Quarta-feira, 11 de Novembro de 2020


00:00

Artistas Plásticos Brasileiros - Episódio Pancetti - O errante navegante

Documentário201752minBrasilLivreRJ


De Rozane Braga, Adriana Miranda

A grande paixão de José Pancetti sempre foi o mar, tema onipresente em sua obra, repleta de imagens com grande intensidade poética, como mostra este episódio da série Artistas Plásticos Brasileiros. Filho de humildes imigrantes italianos, ele tornou-se marinheiro e navegou pelo mundo, aprendendo a pintar por conta própria, a bordo dos navios. Mesmo em condições precárias, desenvolveu soluções técnicas que alcançaram grande refinamento e beleza, tendo como força inspiradora a paisagem e o povo brasileiro.


01:00

Instantes Cruzados - Episódio Cipó - Os limites de uma câmera

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Um dos pioneiros da fotorreportagem na imprensa brasileira foi Zé Medeiros, que apresentou diferentes enquadramentos,ângulos inusitados e closes pouco usuais na época e revolucionou a estética da fotografia no Brasil. Para dialogar com o trabalho de Medeiros, o convidado deste episódio é Roger Cipó, fotógrafo-pesquisador, educador social candomblecista e militante contra os crimes de intolerância religiosa e racismo.


01:30

Onde Nascem as Ideias - Episódio Mana

Documentário201943minBrasilLivre


De Carolina Sá

O episódio acompanha a designer e poeta Mana Bernardes ao longo do processo de fabricação e construção de algumas de suas obras. A diretora Carolina Sá e sua equipe, registra a personagem durante a elaboração de sua linha de objetos numa fabrica de vidros em Curitiba, a montagem de uma Merkabah, estrutura de bambu, exposta numa praça pública no Rio de Janeiro, além de uma conversa íntima sobre design, poesia, joias e alimentação. Com trilha original do músico Marcelo Jeneci, o episódio faz um recorte poético da trajetória de vida e da arte de Mana Bernardes.


02:20

Niemeyer - A Vida é Um Sopro

Documentário200590minBrasilLivre


De Fabiano Piraino Maciel

Oscar Niemeyer - A vida é um sopro é um filme que procura se pautar na clareza de suas linhas e na poética de suas formas, para (re)construir a história do maior ícone da Arquitetura Moderna Brasileira. Uma história indissociavelmente ligada às transformações do país neste último século. No documentário, o arquiteto conta de forma descontraída como concebeu seus principais projetos. Mostra como revolucionou a Arquitetura Moderna, com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de utilização do concreto armado. Fala também sobre sua vida, seu ideal de uma sociedade mais justa e de questões metafísicas como a insignificância do Homem diante do Universo. A vida é um sopro é costurado por imagens de arquivo inéditas e raras, e por depoimentos de personalidades como os escritores José Saramago, Eduardo Galeano e Carlos Heitor Cony, o poeta Ferreira Gullar, o historiador Eric Hobsbawn, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, o ex-presidente de Portugal Mário Soares e o compositor Chico Buarque.


04:00

Estados da Arte - Episódio Política

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

Arte e ativismo, diferenças e pontos de contato. Guga Ferraz, Alexandre Vogler e a inspiração a partir do cotidiano e do espaço urbano do Rio de Janeiro. A questão da violência em Berna Reale, artista paraense que se utiliza da performance para produzir imagens de forte simbolismo e grande apuro visual. A experiência da residência artística Composições Políticas no Galpão Bela Maré/RJ, cuja proposta foi a criação de obras baseadas em notícias e imagens da violência estatal veiculadas na mídia.


04:30

Caçadores da Alma - Episódio Arte e Valor

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Ricardo Azoury, Gal Oppido, Bob Wolfenson, Cássio Vasconcellos, Custódio Coimbra

Neste episódio, a série discute a valorização da fotografia como objeto final de arte. A Fine Art ganha espaço em museus e galerias, mas ainda é vista com reserva. Mostramos que não há um consenso sobre o significado da expressão, mas a maioria acredita que não é o suporte - jato de tinta e papel de algodão - que define uma fotografia Fine Art, mas se o fotógrafo tem um corpo de exposições, publicações em livros e um pensamento consolidado por trás da obra. Outro tema do episódio é a precificação da fotografia no mercado de arte. Enquanto alguns lutam por espaço em galerias, outros recusam o convite de curadores: preferem dar seus trabalhos para amigos do que valer um cifrão na parede.


05:00

Beyond Ipanema - 2ª temporada - Episódio Tóquio: Brasil Folclórico

Documentário201423minBrasilLivreSP


De Guto Barra

Duas bandas de forró e baião, As Pitanguinhas e o Forró Legal, se apresentam no Barzinho Aparecida, em Tóquio. Em Osaka, os Novos Naniwanos fazem versões japonesas de frevos baianos. O episódio apresenta também o Qantas Muratas & Sambamachines, big band que mistura samba, pop, rock e soul.


05:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Zeus - A Conquista do Poder

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Sua história é a de uma incrível conquista de poder, que data de tempos imemoriais, do surgimento do mundo. Nascida do Caos, Gaia - a mãe terra - juntou-se com Urano, o céu. Essa união gerou muitos filhos, como os titãs e os ciclopes. O mais jovem dos titãs, Cronos, voltou-se contra o pai, que tinha sufocado a mãe e os filhos deles. Após derrotar o pai, resolveu engolir os próprios filhos para evitar que um deles viesse a lhe roubar o poder. Mas o filho mais jovem sobreviveu e travou uma guerra contra Cronos, os titãs e muitas outras criaturas. Este deus era ninguém menos do que Zeus.


06:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Mateus Aleluia

Documentário201525minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Natural de Cachoeira, cidade do recôncavo baiano, atualmente mora em Luanda, Africa. É o único representante vivo da formação original do conjunto musical “Os Tincoãs”, um dos mais importantes grupos vocais negros do país, nas décadas de 70 e 80. O repertório da obra revela as suas influências e fontes de inspiração artística, que vão desde a cultura afro-barroca, marca dos fortes vínculos com a sua ancestralidade, ao imaginário indígena brasileiro.

Próximas Exibições:
Qua, 25 nov às 07:51h
Qua, 25 nov às 07:51h


06:30

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Gênero

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

Abrimos o episódio com a história de Abraão, que não cumpre as ordens recebidas de Deus e se torna um modelo na arte de se reinventar e evoluir. Acompanhamos depoimentos carregados de transgressão no campo da sexualidade e das questões de gênero.

Próximas Exibições:
Qua, 25 nov às 07:51h
Qua, 25 nov às 07:51h


07:30

Intérpretes do Brasil - Episódio Portugal, Brasil, por Judith Cortesão

Documentário200120minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz

Judith Cortesão fala do mundo português anterior à aventura dos descobrimentos, do significado profundo, para os portugueses, das viagens ao desconhecido, e da chegada às costas brasileiras, com seus mistérios e maravilhas.

Próximas Exibições:
Qua, 25 nov às 07:51h
Qua, 25 nov às 07:51h


07:55

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Mia Couto indica o livro “Livro do desassossego”, de Fernando Pessoa

Documentário20173minBrasilLivre


De Eduardo Barros

Mia Couto é o escritor moçambicano de maior renome internacional. Autor de obras como “Terra sonâmbula”, ele fala neste episódio de uma de suas paixões literárias: Fernando Pessoa e seu clássico “Livro do desassossego”.

Próximas Exibições:
Qua, 25 nov às 07:51h
Qua, 25 nov às 07:51h


08:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Odair José

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Chega a ser emocionante ver a trajetória de Odair José e a consciência que ele tem de seu trabalho. Um dos compositores brasileiros que mais soube retratar o comportamento das pessoas de sua época. Neste episódio, vemos ele falando sobre a ditadura e sobre a hipocrisia da nossa sociedade. Odair José ilustra o papo com "Uma Vida Só (Pare de Tomar a Pílula)". "Eu sou um compositor popular e vivo estudando aquilo que acontece com as pessoas e transformo isto numa crônica musical e devolvo", explica. Desta época sombria, ele ainda nos brinda com uma versão singela de "Alegria, Alegria", de Caetano Veloso. Fala também de seu encontro com Raul Seixas, da Jovem Guarda, da Bossa Nova e traz versões de "Corina, Corina" e "Ritmo de Chuva". Com vocês, Odair José, que, como disse Ronaldo Bôscoli, é o cantor dos fracos e comprimidos.

Próximas Exibições:
Qua, 25 nov às 07:51h
Qua, 25 nov às 07:51h


08:30

101 Canções que Tocaram o Brasil - Episódio O Caldeirão Musical

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Roberto de Oliveira Com Nelson Motta

Entre a placidez da bossa-nova e a pulsação do afro-samba, o ritmo fervente do caldeirão musical refletia o estado o país em ebulição entre 1967 e 1970, numa das fases mais criativas da mpb.

Próximas Exibições:
Qua, 25 nov às 07:51h
Qua, 25 nov às 07:51h


09:00

O Som e o Silêncio - Episódio Cavaquinho

Documentário201827minBrasilLivreRJ


De José Joffily, Pedro Rossi

Henrique Cazes sabe tudo sobre cavaquinho: do som, do silêncio e da necessidade de dominar o instrumento para esquece-lo no momento de toca-lo... No estúdio, o músico e Marcos Suzano se encontram, e apresentam uma parceria inédita na interpretação de Viravoltando, de autoria de Cazes. Suzano vai até a oficina de Rodrigo Gnattali, em Juiz de Fora. Ele é o responsável pela construção de todos os cavaquinhos de Cazes.

Próximas Exibições:
Qua, 25 nov às 07:51h
Qua, 25 nov às 07:51h


09:30

Sons Brasilis - Episódio Forró

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra

O forró tornou-se um fenômeno popular em princípios da década de 1950 pela voz de Luiz Gonzaga que acompanhava a intensa imigração dos nordestinos para outras regiões do país, especialmente, para as capitais. Depois de um período de desinteresse na década de 1980, o forró ganhou novo fôlego da década de 1990 em diante, com o surgimento e sucesso de novos trios e artistas de forró. O episódio foi gravado em Recife e tem a participação de Elba Ramalho, Alceu Valença e Lula do Acordeom, entre outros.

Próximas Exibições:
Qua, 25 nov às 07:51h
Qua, 25 nov às 07:51h


10:00

Cássia Eller

Documentário2013113minBrasil12 anosRJ


De Paulo Henrique Fontenelle

Cássia Eller é uma figura icônica da música brasileira. Sua breve passagem pelo cenário musical nos anos 90 deixou uma marca inegável na cultura brasileira. Sua morte, em 2001, teve uma repercussão nacional que se estende até hoje por conta da guarda de seu filho Francisco, que ficou com sua parceira, Eugênia, a quem ele tem como mãe. Com seu talento e carisma, expôs tabus e demonstrou sua força como pessoa pública.

Próximas Exibições:
Qua, 25 nov às 07:51h
Qua, 25 nov às 07:51h


12:00

Estados da Arte - Episódio Política

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

Arte e ativismo, diferenças e pontos de contato. Guga Ferraz, Alexandre Vogler e a inspiração a partir do cotidiano e do espaço urbano do Rio de Janeiro. A questão da violência em Berna Reale, artista paraense que se utiliza da performance para produzir imagens de forte simbolismo e grande apuro visual. A experiência da residência artística Composições Políticas no Galpão Bela Maré/RJ, cuja proposta foi a criação de obras baseadas em notícias e imagens da violência estatal veiculadas na mídia.

Próximas Exibições:
Qua, 25 nov às 07:51h


12:30

Caçadores da Alma - Episódio Arte e Valor

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Ricardo Azoury, Gal Oppido, Bob Wolfenson, Cássio Vasconcellos, Custódio Coimbra

Neste episódio, a série discute a valorização da fotografia como objeto final de arte. A Fine Art ganha espaço em museus e galerias, mas ainda é vista com reserva. Mostramos que não há um consenso sobre o significado da expressão, mas a maioria acredita que não é o suporte - jato de tinta e papel de algodão - que define uma fotografia Fine Art, mas se o fotógrafo tem um corpo de exposições, publicações em livros e um pensamento consolidado por trás da obra. Outro tema do episódio é a precificação da fotografia no mercado de arte. Enquanto alguns lutam por espaço em galerias, outros recusam o convite de curadores: preferem dar seus trabalhos para amigos do que valer um cifrão na parede.

Próximas Exibições:
Qua, 25 nov às 07:51h


13:00

Beyond Ipanema - 2ª temporada - Episódio Tóquio: Brasil Folclórico

Documentário201423minBrasilLivreSP


De Guto Barra

Duas bandas de forró e baião, As Pitanguinhas e o Forró Legal, se apresentam no Barzinho Aparecida, em Tóquio. Em Osaka, os Novos Naniwanos fazem versões japonesas de frevos baianos. O episódio apresenta também o Qantas Muratas & Sambamachines, big band que mistura samba, pop, rock e soul.

Próximas Exibições:
Qua, 25 nov às 07:51h


13:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Zeus - A Conquista do Poder

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Sua história é a de uma incrível conquista de poder, que data de tempos imemoriais, do surgimento do mundo. Nascida do Caos, Gaia - a mãe terra - juntou-se com Urano, o céu. Essa união gerou muitos filhos, como os titãs e os ciclopes. O mais jovem dos titãs, Cronos, voltou-se contra o pai, que tinha sufocado a mãe e os filhos deles. Após derrotar o pai, resolveu engolir os próprios filhos para evitar que um deles viesse a lhe roubar o poder. Mas o filho mais jovem sobreviveu e travou uma guerra contra Cronos, os titãs e muitas outras criaturas. Este deus era ninguém menos do que Zeus.

Próximas Exibições:
Qua, 25 nov às 07:51h


14:00

Artistas Plásticos Brasileiros - Episódio Pancetti - O errante navegante

Documentário201752minBrasilLivreRJ


De Rozane Braga, Adriana Miranda

A grande paixão de José Pancetti sempre foi o mar, tema onipresente em sua obra, repleta de imagens com grande intensidade poética, como mostra este episódio da série Artistas Plásticos Brasileiros. Filho de humildes imigrantes italianos, ele tornou-se marinheiro e navegou pelo mundo, aprendendo a pintar por conta própria, a bordo dos navios. Mesmo em condições precárias, desenvolveu soluções técnicas que alcançaram grande refinamento e beleza, tendo como força inspiradora a paisagem e o povo brasileiro.

Próximas Exibições:
Qua, 25 nov às 07:51h


15:00

Instantes Cruzados - Episódio Cipó - Os limites de uma câmera

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Um dos pioneiros da fotorreportagem na imprensa brasileira foi Zé Medeiros, que apresentou diferentes enquadramentos,ângulos inusitados e closes pouco usuais na época e revolucionou a estética da fotografia no Brasil. Para dialogar com o trabalho de Medeiros, o convidado deste episódio é Roger Cipó, fotógrafo-pesquisador, educador social candomblecista e militante contra os crimes de intolerância religiosa e racismo.

Próximas Exibições:
Qua, 25 nov às 07:51h


15:30

Onde Nascem as Ideias - Episódio Mana

Documentário201943minBrasilLivre


De Carolina Sá

O episódio acompanha a designer e poeta Mana Bernardes ao longo do processo de fabricação e construção de algumas de suas obras. A diretora Carolina Sá e sua equipe, registra a personagem durante a elaboração de sua linha de objetos numa fabrica de vidros em Curitiba, a montagem de uma Merkabah, estrutura de bambu, exposta numa praça pública no Rio de Janeiro, além de uma conversa íntima sobre design, poesia, joias e alimentação. Com trilha original do músico Marcelo Jeneci, o episódio faz um recorte poético da trajetória de vida e da arte de Mana Bernardes.

Próximas Exibições:
Qua, 25 nov às 07:51h


16:20

Niemeyer - A Vida é Um Sopro

Documentário200590minBrasilLivre


De Fabiano Piraino Maciel

Oscar Niemeyer - A vida é um sopro é um filme que procura se pautar na clareza de suas linhas e na poética de suas formas, para (re)construir a história do maior ícone da Arquitetura Moderna Brasileira. Uma história indissociavelmente ligada às transformações do país neste último século. No documentário, o arquiteto conta de forma descontraída como concebeu seus principais projetos. Mostra como revolucionou a Arquitetura Moderna, com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de utilização do concreto armado. Fala também sobre sua vida, seu ideal de uma sociedade mais justa e de questões metafísicas como a insignificância do Homem diante do Universo. A vida é um sopro é costurado por imagens de arquivo inéditas e raras, e por depoimentos de personalidades como os escritores José Saramago, Eduardo Galeano e Carlos Heitor Cony, o poeta Ferreira Gullar, o historiador Eric Hobsbawn, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, o ex-presidente de Portugal Mário Soares e o compositor Chico Buarque.

Próximas Exibições:
Qua, 25 nov às 07:51h


18:00

Impressões do Brasil - Episódio Alice Ruiz

Documentário201126minÁfrica do SulLivreDF


De Ronaldo Duque

Ela nasceu em curitiba e mora em são paulo. Começou a escrever aos nove anos de idade, mas publicou seu primeiro livro aos 34 anos. A poeta, letrista, tradutora e publicitária alice ruiz já publicou 20 livros e gravou mais de 50 músicas com vários artistas. Concisa como um hai kai, ela diz que não sabe o que é poesia, mas sabe o que não é.


18:30

Brasil Visual - Episódio Artesania na Arte Contemporânea

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

Neste episódio, entrevistamos artistas, críticos e curadores de diversas regiões do Brasil a fim de debater a importância do trabalho artesanal na produção artística brasileira. Alguns dos temas centrais deste documentário são o trabalho manual, a escolha dos materiais e a elaboração e transmissão do conhecimento artesanal. A partir de conversas com artistas que transitam por campos variados, mostramos a presença múltipla da artesania na produção brasileira, que vai do crochê ao audiovisual, passando pela gravura, a colagem e a escultura, entre outras formas de expressão artística.


19:00

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio Lula Carvalho - Na Elite da Tropa

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Filho de Walter Carvalho e sobrinho de Vladimir Carvalho. Nascido no Rio de Janeiro de pai paraibano. De modo indireto, portanto, é também herdeiro do Cinema Novo através da influência existencial que recebeu da filmografia do pai e tio. Sua carreira começa no final do século passado, na chamada retomada do cinema brasileiro, após a crise dos anos Fernando Collor de Mello, em que a Embrafilme foi extinta. Tem se destacado como diretor de fotografia de filmes brasileiros premiados em festivais, como Tropa de Elite 1 e 2, e também internacionais, como Robocop (2014) e Tartarugas Ninja (2014). Ganhou o Kikito de ouro por melhor fotografia no Festival de Gramado 2008, com o filme A Festa da Menina Morta, dirigido por Matheus Nachtergaele.


19:30

Juntos - Episódio Permacultores

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

Eles optaram pela permacultura como parte do existir. Vinicius trabalha em um mutirão de recuperação de nascentes em SP, Alessandra instala fossas ecológicas e sustentáveis em comunidades rurais de Minas Gerais, Cintia revoluciona a comunidade Chico Mendes com projeto de compostagem da Revolução dos Baldinhos, Karin regenera áreas degradadas pela agricultura tradicional pela agricultura sintrópica, multiplicando suas descobertas e conhecimentos no Epicentro Dalva.


20:00

A História do Cinema: Uma Odisseia - Episódio 1953 a 1957

Documentário201160minInglaterraLivre


De Mark Cousins

Uma história bombástica - O cinema mundial fervendo.


21:05

Cineastas - Episódio Rosemberg Cariry

Documentário201645minBrasilLivreRJ


De Hermes Leal

O cinema poético de Rosemberg Cariry, do litoral ao sertão nordestino, nos é revelado por Petrus e Bárbara Cariry, os atores Chico Díaz e Dira Paes, entre outros, além do próprio biografado, que permeia entre suas obras, relatando os intentos poéticos e culturais marcados em cada uma delas.


22:00

Getúlio

Ficção201394minBrasil14 anosRJ


De João Jardim

Agosto de 1954. O jornalista de oposição e dono de jornal Carlos Lacerda, sofre um atentado a bala na porta da sua casa em Copacabana. O pistoleiro erra o tiro e mata o Major da Aeronáutica Rubens Vaz que fazia a segurança de Lacerda. O presidente da República, Getúlio Vargas, é acusado de mandar matar o maior inimigo político do seu governo. Getúlio ¬passa a ser pressionado por lideranças militares e pela oposição para renunciar ao mandato. As investigações mostram que a ordem para o atentado saiu de dentro do Palácio do Catete. O tenente Gregório Fortunado, chefe da guarda pessoal do presidente e seu homem de confiança há anos, é acusado. Ao lado da filha, Alzira Vargas, seu braço direito na presidência, e colaboradores fiéis como Tancredo Neves e o general Zenóbio da Costa, Getúlio tenta se manter no poder e provar sua inocência. Diante das ameaças que pedem a deposição imediata do presidente, Getúlio comete um ato extremo.


23:55

Curta! Livros - Luciano Carneiro – Fotojornalismo e reportagem

Jornalismo20202minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!

Próximas Exibições:
Qua, 25 nov às 07:51h