26 Episódios | Duração média dos eps. 33 min.

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro é uma série documental que aponta suas lentes para aqueles que sempre estiveram por trás das câmeras. A cada episódio, observamos a trajetória de um importante fotógrafo cinematográfico, ouvindo suas experiências e revisitando os filmes que marcaram sua carreira.

Trecho disponível
Edgar Brasil - O Pioneiro
Edgar Brasil é o pioneiro da fotografia de cinema no Brasil. Na cinemateca do MAM encontramos o professor Hernani Heffner que conta um pouco da vida e das inovações criadas por Edgar.
Trecho disponível
Os Mandamentos de Edgar Moura
Edgar Moura veio do fotojornalismo e começa a carreira no cinema como diretor de fotografia em A Queda (1976). Edgar desvenda segredos de filmes o Cabra Marcado pra Morrer (1984), O Sonho não acabou (1984).
Trecho disponível
Os Truques de Cezar Moraes
Luz & Sombra é uma série documental que aponta suas lentes para aqueles que sempre estiveram por trás das câmeras. A cada episódio, observamos a trajetória de um importante fotógrafo cinematográfico.
Trecho disponível
A Arte de Adrian Cooper
Fotógrafo e diretor de arte inglês radicado no Brasil, é um dos raros profissionais da área que se alterna entre duas funções. Nascido em Devon, Inglaterra, formou-se em artes plásticas e, posteriormente, em cinema e tv.
Trecho disponível
José Roberto Eliezer - O Acaso e a Sorte
José Roberto Eliezer é paulista, parceiro de Chico Botelho e Wilson de Barros. Legítimo representante do neon realismo paulista que marcou os anos 80.
Trecho disponível
A Paixão e a Virtude de Antonio Luiz
Fotógrafo brasileiro radicado nos Estados Unidos, fundador da ABC conta como começou sua carreira como assistente de câmera de Ricardo Aronovich, e como foi trabalhar com grandes nomes da área, como Ruy Guerra.
Trecho disponível
Fernando Duarte: Ao Mestre com Carinho
Carioca radicado em Brasília, mestre da fotografia fixa, foi um dos principais fotógrafos do cinema novo. Ele discorre sobre sua carreira e sua paixão pela película e a importância da luz e da sombra na fotografia.
Trecho disponível
O Profissionalismo de Rodolfo Sanchez
Diretor de Fotografia radicado em São Paulo fala sobre os filmes que fez no Brasil e na Argentina, e sua parceria com diretores como Babenco e Ugo Giorgetti.
Trecho disponível
O Baile de Ricardo Aronovich
Ricardo é certamente o mais experiente e premiado dos diretores de fotografia latino-americanos, tendo trabalhado com grandes diretores brasileiros e europeus.
Trecho disponível
O Pé Quente de Nonato Estrela
Nonato Estrela tem pé quente. Seus filmes já levaram mais de 40 milhões de espectadores ao cinema.

Páginas: 1 2 3