Quarta-feira, 26 de Agosto de 2020


00:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Os Encantadores de Montparnasse

Documentário201552minFrançaLivre


De Amélie Harrault, Valerie Loiseleux

A guerra acabou e as ruas irrompem em celebração. Montparnasse oscila entre o ritmo de jazz e o zumbido dos animados cafés. Paris é uma gigantesca festa móvel. Concebidas como reação contra o absurdo da guerra, as revoluções dadaístas e surrealistas estão em andamento. Ao leme estão "os três mosqueteiros": Breton, Aragon e Soupault, apoiados por Man Ray, Desnos, Tzara e muitos outros. Em 1919, uma das principais obras do movimento surrealista é revelada: The Magnetic Fields.


01:00

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Jorge Macchi

Documentário201852minBrasilLivreRJ


De Pedro Urano

Caminhamos com Macchi pelas insólitas esquinas trabalhadas em seu "Buenos Aires Tour", invulgar guia turístico e objeto de arte realizado cerca de 15 anos atrás. Em seu estúdio na capital portenha, o artista fala de seu interesse pelo paradoxo, das colaborações com outros artistas e da instalação "Díptico", inaugurada na véspera na Galeria Ruth Benzacar.


02:00

O Quebra Cabeça de Tarik

Animação201519minBrasil10 anosMG


De Maria Leite

O cientista Tarik está bem velho, mas nem cogita a possibilidade de morrer. Se partes do seu corpo já não resistem ao tempo, ele adapta máquinas que as substituam. Em seu laboratório subterrâneo, Tarik se prepara para receber a peça fundamental do seu grande projeto de vida.


02:20

Bernardes

Documentário201385minBrasilLivreRJ


De Gustavo Gama Rodrigues, Paulo de Barros

Com narrativa não linear, o filme aborda de forma contundente e clara a polêmica vida profissional e familiar do arquiteto, urbanista, designer, escritor, poeta e inventor, Sergio Bernardes. Um homem de personalidade afiada e corajosamente inventiva, questionadora e extremamente bem-humorada.


04:05

Linhas Abertas - Episódio Recife: Cidade Parque

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Terra

A relação de Recife com o Rio Capibaribe tem sido uma relação de amor e ódio. No início, uma grande rota comercial e social, com seus casarões voltados para o rio, se formou em suas margens. Nos dias atuais, quando os prédios da classe alta se voltam de costas para ele, o rio foi esquecido e transformado em um esgoto a céu aberto. O projeto Parque Capibaribe busca mudar essa relação. Como um grande eixo central de reurbanização da cidade, o rio é o centro de onde parte a transformação que fará de Recife uma cidade-parque nas próximas duas décadas.


04:35

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Arte

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

Se o estudo da pré-história é um quebra-cabeça, que dirá compreender o mundo imaginário dos nossos antepassados? Pistas não faltam. É a explosão de cores e formas estampadas nos paredões de Peruaçu. É o homem que se confunde com ave de rapina que envolve o vaso do xamã. É a carranca do cacique - ou será um espírito? - escavada no granito da serra. Mesmo depois de milhares de anos, a habilidade e a sensibilidade gráfica dos nossos primeiros artistas ainda impressionam.


05:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Tártaro - A Destruição da Terra

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

O primeiro foi Sísifo. Comerciante vigarista, Sísifo ousou denunciar Zeus por sequestrar uma jovem que ele pretendia seduzir. Sua punição foi rolar uma pedra montanha acima para sempre. O segundo homem a ser enviado para o Tártaro foi Tântalo. Próximo dos deuses, o rei Tântalo cometeu um ato imperdoável: sem ter o que comer, ele matou seu próprio filho para oferecer como alimento aos deuses. Quanto ao desonesto e cruel Íxion, este foi imprudente ao ponto de tentar seduzir Hera, esposa de Zeus. Os três homens foram condenados ao sofrimento eterno por acreditarem ser invencíveis diante dos deuses.


06:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Dominguinhos - Parte 1

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Maior sanfoneiro do Brasil, Dominguinhos é também o apresentador da série O Milagre de Santa Luzia. Nascido em Garanhuns, em Pernambuco, José Domingos de Morais começou sua carreira tocando pandeiro no trio de irmãos Os Três Pinguins, ao lado de Moraes (sanfona) e Valdomiro (malê, uma espécie de zabumba). Nenê (seu apelido na época) tocava com o grupo nas feiras de Garanhuns, e um dia foi ouvido por Luiz Gonzaga, que se encantou com ele e resolveu apadrinhá-lo. Em 1954, Dominguinhos mudou-se para o Rio de Janeiro e radicou-se em Nilópolis; na época, ainda era conhecido por ser o filho do Mestre Chicão, afinador e tocador do instrumento de oito baixos. Ganhou uma sanfona do padrinho Gonzaga e, junto com Miudinho e Borborema, montou o Trio Nordestino. Em 1967 foi levado a São Paulo por Pedro Sertanejo, onde tocou nas casas de forró e lançou muitos discos pela gravadora Cantagalo. No ano seguinte, formou dupla com Anastácia, com quem fez parcerias de muito sucesso, como ‘Eu só quero um xodó’ e ‘Tenho sede’. Na fase pós-tropicalista, nos anos 70, Dominguinhos tocou com Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elba Ramalho e Maria Bethânia, além de outros importantes nomes da música brasileira. Tem parcerias com Gilberto Gil, Chico Buarque, Nando Cordel e Manduka, só para citar alguns artistas, que são clássicos do nosso cancioneiro. Dominguinhos segue compondo, gravando e fazendo shows com maestria, sempre seguindo os passos do padrinho Luiz Gonzaga, e sendo referência para músicos do Brasil e do mundo. Em sua simplicidade e generosidade, é sem dúvida um dos artistas mais populares do país. Um gênio indiscutível.

Próximas Exibições:
Ter, 22 set às 11:43h
Ter, 22 set às 11:43h


06:30

No Caminho do Bem - Episódio O Feminino nas Religiões

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

O papel da mulher na sociedade contemporânea é o tema da vez de "No Caminho do Bem". O episódio se dedica ao debate sobre como a religião pode empoderar ou oprimir a representação feminina, revelando como fiéis mulheres vivenciam a rotina religiosa.

Próximas Exibições:
Ter, 22 set às 11:43h
Ter, 22 set às 11:43h


07:30

Intérpretes do Brasil - Episódio Vontade de Beleza, por Washington Novaes

Documentário200120minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz

Washington Novaes fala sobre o complexo universo dos povos indígenas que habitam o território brasileiro como alguém que compreende e valoriza a singularidade de um modo de vida tão diferente do nosso.

Próximas Exibições:
Ter, 22 set às 11:43h
Ter, 22 set às 11:43h


08:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Sagrado Visceral

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Todos os anos, para celebrar São Benedito, a população de Santarém Novo no Pará prepara uma festa de Carimbó onde todos os dançantes, obrigatoriamente, precisam se vestir de terno, gravata, saia rodada e blusa de manga comprida. Assim é há muitos anos. O grupo “os quentes da madrugada”, há gerações, celebra o festejo com alegria, fartura e muita gengibirra e biju de tapioca.

Próximas Exibições:
Ter, 22 set às 11:43h
Ter, 22 set às 11:43h


08:30

Os Ímpares - Episódio Pedro Santos - Baiana System e Domênico Lancellotti

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Neste episódio, a banda Baiana System faz a releitura da música "Desengano da Visita" do álbum "Krishnanda", de Pedro Santos. Domenico Lancellotti também é convidado e faz sua versão para "Ritual Negro". Sebastião Tapajós, que tocou no disco, relembra o amigo Pedro e o processo de composição e gravação do álbum.

Próximas Exibições:
Ter, 22 set às 11:43h
Ter, 22 set às 11:43h


09:00

Maria Callas: Vida e obra

Documentário198755minInglaterraLivre


De Alan Lewens, Alastair Mitchell

Conhecida como a alta sacerdotisa da ópera italiana, Maria Callas conquistou a admiração de todo o mundo. Sua vida tinha todas as dimensões dramáticas de um de seus próprios papéis operísticos. O documentário aborda a carreira de uma das mais importantes e influentes cantoras de ópera deste século.

Próximas Exibições:
Ter, 22 set às 11:43h
Ter, 22 set às 11:43h


10:00

Presença de Villa-Lobos - Episódio A Consagração do Compositor

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

Influenciados pelo romantismo do século XIX compositores brasileiros ainda desfilam peças que dando o tom às pesquisas de Villa sobre a obra de Bach, mas A CONSOLIDAÇÃO DO COMPOSITOR viria definir boa parte de sua obra.

Próximas Exibições:
Ter, 22 set às 11:43h
Ter, 22 set às 11:43h


10:30

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Reinaldo Moraes indica o livro “O jogo da amarelinha”, de Julio Cortázar

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

Autor do consagrada romance “Pornopopéia”, o escritor Reinaldo Moraes nos conta neste episódio suas impressões a respeito de um livro que marcou sua juventude, e ao qual ele retornou recentemente para uma releitura transformadora. O livro de cabeceira de Moraes é “O jogo da amarelinha”, do escritor argentino Julio Cortázar.

Próximas Exibições:
Ter, 22 set às 11:43h
Ter, 22 set às 11:43h


10:40

Uma garota chamada Marina

Documentário201971minBrasil12 anosRJ


De Candé Salles

Com linguagem cinematográfica mista e roteiro não linear, o documentário musical de longa-metragem Uma Garota Chamada Marina retrata a trajetória de Marina Lima cantora e compositora brasileira, expoente da música popular com mais de 40 anos de carreira. O documentário é composto por imagens de arquivos audiovisuais, imagens inéditas do acervo privado da artista, registro de ensaios, gravações e shows, entrevistas com a artista e convidados sobre temas relevantes de seu percurso artístico, musical, pessoal e poético. A narrativa é conduzida por Marina num diálogo cinematográfico íntimo e direto tendo como fio condutor o material de arquivo captado ao longo do processo de criação, composição, ensaios e gravação principalmente do disco Clímax, entre outros.

Próximas Exibições:
Ter, 22 set às 11:43h
Ter, 22 set às 11:43h


12:05

Linhas Abertas - Episódio Recife: Cidade Parque

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Terra

A relação de Recife com o Rio Capibaribe tem sido uma relação de amor e ódio. No início, uma grande rota comercial e social, com seus casarões voltados para o rio, se formou em suas margens. Nos dias atuais, quando os prédios da classe alta se voltam de costas para ele, o rio foi esquecido e transformado em um esgoto a céu aberto. O projeto Parque Capibaribe busca mudar essa relação. Como um grande eixo central de reurbanização da cidade, o rio é o centro de onde parte a transformação que fará de Recife uma cidade-parque nas próximas duas décadas.

Próximas Exibições:
Ter, 22 set às 11:43h


12:35

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Arte

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

Se o estudo da pré-história é um quebra-cabeça, que dirá compreender o mundo imaginário dos nossos antepassados? Pistas não faltam. É a explosão de cores e formas estampadas nos paredões de Peruaçu. É o homem que se confunde com ave de rapina que envolve o vaso do xamã. É a carranca do cacique - ou será um espírito? - escavada no granito da serra. Mesmo depois de milhares de anos, a habilidade e a sensibilidade gráfica dos nossos primeiros artistas ainda impressionam.

Próximas Exibições:
Ter, 22 set às 11:43h


13:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Tártaro - A Destruição da Terra

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

O primeiro foi Sísifo. Comerciante vigarista, Sísifo ousou denunciar Zeus por sequestrar uma jovem que ele pretendia seduzir. Sua punição foi rolar uma pedra montanha acima para sempre. O segundo homem a ser enviado para o Tártaro foi Tântalo. Próximo dos deuses, o rei Tântalo cometeu um ato imperdoável: sem ter o que comer, ele matou seu próprio filho para oferecer como alimento aos deuses. Quanto ao desonesto e cruel Íxion, este foi imprudente ao ponto de tentar seduzir Hera, esposa de Zeus. Os três homens foram condenados ao sofrimento eterno por acreditarem ser invencíveis diante dos deuses.

Próximas Exibições:
Ter, 22 set às 11:43h


14:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Os Encantadores de Montparnasse

Documentário201552minFrançaLivre


De Amélie Harrault, Valerie Loiseleux

A guerra acabou e as ruas irrompem em celebração. Montparnasse oscila entre o ritmo de jazz e o zumbido dos animados cafés. Paris é uma gigantesca festa móvel. Concebidas como reação contra o absurdo da guerra, as revoluções dadaístas e surrealistas estão em andamento. Ao leme estão "os três mosqueteiros": Breton, Aragon e Soupault, apoiados por Man Ray, Desnos, Tzara e muitos outros. Em 1919, uma das principais obras do movimento surrealista é revelada: The Magnetic Fields.

Próximas Exibições:
Ter, 22 set às 11:43h


15:00

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Jorge Macchi

Documentário201852minBrasilLivreRJ


De Pedro Urano

Caminhamos com Macchi pelas insólitas esquinas trabalhadas em seu "Buenos Aires Tour", invulgar guia turístico e objeto de arte realizado cerca de 15 anos atrás. Em seu estúdio na capital portenha, o artista fala de seu interesse pelo paradoxo, das colaborações com outros artistas e da instalação "Díptico", inaugurada na véspera na Galeria Ruth Benzacar.

Próximas Exibições:
Ter, 22 set às 11:43h


16:00

O Quebra Cabeça de Tarik

Animação201519minBrasil10 anosMG


De Maria Leite

O cientista Tarik está bem velho, mas nem cogita a possibilidade de morrer. Se partes do seu corpo já não resistem ao tempo, ele adapta máquinas que as substituam. Em seu laboratório subterrâneo, Tarik se prepara para receber a peça fundamental do seu grande projeto de vida.

Próximas Exibições:
Ter, 22 set às 11:43h


16:20

Bernardes

Documentário201385minBrasilLivreRJ


De Gustavo Gama Rodrigues, Paulo de Barros

Com narrativa não linear, o filme aborda de forma contundente e clara a polêmica vida profissional e familiar do arquiteto, urbanista, designer, escritor, poeta e inventor, Sergio Bernardes. Um homem de personalidade afiada e corajosamente inventiva, questionadora e extremamente bem-humorada.

Próximas Exibições:
Ter, 22 set às 11:43h


18:00

A História Oculta das Obras de Arte - Episódio Da Vinci

Documentário201152minFrançaLivre


De Juliette Garcias e Stan Neumann

Os maiores especialistas da obra de Da Vinci se reúnem no Museu do Louvre para analisar, minuciosamente, a arte do pintor. Todos os quadros estão como quando foram pintados: sem molduras e expostos em cavaletes.


19:00

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio O Cinema do Silêncio - Rosemberg Cariry

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Rosemberg Cariry é cineasta, roteirista, documentarista, produtor, poeta e escritor cearense nascido na região do Cariri. Começou sua carreira como superoitista nos anos 1970. Tornou-se o mais importante diretor de cinema do estado e pioneiro da regionalização que se consagraria nos anos 1990, com filmes como "Caldeirão da Santa Cruz do Deserto", "A saga do Guerreiro Alumioso" e "Corisco & Dadá", seu grande sucesso. Dedicou inúmeros estudos, pesquisas, filmes documentários e de ficção ao registro das tradições nordestinas. É o realizador nordestino com a maior filmografia de longas-metragens, onze títulos.


19:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Rodrigo Lacerda indica o livro “Os Maias”, de Eça de Queirós

Documentário20175minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O escritor, historiador e editor Rodrigo Lacerda, autor de “A República das abelhas”, fala neste episódio de um de seus livros de cabeceira, o clássico português, “Os Maias”, de Eça de Queirós.

Próximas Exibições:
Ter, 22 set às 11:43h


20:00

Cineastas - Episódio Cláudio Assis

Documentário201645minBrasilLivreRJ


De Hermes Leal

A maneira singular de filmar do cineasta pernambucano Cláudio Assis, que solta o verbo para falar de seus filmes, sempre realizados com parcerias de sucesso, como os atores Matheus Nachtergaele, Dira Paes, Chico Díaz, Leona Cavalli e Hermila Guedes, além de Xico Sá, Walter Carvalho, Hilton Lacerda e Lírio Ferreira.


21:00

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio O Adorável Lauro Escorel

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Um dos mais conceituados diretores de fotografia brasileiros. Como cineasta, dirigiu o longa-metragem Sonho sem fim (1985), prêmio especial do júri no Festival de Gramado, além de curtas e documentários como Os libertários (1976), prêmio Margarida de Prata da CNBB. Foi assistente de Dib Lutfi e Affonso Beato, antes de estrear como diretor de fotografia em São Bernardo (1971), de Leon Hirzsman, que recebeu o prêmio de melhor fotografia em Gramado. Seu trabalho em Ironweed (1987), de Hector Babenco, filmado nos EUA, lhe abriu as portas para o mercado norte-americano. No exterior, assinou a direção de fotografia de Indecency (1992), de Marisa Silver, Dangerous Heart (1993), de Michael Scott, e Amelia Earhart: The Final Flight (1994), de Yves Simoneau, entre outros. Em 1998, retomou a parceria com Babenco na direção de fotografia de Coração iluminado, que representou o Brasil no Festival de Cannes. É membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS) e um dos fundadores da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC).

Próximas Exibições:
Ter, 22 set às 11:43h


22:00

Na Ilha

Documentário202075minBrasil12 anosRJ


De Viní­cius Nascimento, Julia Bernstein

Na Ilha é um documentário imersivo no processo de montagem de filmes. Vinte montadores do cinema brasileiro expõem as nuances dessa arte, seus segredos e processos. Com o cinema digital, muitos trabalham em suas casas ou escritórios e é nesses espaços que nosso filme acontece. Espaços de intimidade e criação, locais onde tudo pode mudar até o último minuto. É um documentário sobre escolhas e métodos que faz um panorama do cinema brasileiro.


23:30

Nós, Documentaristas - Episódio Aly Muritiba

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Aly Muritiba

No episódio, Aly Muritiba, diretor de "A Fábrica", "Pátio" e "A Gente", explica como o fato de ter trabalhado por anos como agente penitenciário influenciou a sua filmografia.