilhão da Gameleira, em que Joaquim Cardozo foi injustamente acusado de erro de cálculo – fato que marcou o trágico fim de sua vida.


17:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Os Encantadores de Montparnasse

Documentário201552minFrançaLivre


De Amélie Harrault, Valerie Loiseleux

A guerra acabou e as ruas irrompem em celebração. Montparnasse oscila entre o ritmo de jazz e o zumbido dos animados cafés. Paris é uma gigantesca festa móvel. Concebidas como reação contra o absurdo da guerra, as revoluções dadaístas e surrealistas estão em andamento. Ao leme estão "os três mosqueteiros": Breton, Aragon e Soupault, apoiados por Man Ray, Desnos, Tzara e muitos outros. Em 1919, uma das principais obras do movimento surrealista é revelada: The Magnetic Fields.


18:00

Impressões do Brasil - Episódio Lourenço Mutarelli

Documentário201326minÁfrica do SulLivreDF


De Ronaldo Duque

Autor de histórias em quadrinhos, o artista gráfico é também ator, escritor e um viajante da dramaturgia. Lourenço Mutarelli é formado em belas artes. Começou fazendo histórias em quadrinhos. As peças, romances e adaptações de suas obras vieram depois, com muito sucesso. Ele diz que nunca pensou em ser escritor, porque tem um respeito muito grande pela literatura e complementa:


18:30

Alegorias do Brasil - Episódio Qual o País do Futebol?

Documentário201833minBrasilLivre


De Murilo Salles

O futebol não é só um esporte no Brasil, mas uma atividade cultural eleita várias vezes como espelho do país. Por isso, não exigimos apenas a vitória da seleção, e sim o futebol arte. Nele, estariam nossas virtudes e defeitos: criação e corrupção, invenção e malícia. Nossas vitórias espelham o que teríamos de melhor: Copa de 1970. Mas nossas derrotas expõem o que temos de pior: Copa de 2014.


19:00

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio A Arte de Adrian Cooper

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Fotógrafo e diretor de arte inglês radicado no Brasil, é um dos raros profissionais de cinema que se alterna entre duas funções. Nascido em Devon, Inglaterra, formou-se em artes plásticas e, posteriormente, em cinema e televisão. Cooper fala de seu trabalho como Diretor em Chapeleiros(1983), e como diretor de arte e fotógrafo, em filmes como: A Batalha do Chile de Patrício Guzmán (1978), Marvada Carne de André Klotzel (1985), Sonho sem fim de Lauro Escorel (1986), ABC da Greve de Leon Hirszman(1979) e O Fio da Memória de Eduardo Coutinho (1991), Desmundo de Alain Fresnot. (2002).


19:30

Mobilis - Episódio Cargas

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Qual é o impacto dos caminhões sobre a vida urbana, ou, antes, sobre as vidas humanas?


20:00

Nós, Documentaristas - Episódio Susanna Lira

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Susanna Lira

No episódio, a cineasta Susanna Lira vira a câmera para ela mesma e também concede uma entrevista. Diretora de filmes como "Positivas”, “Damas do Samba” e “Torre das Donzelas”, Susanna conta como foi o percurso que a levou a abandonar o telejornalismo e se tornar documentarista. A diretora fala também sobre questões presentes tanto na sua obra quanto na sua vida, como a ausência paterna e feminismo.


20:27

Curta Música - Anavitória - Cor

Jornalismo20213minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


20:30

Getúlio

Ficção201394minBrasil14 anosRJ


De João Jardim

Agosto de 1954. O jornalista de oposição e dono de jornal Carlos Lacerda, sofre um atentado a bala na porta da sua casa em Copacabana. O pistoleiro erra o tiro e mata o Major da Aeronáutica Rubens Vaz que fazia a segurança de Lacerda. O presidente da República, Getúlio Vargas, é acusado de mandar matar o maior inimigo político do seu governo. Getúlio ¬passa a ser pressionado por lideranças militares e pela oposição para renunciar ao mandato. As investigações mostram que a ordem para o atentado saiu de dentro do Palácio do Catete. O tenente Gregório Fortunado, chefe da guarda pessoal do presidente e seu homem de confiança há anos, é acusado. Ao lado da filha, Alzira Vargas, seu braço direito na presidência, e colaboradores fiéis como Tancredo Neves e o general Zenóbio da Costa, Getúlio tenta se manter no poder e provar sua inocência. Diante das ameaças que pedem a deposição imediata do presidente, Getúlio comete um ato extremo.


22:20

Estamos Todos na Sarjeta, mas Alguns de Nós Olham as Estrelas

Ficção201920minBrasilLivreSP


De João Marcos de Almeida, Sergio Silva Com Gilda Nomacce, Tuna Dwek, Julia Katharine, Lucas Andrade, João Marcos de Almeida

Ao olhar para o passado e para as constelações, um gesto profundamente humano se revela em sentimentos e afetos. As imagens das estrelas, no céu e na terra, refletem esses anseios telúricos.


22:40

Hitchcock - O homem por trás do ídolo

Documentário201952minFrança12 anos


De Laurent Herbiet

O que realmente sabemos sobre o homem por trás do diretor? Através dos olhos íntimos, gentis e críticos de sua esposa e colaboradora, Alma, este filme nos permitirá descobrir Hitchcock de novo, entre escuridão e luz.


23:40

Grandes Cenas - Episódio Central do Brasil

Documentário201715minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

A atriz Fernanda Montenegro esmiúça seu processo de composição da personagem Dora em "Central do Brasil" (1997), revivendo a experiência de filmar a intensa cena da romaria, em que Dora perde Josué em meio a centenas de fiéis.