Quinta-feira, 24 de Setembro de 2020


00:00

Orson Welles: Sombras e Luz

Documentário201552minFrançaLivre


De Elisabeth Kapnist

Uma figura lendária, o mito vivo do artista criativo, Orson Welles, aos 24 anos de idade, reinventou as linguagens do teatro e do cinema. Homem de mil faces, ele foi um moralista, um humanista, um Don Juan, um americano e um exilado sem lar, foi ator, cineasta, comediante, poeta e uma eterna criança prodígio buscando retornar ao seu estado de graça. Esse documentário é uma jornada até o coração do homem por trás da lenda.


01:00

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio O Pé Quente de Nonato Estrela

Documentário201747minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Nonato Estrela tem pé quente. Assistente de Helio Silva em Tenda dos Milagres (1977)de Nelson Pereira, co-fotografou o celebre Di Cavalcanti (1977) de Glauber Rocha. Assistente de Edgar Moura em vários filmes, se torna fotógrafo em Rock Estrela (1985), faz fotografia para séries antológicas da TV Globo como Armação Ilimitada (1985-1988) e TV Pirata (1990-1992). Fotografou o primeiro filme da Xuxa, vários filmes dos Trapalhões. Na crise do cinema, fez Sampaku (1992) quando inicia uma parceria com José Joffily, que tem como ápice 2 perdidos numa noite suja (2004). Fotografou Chico Xavier (2010) e Primo Basílio com Daniel Filho (2007) e várias comédias de sucesso com Cris D´Amato e Roberto Santucci. Os filmes do Nonato já levaram mais de 40 milhões de espectadores ao cinema.

Próximas Exibições:
Ter, 20 out às 08:31h


02:00

Santiago

Documentário200680minBrasilLivreRJ


De João Moreira Salles

Em 1992, o diretor João Moreira Salles planejou o documentário "Santiago", baseado na vida do mordomo da casa de sua família. Devido à sua incapacidade em editar as cenas filmadas, o longa-metragem nunca foi concluído. Em 2005, o diretor voltou a trabalhar sobre as cenas gravadas, encontrando outro foco no material rodado.


03:30

Nós, Documentaristas - Episódio João Moreira Salles

Documentário201826minBrasilLivre


De Susanna Lira Com João Moreira Salles

No primeiro episódio da série, João Moreira Salles, diretor de filmes como “Notícias de uma guerra particular”, “Entreatos” e “Santiago”, fala sobre o trabalho de criação de sua mais recente obra, "No Intenso Agora". No decorrer do episódio, João vai revelando memórias, abordando dificuldades e resgatando histórias de seus filmes que, intercaladas com trechos das principais cenas, nos fazem mergulhar na sua trajetória.


04:00

A História Oculta das Obras de Arte - Episódio Rembrandt

Documentário201152minFrançaLivre


De Stan Neumann e Juliette Garcias

Os maiores especialistas da obra de Rembrandt se reúnem no Museu do Louvre para analisar, minuciosamente, a arte do pintor. Todos os quadros estão como quando foram pintados: sem molduras e expostos em cavaletes.


05:00

Fé na Batida - Episódio Hip Hop

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Nascido na agitação de comunidades de imigrantes jamaicanos, latinos e afroamericanos em Nova Iorque, o Hip Hop é mais que um estilo de dança, é um grande movimento cultural. DJ, MC, Grafitti e Breaking formam a base desse que é considerado o fenômeno que deu origem às danças urbanas. Alardeado pelos quatro cantos do globo e tendo sido desmembrado e diversificado em inúmeras vertentes, o Hip Hop hoje rende muita conversa e, é claro, muita dança. E isso é o que vamos ver neste episódio de Fé na Batida, com os dançarinos profissionais André Feijão, Luciana Monnerat, Anyel Aram e Bruninho IQFenix – todos eles apaixonados pelo Hip Hop, mas cada um vivendo essa paixão à sua maneira.


05:30

Juntos - Episódio Terra Ancestral

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

Antes de se falar em permacultura, agroecologia ou agricultura orgânica, os indígenas, povos tradicionais e ancestrais do território hoje brasileiro, já trabalhavam em comunhão com o meio. Na Tekoá Itaty, conhecida pelos não indígenas como Aldeia Cabeceira de Águas Limpas no Morro dos Cavalos, em Santa Catarina, os Guarani mantém a tradição de cuidar das águas, da terra e dos bichos, assim como sempre o fizeram, resistindo na forma de produzir e pensar o alimento.


06:00

Estados da Arte - Episódio Negro

Documentário201726minBrasil14 anosRJ


De Eduardo Goldenstein Com Thiago Sant'Ana, Thiago Sant´Ana

A matriz africana e seus desdobramentos na arte contemporânea brasileira. Releituras, ressignificações e antropofagia. Aderbal Ashogun, o artista-sacerdote que promove e defende a cultura afro-brasileira. Arjan Martins e a narrativa pictórica e poética do tráfico negreiro. Tiago Sant´Ana apresenta o sincretismo no Recôncavo Baiano. Ronal Duarte propõe o encontro da arte com o ritual. Paulo Nazareth, artista-andarilho em busca da afirmação de uma identidade negra e latino americana. Michelle Mattiuzzi expõe e problematiza seu corpo negro feminino.

Próximas Exibições:
Ter, 20 out às 08:31h


06:30

Aquarela Musical - Episódio Maria da Inglaterra

Documentário201926minBrasilLivrePI


De Márcio Bigly

Érika Martins (SP), Bia e os Becks (PI) e Sandro Moura (PI) fazem releituras dos sucessos da piauiense Maria da Inglaterra, que apesar de analfabeta, passou a compôr após um misterioso contato com extraterrestres.

Próximas Exibições:
Ter, 20 out às 08:31h


07:00

Beyond Ipanema - 2ª temporada - Episódio Lisboa: o fado tropicalista

Documentário201423minBrasilLivreSP


De Guto Barra

Ao chegar em Lisboa, Beyond Ipanema encontra os maiores astros do novo fado atual: Antonio Zambujo e Carminho, ambos grandes fãs da música brasileira. O episódio apresenta o selo Groovie Records, que relançou na Europa raridades psicodélicas brasileiras, e o trabalho do Real Combo Lisboense, “versão portuguesa” da Orquestra Imperial.

Próximas Exibições:
Ter, 20 out às 08:31h


07:30

Grandes Mitos: A Ilíada - Episódio O Sangue da Deusa

Documentário201926minFrança14 anos


De Sebastien Rancourt

Agamenon viu isso em um sonho: Tróia seria tomada naquele dia. Todo o exército grego está reunido em torno das muralhas da cidade antiga e a batalha continua, mas de repente, o marido de Helena, Menelau, reconhece Páris, o homem que levou sua esposa. Os dois homens decidem se enfrentar em um duelo.

Próximas Exibições:
Ter, 20 out às 08:31h


08:00

Joan Miró de perto

Documentário201352minFrançaLivre


De Albert Solé

Joan Miró é uma figura icônica no mundo artístico. Quanto mais o tempo passa, mais seu trabalho se torna universal: ultrapassa fronteiras e gêneros, vai além de museus, está nas paredes de prestigiadas instituições e se estende ao design e à arquitetura. Este documentário traz a excepcional presença de Joan Punyet Miró, seu administrador e neto, e acessa seu estúdio, revelando arquivos nunca vistos para descobrir a faceta menos conhecida do artista: sua privacidade.

Próximas Exibições:
Ter, 20 out às 08:31h
Ter, 20 out às 08:31h


09:00

Inhotim, Arte Natureza - Episódio Jardim Botânico

Documentário201852minBrasil14 anosRJ


De Pedro Urano

Neste programa, apresentamos o acervo botânico do Inhotim, uma riquíssima coleção de palmeiras, antúrios, filodendros, orquídeas, bromélias e agaves, que transformaram o lugar num refúgio para centenas de animais da região, sensivelmente degradada pela mineração. Um ecossistema diverso e povoado também por obras de arte. Que futuro se cultiva no Inhotim?

Próximas Exibições:
Ter, 20 out às 08:31h
Ter, 20 out às 08:31h


10:00

Caixas Mágicas - Episódio Equação do Tempo: Uma Leitura de Antônio Conselheiro

Documentário202026minBrasil12 anosPE


De Hilton Lacerda, Letí­cia Simões Com Giordano Castro, Bruno Parmera, Erivaldo Oliveira, Lucas Torres, Mario Sergio Cabral

Este programa mostrará as diferentes faces do autor Joaquim Cardozo. O poeta e o dramaturgo, o desenhista, o calculista e o engenheiro. Considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa no século XX, teve forte ligação com Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e João Cabral de Melo Neto – apesar do grande desconhecimento nacional sobre sua obra. “Equação do Tempo” centra-se na peça Antônio Conselheiro, em que Cardozo reflete sobre a perversidade das estruturas de poder sobre a existência humanas a partir da tragédia de Canudos. Como dramaturgo,  se inspirava nas fontes populares da cultura nordestina, e as transcendia, reunindo, de modo poético, referências advindas de diversos campos do saber.  “Equação do Tempo” aborda, ainda, o desabamento do Pavilhão da Gameleira, em que Joaquim Cardozo foi injustamente acusado de erro de cálculo – fato que marcou o trágico fim de sua vida.

Próximas Exibições:
Ter, 20 out às 08:31h
Ter, 20 out às 08:31h


10:30

Marcia Haydée

Documentário201880minBrasilLivreRJ


De Daniela Kallmann

Marcia Haydée é a bailarina brasileira de consagração mundial, conhecida como a "Callas da dança", por sua grande força interpretativa. Em sua carreira, atuou no Balé do Marquês de Cuevas (FRA), mas foi no Stuttgart Ballet, na Alemanha, sob a direção de John Cranko, que no início dos anos 1960, ela se tornou musa do coreógrafo e foi revelada como grande intérprete e bailarina. Na década de 1970, após a morte de Cranko, Márcia assume a direção da companhia e fica à frente durante 20 anos. Trabalhou ao lado de grandes nomes da dança como Richard Cragun , Rudolf Nureyev , Jorge Donn, Maurice Bejárt, John Neumeier.

Próximas Exibições:
Ter, 20 out às 08:31h
Ter, 20 out às 08:31h


12:00

A História Oculta das Obras de Arte - Episódio Rembrandt

Documentário201152minFrançaLivre


De Stan Neumann e Juliette Garcias

Os maiores especialistas da obra de Rembrandt se reúnem no Museu do Louvre para analisar, minuciosamente, a arte do pintor. Todos os quadros estão como quando foram pintados: sem molduras e expostos em cavaletes.

Próximas Exibições:
Ter, 20 out às 08:31h


13:00

Fé na Batida - Episódio Hip Hop

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Nascido na agitação de comunidades de imigrantes jamaicanos, latinos e afroamericanos em Nova Iorque, o Hip Hop é mais que um estilo de dança, é um grande movimento cultural. DJ, MC, Grafitti e Breaking formam a base desse que é considerado o fenômeno que deu origem às danças urbanas. Alardeado pelos quatro cantos do globo e tendo sido desmembrado e diversificado em inúmeras vertentes, o Hip Hop hoje rende muita conversa e, é claro, muita dança. E isso é o que vamos ver neste episódio de Fé na Batida, com os dançarinos profissionais André Feijão, Luciana Monnerat, Anyel Aram e Bruninho IQFenix – todos eles apaixonados pelo Hip Hop, mas cada um vivendo essa paixão à sua maneira.

Próximas Exibições:
Ter, 20 out às 08:31h


13:30

Juntos - Episódio Terra Ancestral

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

Antes de se falar em permacultura, agroecologia ou agricultura orgânica, os indígenas, povos tradicionais e ancestrais do território hoje brasileiro, já trabalhavam em comunhão com o meio. Na Tekoá Itaty, conhecida pelos não indígenas como Aldeia Cabeceira de Águas Limpas no Morro dos Cavalos, em Santa Catarina, os Guarani mantém a tradição de cuidar das águas, da terra e dos bichos, assim como sempre o fizeram, resistindo na forma de produzir e pensar o alimento.

Próximas Exibições:
Ter, 20 out às 08:31h


14:00

Orson Welles: Sombras e Luz

Documentário201552minFrançaLivre


De Elisabeth Kapnist

Uma figura lendária, o mito vivo do artista criativo, Orson Welles, aos 24 anos de idade, reinventou as linguagens do teatro e do cinema. Homem de mil faces, ele foi um moralista, um humanista, um Don Juan, um americano e um exilado sem lar, foi ator, cineasta, comediante, poeta e uma eterna criança prodígio buscando retornar ao seu estado de graça. Esse documentário é uma jornada até o coração do homem por trás da lenda.

Próximas Exibições:
Ter, 20 out às 08:31h


15:00

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio O Pé Quente de Nonato Estrela

Documentário201747minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Nonato Estrela tem pé quente. Assistente de Helio Silva em Tenda dos Milagres (1977)de Nelson Pereira, co-fotografou o celebre Di Cavalcanti (1977) de Glauber Rocha. Assistente de Edgar Moura em vários filmes, se torna fotógrafo em Rock Estrela (1985), faz fotografia para séries antológicas da TV Globo como Armação Ilimitada (1985-1988) e TV Pirata (1990-1992). Fotografou o primeiro filme da Xuxa, vários filmes dos Trapalhões. Na crise do cinema, fez Sampaku (1992) quando inicia uma parceria com José Joffily, que tem como ápice 2 perdidos numa noite suja (2004). Fotografou Chico Xavier (2010) e Primo Basílio com Daniel Filho (2007) e várias comédias de sucesso com Cris D´Amato e Roberto Santucci. Os filmes do Nonato já levaram mais de 40 milhões de espectadores ao cinema.

Próximas Exibições:
Ter, 20 out às 08:31h
Ter, 20 out às 08:31h


16:00

Santiago

Documentário200680minBrasilLivreRJ


De João Moreira Salles

Em 1992, o diretor João Moreira Salles planejou o documentário "Santiago", baseado na vida do mordomo da casa de sua família. Devido à sua incapacidade em editar as cenas filmadas, o longa-metragem nunca foi concluído. Em 2005, o diretor voltou a trabalhar sobre as cenas gravadas, encontrando outro foco no material rodado.

Próximas Exibições:
Ter, 20 out às 08:31h


17:30

Nós, Documentaristas - Episódio João Moreira Salles

Documentário201826minBrasilLivre


De Susanna Lira Com João Moreira Salles

No primeiro episódio da série, João Moreira Salles, diretor de filmes como “Notícias de uma guerra particular”, “Entreatos” e “Santiago”, fala sobre o trabalho de criação de sua mais recente obra, "No Intenso Agora". No decorrer do episódio, João vai revelando memórias, abordando dificuldades e resgatando histórias de seus filmes que, intercaladas com trechos das principais cenas, nos fazem mergulhar na sua trajetória.


18:00

Expresso - Episódio Eloar Guazzelli

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Mariana Lacerda

“Eu existo desenhando”, diz o ilustrador Eloar Guazzelli Filho, enquanto rabisca uma paisagem da sua Porto Alegre. Hoje vive em São Paulo, onde o rio que dominou os cenários de sua infância lhe “foi arrancado”, lamenta. Com “um olhar nostálgico sobre o Sul”, ele  mergulha dentro de suas raízes. Cruza as águas do Guaíba para chegar à Ilha do Presídio, local em que seu pai, advogado de presos políticos, visitava clientes durante a ditadura. Num passeio permeado por poesia, memória e política, ele percorre sua cidade, a “micrópole” na qual aprendeu a fazer as coisas voarem no papel.   

Próximas Exibições:
Ter, 20 out às 08:31h


18:30

República da Poesia - Episódio Pagu

Documentário201845minBrasilLivre


De Mariana Lacerda, Claudia Priscila

“Pagu” narra a trajetória de Patrícia Galvão (1910-1962), poeta, jornalista, crítica de literatura, escritora e tradutora. Militante comunista e primeira mulher presa política no Brasil, Pagu, uma das protagonistas do modernismo brasileiro, é contada neste filme na voz de amigos, familiares e também através de seus arquivos. O filme não é necessariamente biográfico mas, antes, busca localizar Pagu em sua atuação estética, literária e política, numa vida-obra situada nos limiares da vida, da morte, da arte e da política.

Próximas Exibições:
Ter, 20 out às 08:31h


19:30

Impressões do Mundo - Episódio Alice Walker - Literatura, Cinema e Ativismo Político

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Um panorama da produção literária da escritora e ativista política Alice Walker, que ficou conhecida mundialmente após a adaptação de seu romance ´A cor púrpura´ para o cinema, sob a direção de Steven Spielberg. Seu processo de produção literária e os caminhos percorridos até o reconhecimento. A opção pela defesa dos direitos dos negros, das mulheres e dos direitos humanos em qualquer parte do planeta.


20:00

O Legado da Coruja - Episódio Música

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Cruzamento entre imitação e criação, a busca pelo belo e harmonioso anima as buscas pessoais dos artistas, inclusive com tecnologia de ponta. Além disso, serve para grandes esquemas coletivos, como religiões.


20:30

Fronteiras do Pensamento (2019) - Episódio Mark Lilla

Documentário201926minBrasil12 anosSP


De André Brandão, Ricardo Carioba

Mark Lilla é um cientista político e historiador estadunidense, cuja trajetória acadêmica o tornou conhecido como um “historiador de ideias”. Lecionou nas universidades de Nova York, de Chicago e atualmente é professor de Humanidades na Universidade de Columbia. O intelectual gerou polêmica ao criticar, em 2016, a política identitária abraçada pelo Partido Democrata. Para ele, o discurso que enfatiza identidades e isola os eleitores de grupos minoritários é responsável pelas seguidas derrotas da esquerda nos Estados Unidos. “The End of Identity Liberalism” foi o artigo político mais lido do ano de 2016 no New York Times, o que estimulou a escrita do livro “The once and future liberal”, obra que aborda a transformação da sociedade norte-americana nas últimas décadas. Em FRONTEIRAS DO PENSAMENTO, Lilla aprofunda sua perspectiva sobre a intrincada questão da política identitária e reflete sobre os rumos da humanidade.

Próximas Exibições:
Ter, 20 out às 08:31h


21:00

O Guia Pervertido da Ideologia - Episódio Parte 3

Documentário201245minIrlandaLivre


De Sophie Fiennes

Os realizadores de O Guia Pervertido do Cinema retornam com essa busca por significados escondidos no cinema. O filósofo Slavoj Zizek usa sua interpretação das imagens em movimento para apresentar uma jornada cinematográfica ao coração da ideologia: os sonhos que formam nossas convicções e costumes coletivos.


22:00

Bruta Aventura em Versos

Documentário201174minBrasilLivreRJ


De Letí­cia Simões

Ícone da poesia marginal dos anos 1970 no Rio, Ana Cristina Cesar se matou em 1983, aos 31 anos, deixando inúmeros leitores e adeptos. Ela criou versos, traduziu poemas e contos, pesquisou sobre cinema e literatura, escreveu artigos, deu aulas, redigiu cartas. Seu estilo direto porém delicado, visceral e comunicativo influenciou a literatura e a poesia de diversos artistas. A partir da apropriação de sua obra por outros artistas, o documentário procura captar a beleza e a originalidade de sua escrita, seja através da dança de Marcia Rubin, do espetáculo de Paulo José e Ana Kutner ou da poesia de Alice Sant´Anna. Todos, de maneiras diversas e particulares, conviveram com as vírgulas, as pausas, a voz e os olhos da poeta.


23:30

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Noam Chomsky

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

O linguista e ativista político norte-americano Noam Chomsky, professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), explica como funciona o capitalismo hoje e adverte dos perigos que o Brasil corre na nova ordem mundial.